Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42016
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.-
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, R. C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2463263387435653pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, I. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786pt_BR
dc.contributor.referee2SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.-
dc.contributor.referee2IDSOARES JÚNIOR, A. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5548182860228173pt_BR
dc.contributor.referee3LIMA, Rozeane Albuquerque.-
dc.contributor.referee3IDLIMA, R. A.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4345918127532527pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem por objetivo analisar os discursos que circularam no Instituto Pedagögico Campinense - CG, na decada de 1930, abordando a implanta9äo do ensino de Educa9äo Flsica na cidade de Campina Grande. Para tal, utilizamos como fonte de pesquisa os jomais da epoca: A JJniäo (1931), O Educador (1932), Brasil Novo (1931), revista de Ensino do Estado da Paralba (1932-1937), e a revista Evoluqäo (1931-1932), uma publica9äo do Instituto Pedagögico Campinense que circulou na cidade entre os anos de 1931 e 1932, abordando, em suas päginas, assuntos do cotidiano do referido Instituto e temas relacionados ä polltica, economia, higiene, educa9äo e cultura. Parte da documenta9äo se encontra na biblioteca Atila de Almeida (Campina Grande), Instituto Pedagögico Campinense, Espa90 Cultural de Joäo Pessoa e Instituto Histörico e Geogräfico da Paraiba. As discussöes a respeito das präticas da Educa9äo Flsica foram baseadas na historiografia relacionada ao tema, a exemplo de Soares Junior (2011), com seus estudos sobre o ensino de Higiene e Educa9äo Flsica na cidade da Parahyba no inlcio do seculo XX, Parada (2009), e Ghiraldelli Jr. (1991), que proporcionam uma melhor compreensäo acerca da implanta9äo do ensino de Educa9äo Flsica no Brasil. O aporte teörico-metodolögico apoiou-se nas abordagens de uma Nova Histöria Cultural, a partir das discussöes feitas pelo filosofo frances Michel Foucault (2010) enfatizando os conceitos de discurso e disciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.title“Cultura Física”: o ensino de Educação Física no Instituto Pedagógico Campinense (década de 1930).pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThis text aims to analyze the discourses that circulated in the Pedagogical Institute Campinense - CG, in the 1930s, addressing the implementation of the teaching of Physical Education in the city of Campina Grande. Therefore, we used as a source of research the newspapers: A Uniäo (1931), O Educador (1932), Brasil Novo (1931), revista de Ensino do Estado da Parai'ba (1932- 1937), e a revista Evolugäo (1931-1932), a publication of the Instituto Pedagögico Campinense that circulated in the city between the years 1931 and 1932, focusing on its pages, the everyday affairs of the Institute and topics related to politics, economy, hygiene, education and culture. Some of the documentation is in Biblioteca Atila de Almeida (Campina Grande), Instituto Pedagögico Campinense, Espago Cultural de Joäo Pessoa and Instituto Histörico e Geogräfico da Paraiba. Discussions about the practices of Physical Education were based in the historiography related to the topic, like Soares Junior (2011), in his studies on the teaching of Hygiene and Physical Education in the city of Parahyba in the early twentieth Century, Parada (2009), and Ghiraldelli Jr. (1991), which provide a better understanding about the implementation of the teaching of Physical Education in Brazil. The theoretical-methodological approach has relied on the approaches of a New Cultural History, from the discussions made by the French philosopher Michel Foucault (2010) emphasizing the concepts of discourse and discipline.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42016-
dc.date.accessioned2025-05-26T11:09:30Z-
dc.date.available2025-05-26-
dc.date.available2025-05-26T11:09:30Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Física - Campina Grande - PB - 1930pt_BR
dc.subjectInstituto Pedagógico Campinense - 1930pt_BR
dc.subjectEnsino de Educação Física - 1930 - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectEducação Physica - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectHigiene e educação físicapt_BR
dc.subjectJornal A União 1931 - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectJornal O Educador 1932 - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectJornal Brasil Novo 1931 - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectRevista de Ensino do Estado da Paraíba - 1932-1937pt_BR
dc.subjectRevista Evolução - 1931-1932 - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectCultura física - sexo femininopt_BR
dc.subjectRelações de gênero - aulas de Educação Físicapt_BR
dc.subjectFotos - aula de Educação Física - Campina Grande - PB 1930pt_BR
dc.subjectPhysical Education - Campina Grande - PB - 1930pt_BR
dc.subjectCampina Grande Pedagogical Institute - 1930pt_BR
dc.subjectPhysical Education Teaching - 1930 - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectPhysical Education - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectHygiene and physical educationpt_BR
dc.subjectA União Newspaper 1931 - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectO Educador Newspaper 1932 - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectBrazil Novo Newspaper 1931 - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectParaíba State Education Magazine - 1932-1937pt_BR
dc.subjectEvolution Magazine - 1931-1932 - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectPhysical culture - female sexpt_BR
dc.subjectGender relations - Physical Education classespt_BR
dc.subjectPhotos - Physical Education class - Campina Grande - PB 1930pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Alexandro dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative"Physical Culture": the teaching of Education Physical the Pedagogical Institute Campinense (decade of 1930).pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Alexandro dos. “Cultura Física”: o ensino de Educação Física no Instituto Pedagógico Campinense (década de 1930). 2014. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42016pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALEXANDRO DOS SANTOS - MONOPGRAFIA BACH. HISTÓRIA CH 2014.pdfAlexandro dos Santos - Monografia Bach. História CH 201422.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.