Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41673
Title: | Entre domesticídios e resistências: representações da mulher negra empregada doméstica. |
Other Titles: | Between domestic violence and resistance: representations of black female domestic workers. |
???metadata.dc.creator???: | MEDEIROS, Alécia Lucélia Gomes Pereira. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | OLIVEIRA, Maria Angélica de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | XAVIER, Manassés Morais. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ARAÚJO, Denise Lino de. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | PEREIRA, Tânia Maria Augusto. |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | MOREIRA, Jailma dos Santos Pedreira. |
Keywords: | Mulher negra - empregada doméstica;Representação da mulher negra;Interseccionalidade - mulher negra;Discurso - dinâmica de saber - poder - verdade;Colonialidade do poder/saber/ser;Prática de linguagem - representação da mulher negra - empregada doméstica;Domestícidio;Simbologização;Resistência - mulher negra;Obra - Eu, empregada doméstica: a senzala moderna é o quartinho da empregada;Preta-Rara, 1985;Black woman - domestic worker;Representation of black women;Intersectionality - black women;Discourse - dynamics of knowledge - power - truth;Coloniality of power/knowledge/being;Language practice - representation of black women - domestic worker;Domesticicide;Symbolization;Resistance - black women;Work - I, domestic worker: the modern slave quarters are the maid's little room |
Issue Date: | 13-Feb-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MEDEIROS, Alécia Lucélia Gomes Pereira. Entre domesticídios e resistências: representações da mulher negra empregada doméstica. 2025. 189 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente tese adota uma abordagem discursiva que entende a linguagem como um processo social, histórico e político, alicerçada nas análises de Foucault sobre as dinâmicas de saber-poder-verdade nos discursos. Reconhece também a prática da linguagem como um fator que influencia os processos de modernidade/colonialidade, na representação da mulher negra empregada doméstica. A questão central levantada foi: como se concebem, por meio de práticas de linguagem, as representações da mulher negra empregada doméstica brasileira nos relatos presentes no livro Eu, empregada doméstica: a senzala moderna é o quartinho da empregada? de Preta-Rara. O objetivo geral é compreender como se concebe, por meio da prática de linguagem, a representação do sujeito mulher negra empregada doméstica brasileira nos relatos presentes no livro Eu, empregada doméstica: a senzala moderna é o quartinho (Rara, 2019). Os objetivos específicos foram: analisar como o exercício do poder, bem como as práticas racistas e patriarcalistas produzem discursos de verdade sobre o ser mulher negra empregada doméstica; examinar a intersecção entre raça, gênero e classe na representação do sujeito mulher negra empregada doméstica; observar como a colonialidade do poder/saber/ser e de gênero naturaliza representações que controlam os conhecimentos, o trabalho, o gênero e a subjetividade do sujeito mulher negra empregada doméstica; apresentar como as formas de des-obediência, de resistência e o processo de simbologização caracterizam o sujeito mulher negra empregada doméstica e a influência que isto traz para a formação de subjetividades e verdades atribuídas a estes sujeitos em tempos atuais. A pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo documental. Os relatos revelam a persistência do racismo e a opressão das mulheres negras empregadas domésticas, configurando um domesticídio. Contudo, a pesquisa identificou resistências e reexistências (Souza, 2011), um processo de simbologização às avessas, que desafiam as narrativas dominantes de subserviência e inferioridade. As representações das mulheres negras empregadas domésticas podem ser compreendidas por uma perspectiva decolonial, explorando discursos que se tornam visíveis devido às relações de poder entrelaçadas com as resistências e reexistências que as atravessam. Os relatos podem ser vistos como denúncias das estruturas sistêmicas de poder e de opressão, oferecendo uma visão crítica e subversiva da realidade das empregadas domésticas. |
Abstract: | This thesis adopts a discursive approach that comprehends language as a social, historical and political process, based on Foucault's analysis of the knowledge-power truth dynamics in discourses. It also recognizes the practice of language as a factor that influences the processes of modernity/coloniality, as argued by Aníbal Quijano, in the representation of the Black woman domestic worker. The central question was: how are conceived the representations of Black Brazilian women domestic workers through language practices in the stories present in the book Eu, empregada doméstica: a senzala moderna é o quartinho da empregada (I, domestic worker: the modern slave quarters is the maid9s room)? The main aim is to understand how the representation of the Black Brazilian woman domestic worker subject is conceived through the practice of language in the stories of the book <I, domestic worker: the modern slave quarters is the maid9s room= (Rara, 2019). The specific aims were to analyze how the exercise of power, as well as racist and patriarchal practices, produce discourses of truth about being a Black woman domestic worker; to examine the intersection between race, gender and class in the representation of the Black woman domestic worker subject; to observe how the coloniality of power/knowledge/being and gender naturalizes representations that control knowledge, work, gender and the subjectivity of the Black woman domestic worker; to present how forms of dis-obedience, resistance and the process of symbolization characterize the Black woman domestic worker and its influence on the formation of subjectivities and truths attributed to these subjects in current times. The research is qualitative and documentary. The stories reveal the persistence of racism and the oppression of Black woman domestic workers, constituting domestic violence. However, the research identified resistance and re-existence (Souza, 2011), a process of reverse symbolization, which challenges the dominant narratives of subservience and inferiority. The representations of Black woman domestic workers can be understood from a decolonial perspective, exploring discourses that become visible due to the power relations intertwined with resistances and re-existences that permeate them. The stories can be seen as denunciations of the systemic structures of power and oppression, offering a critical and subversive view on the reality of domestic workers. |
Keywords: | Mulher negra - empregada doméstica Representação da mulher negra Interseccionalidade - mulher negra Discurso - dinâmica de saber - poder - verdade Colonialidade do poder/saber/ser Prática de linguagem - representação da mulher negra - empregada doméstica Domestícidio Simbologização Resistência - mulher negra Obra - Eu, empregada doméstica: a senzala moderna é o quartinho da empregada Preta-Rara, 1985 Black woman - domestic worker Representation of black women Intersectionality - black women Discourse - dynamics of knowledge - power - truth Coloniality of power/knowledge/being Language practice - representation of black women - domestic worker Domesticicide Symbolization Resistance - black women Work - I, domestic worker: the modern slave quarters are the maid's little room |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Linguagem e Ensino. Letras. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41673 |
Appears in Collections: | Doutorado em Linguagem e Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALÉCIA LUCÉLIA GOMES PEREIRA MEDEIROS - TESE (PPGLE) 2025.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.