Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42138
Title: | Espaços de atuação docente e a geografia da educação de jovens e adultos da rede pública municipal de Santa Cruz do Capibaribe – PE. |
Other Titles: | Spaces for teaching and the geography of youth and adult education in the municipal public network of Santa Cruz do Capibaribe – PE. |
???metadata.dc.creator???: | LIMA, Júlio César Alexandre de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | NÓBREGA, Ivanalda Dantas da. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | MELO , Josandra Araújo Barreto de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | OLIVEIRA, Adeliane Vieira de. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
Keywords: | Geografia – estudo e ensino;Educação de Jovens e Adultos (EJA);Formação docente em geografia;Geografia da educação;Ensino de geografia;Espaços de atuação docente;Geography – study and teaching;Youth and Adult Education (EJA);Teacher training in geography;Geography of education;Teaching geography |
Issue Date: | 2-Apr-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIMA, Júlio César Alexandre de. Espaços de atuação docente e a geografia da educação de jovens e adultos da rede pública municipal de Santa Cruz do Capibaribe – PE. 2025. 114 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Pensar os espaços de atuação e a formação continuada na docência de Geografia na EJA representa uma atividade complexa e cheia de desafios, por buscar dar visibilidade a uma modalidade de ensino historicamente marginalizada. Portanto, investigar os espaços da atuação e da formação docente, as perspectivas formativas e as práticas educativas que estão relacionados ao ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos, com foco na rede pública municipal de Santa Cruz do Capibaribe-PE é o objetivo geral deste estudo. São sujeitos da pesquisa os docentes de Geografia, que atuam nas turmas dos anos finais do ensino fundamental da EJA na rede de ensino objeto deste estudo. Quanto ao recorte temporal, para análise das escolas com oferta de EJA foi delimitado o ano letivo de 2024. No tocante aos caminhos metodológicos, a pesquisa consiste em um estudo qualitativo, utilizando-se dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Através da pesquisa bibliográfica, busca-se discutir as produções inerentes aos objetivos propostos no estudo. Por meio da pesquisa documental, se pretende construir um debate acerca do aparato documental que dá forma aos espaços dedicados à EJA e a formação continuada na rede de ensino acima citada. Por fim, na pesquisa de campo, utilizar-se-á a análise de conteúdo como linha metodológica, buscando ouvir os docentes sujeitos da pesquisa, partindo da utilização de questionários semiestruturados como instrumento de coleta de dados, as entrevistas foram desenvolvidas no durante o segundo semestre de 2024. Os resultados desse trabalho destacam as desigualdades de oferta e demanda de EJA na rede municipal de ensino. Apontam alta demanda pela modalidade, sobretudo na zona rural, e necessidade de políticas públicas inclusivas. Evidencia ainda desafios na formação continuada docente e na adequação curricular às realidades dos discentes. |
Abstract: | Thinking about the spaces for action and continuing education in Geography teaching in EJA represents a complex and challenging activity, as it seeks to give visibility to a historically marginalized teaching modality. Therefore, investigating the spaces for action and teacher training, the formative perspectives and educational practices that are related to the teaching of Geography in Youth and Adult Education, focusing on the municipal public school system of Santa Cruz do Capibaribe-PE is the general objective of this study. The research subjects are Geography teachers, who work in the final years of elementary school classes of EJA in the school system that is the object of this study. Regarding the time frame, the 2024 school year was delimited for the analysis of schools offering EJA. Regarding the methodological approaches, the research consists of a qualitative study, using the following methodological procedures: bibliographic, documentary and field research. Through bibliographic research, we seek to discuss the productions inherent to the objectives proposed in the study. Through documentary research, we intend to build a debate about the documentary apparatus that shapes the spaces dedicated to EJA and continuing education in the aforementioned education network. Finally, in the field research, content analysis will be used as a methodological line, seeking to listen to the teachers who are subjects of the research, starting with the use of semi-structured questionnaires as a data collection instrument. The interviews were developed during the second half of 2024. The results of this work highlight the inequalities in supply and demand for EJA in the municipal education network. They point to a high demand for the modality, especially in rural areas, and the need for inclusive public policies. It also highlights challenges in continuing teacher education and in adapting the curriculum to the realities of students. |
Keywords: | Geografia – estudo e ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) Formação docente em geografia Geografia da educação Ensino de geografia Espaços de atuação docente Geography – study and teaching Youth and Adult Education (EJA) Teacher training in geography Geography of education Teaching geography |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Geografia. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42138 |
Appears in Collections: | PROFGEO - Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JÚLIO CÉSAR ALEXANDRE DE LIMA - DISSERTAÇÃO (PROFGEO) 2025.pdf | 3.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.