Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42318
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, I. Y. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0251436351947343pt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Jéssica de.-
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0437894322830052pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Monalisa Pavonne.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, M. P.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4381946800496738pt_BR
dc.contributor.referee2PORTELA, Cristiane de Assis.-
dc.contributor.referee2IDPORTELA, C. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3784712778116925pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa está vinculada ao programa Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima, localizada na Linha de Pesquisa 1: Formação de Professores/as e Práticas Educativas. Tem o objetivo de compreender de que forma o protagonismo feminino negro se projeta (ou pode se projetar) na prática docente de professores(as) do Ensino Médio na disciplina de História em Boa Vista/RR, e tem como objetivos específicos: i. discutir com os professores a presença ou ausência do protagonismo da mulher negra nos conteúdos didáticos em sala de aula; ii. analisar os possíveis reflexos da Lei 10.639/2003 nos documentos curriculares que compõem a educação; e por fim iii. investigar os conteúdos dos livros didáticos (recurso) utilizados em sala de aula pelos professores que auxiliam na prática educativa sobre a mulher negra. Para a pesquisa de abordagem qualitativa e natureza participativa, utilizamos os recursos metodológicos como: questionário, levantamento documental e roda de conversa, e diante da quantidade de conteúdo a ser analisado e empregamos a Análise de Conteúdo elaborada por Bardin para chegar ao resultado final. Podemos destacar que mesmo com o debate sobre o racismo em sala de aula e todas as discussões sobre as lutas e conquistas da população negra, percebemos a ausência, pela parte docente na sala de aula, no que se refere às mulheres negras, que ainda são vistas como um tema <recente= para ser abordado com os alunos. Outro aspecto que destacamos são as reformulações dos livros didáticos no que se refere ao protagonismo da mulher negra e as discussões levantas nos conteúdos didáticos pela desconstrução de estereótipos sociais 3 em destaque o racismo e o sexismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEnsino sobre o protagonismo feminino negro em aulas de História: um estudo com professores do ensino médio em Boa Vista - RR.pt_BR
dc.date.issued2023-09-12-
dc.description.abstractThis research is linked to the Graduate Program in Education at the Federal University of Roraima, located in Research Line 1: Teacher Training and Educational Practices. It aims to understand how black female protagonism is projected (or can be projected) in the teaching practice of high school teachers in the discipline of History in Boa Vista/RR, and has the following specific objectives: i. discuss with teachers the presence or absence of the protagonism of black women in didactic content in the classroom; ii. to analyze the possible consequences of Law 10.639/2003 in the curricular documents that make up education; and finally iii. to investigate the contents of textbooks (resource) used in the classroom by teachers who help in the educational practice on black women. For research with a qualitative approach and participatory nature, we used methodological resources such as: questionnaire, documentary survey and conversation wheel, and given the amount of content to be analyzed, we used the Content Analysis developed by Bardin to reach the final result. We can highlight that even with the debate about racism in the classroom and all the discussions about the struggles and achievements of the black population, we perceive the absence, on the part of teachers in the classroom, with regard to black women, who are still viewed as a <recent= topic to be addressed with students. Another aspect that we highlight are the reformulations of textbooks with regard to the protagonism of black women and the discussions raised in the didactic content by the deconstruction of social stereotypes - with emphasis on racism and sexism.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42318-
dc.date.accessioned2025-06-30T20:23:38Z-
dc.date.available2025-06-30-
dc.date.available2025-06-30T20:23:38Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectProtagonismo feminino negropt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Roraima - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectLivros didáticos de Históriapt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo - Bardinpt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectFeminismo negropt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMovimento negropt_BR
dc.subjectBlack womenpt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectBlack female protagonismpt_BR
dc.subjectFederal University of Roraima - Dissertationpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectLaw 10.639/2003pt_BR
dc.subjectHistory textbookspt_BR
dc.subjectContent analysis - Bardinpt_BR
dc.subjectAnti-racist educationpt_BR
dc.subjectBlack feminismpt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectBlack movementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Italo Yves Cavalcante.-
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relationhttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/884-
dc.identifier.citationSILVA, Ítalo Yves Cavalcante. Ensino sobre o protagonismo feminino negro em aulas de História: um estudo com professores do ensino médio em Boa Vista - RR. 2023. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Roraima, Boa Vista - RR - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÍTALO YVES CAVALCANTE SILVA - DISSERTAÇÃO NORTE 1 UFRR PPG EDUCAÇÃO 2023.pdf Ítalo Yves Cavalcante Silva - Dissertação Norte 1 UFRR PPG Educação 20231.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.