Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42060
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, H. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315566910960447pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, I. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.-
dc.contributor.referee1IDNASCIMENTO, R. C. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2463263387435653pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Fabiano Badu de.-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, F. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4386626321639153pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso intitulado “Subjetivando Espaços Modernos: novos modelos de Arquitetura Escolar em Campina Grande (1924 - 1932)” tem como objeto de estudo a arquitetura das escolas campinenses nos anos 1924 a 1932 como propagadoras de discursos modernos que adentravam estes espaços educativos. Para tal nos utilizamos de três escolas presentes no cotidiano campinense dentro do recorte temporal de nossa pesquisa, tendo em vista que estas experimentaram as práticas modernas em sua formação ou reforma arquitetônica. São estas: o Grupo Escolar Solon de Lucena e os prédios do Instituto Pedagógico (atual Colégio Alfredo Dantas) nas ruas Marquês do Herval e Barão do Abiaí. A temática da Arquitetura Escolar ainda é pouco abordada pelos historiadores da educação campinense, mas é de grande importância para que se entenda a trajetória do processo de escolarização na cidade. Assim procuramos nos aprofundar neste conteúdo com o objetivo de pensar como o discurso moderno promovido na cidade no início do século XX se evidenciou dentro da escola através das práticas, como as aulas, e, consequentemente fora dela em sua arquitetura. Para tal nos utilizamos de fontes periódicas, fotográficas e de uma planta arquitetônica, procurando ver nestas evidências do passado os usos das escolas de nossa pesquisa. Intervimos sobre estas fontes interpretando-as como um discurso, conforme propõe Foucault em Arqueologia do Saber (1986). Também entendemos que os espaços escolares possuíram função de educar neste contexto através de Vinao Frago e Escolano quando estes apropriam-se da arquitetura como programa, nos utilizando também do conceito de Práticas de Subjetivação de Félix Guattari para compreender como os alunos lidavam com o espaço da escola. Constatamos que os edifícios escolares foram porta-vozes de um novo tempo na cidade de Campina Grande. Os prédios escolares não só propagandeavam a função de educar atribuída àquele prédio, mas também projetavam a modernidade e as demais reformas da cidade que estavam a vir no decorrer da década de 1930.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura.pt_BR
dc.titleSubjetivando espaços modernos: arquitetura escolar em Campina Grande (1924 - 1932).pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThis completion course’s work entitled "Subjetivation of Modern Spaces: New models of School Architecture in Campina Grande (1924 - 1932)" has as its object of study the architecture of schools from Campina Grande in the years 1924-1932 like a propagators of modern discourses that was are entering into these educational’s spaces. To do this we use three schools from Campina Grande’s past daily life within the time frame of our research, given that these modern practices are experienced in constructions or reform. These are: the School Group Solon de Lucena and the buildings of the Instituto Pedagógico (now Colégio Alfredo Dantas) on the Marquês do Herval and Barão do Abiaí streets. The theme of the School's architecture is still not addressed by historians of Campina Grande education, but it is of great importance for understanding the trajectory of the educational process in this city. So we seek to deepen this content in order to think like the modern discourse promoted in the city in the early twentieth century was evident within the school through practices such as classes, and consequently out of it in its architecture. To this end we use of periodic, photographies and one architectural plan, trying to see in these evidences the past uses of the schools of our research. We intervene on these sources interpreting them as a speech, as proposed by Foucault in The Archaeology of Knowledge (1986). We seek understand how these school spaces owned a education function in this context through the appropriation of the concept architecture like a program in the school by Vinao Frago and Escolano, and we also using the concept of Subjectivity Practices by Felix Guattari to understand how students dealt with the space school. We found that the school buildings were mouthpieces of a new era in the city of Campina Grande. The school buildings not only advertisng the function of educating assigned to your building, but also projected the modernity and other reforms of the city that were to come in the course of the 1930s.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42060-
dc.date.accessioned2025-06-02T21:24:54Z-
dc.date.available2025-06-02-
dc.date.available2025-06-02T21:24:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectArquitetura escolar - Campina Grande - PB - 1924-1932pt_BR
dc.subjectCampina Grande - PB - arquitetura escolar - 1924-1932pt_BR
dc.subjectEspaços modernos - Campina Grande - PB - 1924-1932pt_BR
dc.subjectModernidade - arquitetura escolar - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectSchool architecture - Campina Grande - PB - 1924-1932pt_BR
dc.subjectCampina Grande - PB - school architecture - 1924-1932pt_BR
dc.subjectModern spaces - Campina Grande - PB - 1924-1932pt_BR
dc.subjectModernity - school architecture - Campina Grande - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Hadassa Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSubjectivizing modern spaces: school architecture in Campina Grande (1924 - 1932).pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Hadassa Araújo. Subjetivando espaços modernos: arquitetura escolar em Campina Grande (1924 - 1932). 2016. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42060pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HADASSA ARAÚJO COSTA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2016.pdfHadassa Araújo Costa. - TCC Lic. História CH 20168.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.