Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42318
Title: | Ensino sobre o protagonismo feminino negro em aulas de História: um estudo com professores do ensino médio em Boa Vista - RR. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Italo Yves Cavalcante. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ALMEIDA, Jéssica de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | OLIVEIRA, Monalisa Pavonne. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | PORTELA, Cristiane de Assis. |
Keywords: | Mulheres negras;Mulheres quilombolas;Protagonismo feminino negro;Universidade Federal de Roraima - Dissertação;Prática docente;Lei 10.639/2003;Livros didáticos de História;Análise de conteúdo - Bardin;Educação antirracista;Feminismo negro;Ensino de História;Movimento negro;Black women;Quilombola women;Black female protagonism;Federal University of Roraima - Dissertation;Teaching practice;Law 10.639/2003;History textbooks;Content analysis - Bardin;Anti-racist education;Black feminism;History teaching;Black movement |
Issue Date: | 12-Sep-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Roraima |
Citation: | SILVA, Ítalo Yves Cavalcante. Ensino sobre o protagonismo feminino negro em aulas de História: um estudo com professores do ensino médio em Boa Vista - RR. 2023. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Roraima, Boa Vista - RR - Brasil, 2023. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Essa pesquisa está vinculada ao programa Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima, localizada na Linha de Pesquisa 1: Formação de Professores/as e Práticas Educativas. Tem o objetivo de compreender de que forma o protagonismo feminino negro se projeta (ou pode se projetar) na prática docente de professores(as) do Ensino Médio na disciplina de História em Boa Vista/RR, e tem como objetivos específicos: i. discutir com os professores a presença ou ausência do protagonismo da mulher negra nos conteúdos didáticos em sala de aula; ii. analisar os possíveis reflexos da Lei 10.639/2003 nos documentos curriculares que compõem a educação; e por fim iii. investigar os conteúdos dos livros didáticos (recurso) utilizados em sala de aula pelos professores que auxiliam na prática educativa sobre a mulher negra. Para a pesquisa de abordagem qualitativa e natureza participativa, utilizamos os recursos metodológicos como: questionário, levantamento documental e roda de conversa, e diante da quantidade de conteúdo a ser analisado e empregamos a Análise de Conteúdo elaborada por Bardin para chegar ao resultado final. Podemos destacar que mesmo com o debate sobre o racismo em sala de aula e todas as discussões sobre as lutas e conquistas da população negra, percebemos a ausência, pela parte docente na sala de aula, no que se refere às mulheres negras, que ainda são vistas como um tema <recente= para ser abordado com os alunos. Outro aspecto que destacamos são as reformulações dos livros didáticos no que se refere ao protagonismo da mulher negra e as discussões levantas nos conteúdos didáticos pela desconstrução de estereótipos sociais 3 em destaque o racismo e o sexismo. |
Abstract: | This research is linked to the Graduate Program in Education at the Federal University of Roraima, located in Research Line 1: Teacher Training and Educational Practices. It aims to understand how black female protagonism is projected (or can be projected) in the teaching practice of high school teachers in the discipline of History in Boa Vista/RR, and has the following specific objectives: i. discuss with teachers the presence or absence of the protagonism of black women in didactic content in the classroom; ii. to analyze the possible consequences of Law 10.639/2003 in the curricular documents that make up education; and finally iii. to investigate the contents of textbooks (resource) used in the classroom by teachers who help in the educational practice on black women. For research with a qualitative approach and participatory nature, we used methodological resources such as: questionnaire, documentary survey and conversation wheel, and given the amount of content to be analyzed, we used the Content Analysis developed by Bardin to reach the final result. We can highlight that even with the debate about racism in the classroom and all the discussions about the struggles and achievements of the black population, we perceive the absence, on the part of teachers in the classroom, with regard to black women, who are still viewed as a <recent= topic to be addressed with students. Another aspect that we highlight are the reformulations of textbooks with regard to the protagonism of black women and the discussions raised in the didactic content by the deconstruction of social stereotypes - with emphasis on racism and sexism. |
Keywords: | Mulheres negras Mulheres quilombolas Protagonismo feminino negro Universidade Federal de Roraima - Dissertação Prática docente Lei 10.639/2003 Livros didáticos de História Análise de conteúdo - Bardin Educação antirracista Feminismo negro Ensino de História Movimento negro Black women Quilombola women Black female protagonism Federal University of Roraima - Dissertation Teaching practice Law 10.639/2003 History textbooks Content analysis - Bardin Anti-racist education Black feminism History teaching Black movement |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42318 |
Appears in Collections: | 1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ÍTALO YVES CAVALCANTE SILVA - DISSERTAÇÃO NORTE 1 UFRR PPG EDUCAÇÃO 2023.pdf | Ítalo Yves Cavalcante Silva - Dissertação Norte 1 UFRR PPG Educação 2023 | 1.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.