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dc.creator.IDPEREIRA, A. L. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1568092275037252pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Maria Angélica de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6111110627092405pt_BR
dc.contributor.referee1XAVIER, Manassés Morais.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Denise Lino de.-
dc.contributor.referee3PEREIRA, Tânia Maria Augusto.-
dc.contributor.referee4MOREIRA, Jailma dos Santos Pedreira.-
dc.description.resumoA presente tese adota uma abordagem discursiva que entende a linguagem como um processo social, histórico e político, alicerçada nas análises de Foucault sobre as dinâmicas de saber-poder-verdade nos discursos. Reconhece também a prática da linguagem como um fator que influencia os processos de modernidade/colonialidade, na representação da mulher negra empregada doméstica. A questão central levantada foi: como se concebem, por meio de práticas de linguagem, as representações da mulher negra empregada doméstica brasileira nos relatos presentes no livro Eu, empregada doméstica: a senzala moderna é o quartinho da empregada? de Preta-Rara. O objetivo geral é compreender como se concebe, por meio da prática de linguagem, a representação do sujeito mulher negra empregada doméstica brasileira nos relatos presentes no livro Eu, empregada doméstica: a senzala moderna é o quartinho (Rara, 2019). Os objetivos específicos foram: analisar como o exercício do poder, bem como as práticas racistas e patriarcalistas produzem discursos de verdade sobre o ser mulher negra empregada doméstica; examinar a intersecção entre raça, gênero e classe na representação do sujeito mulher negra empregada doméstica; observar como a colonialidade do poder/saber/ser e de gênero naturaliza representações que controlam os conhecimentos, o trabalho, o gênero e a subjetividade do sujeito mulher negra empregada doméstica; apresentar como as formas de des-obediência, de resistência e o processo de simbologização caracterizam o sujeito mulher negra empregada doméstica e a influência que isto traz para a formação de subjetividades e verdades atribuídas a estes sujeitos em tempos atuais. A pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo documental. Os relatos revelam a persistência do racismo e a opressão das mulheres negras empregadas domésticas, configurando um domesticídio. Contudo, a pesquisa identificou resistências e reexistências (Souza, 2011), um processo de simbologização às avessas, que desafiam as narrativas dominantes de subserviência e inferioridade. As representações das mulheres negras empregadas domésticas podem ser compreendidas por uma perspectiva decolonial, explorando discursos que se tornam visíveis devido às relações de poder entrelaçadas com as resistências e reexistências que as atravessam. Os relatos podem ser vistos como denúncias das estruturas sistêmicas de poder e de opressão, oferecendo uma visão crítica e subversiva da realidade das empregadas domésticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguagem e Ensino.pt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleEntre domesticídios e resistências: representações da mulher negra empregada doméstica.pt_BR
dc.date.issued2025-02-13-
dc.description.abstractThis thesis adopts a discursive approach that comprehends language as a social, historical and political process, based on Foucault's analysis of the knowledge-power truth dynamics in discourses. It also recognizes the practice of language as a factor that influences the processes of modernity/coloniality, as argued by Aníbal Quijano, in the representation of the Black woman domestic worker. The central question was: how are conceived the representations of Black Brazilian women domestic workers through language practices in the stories present in the book Eu, empregada doméstica: a senzala moderna é o quartinho da empregada (I, domestic worker: the modern slave quarters is the maid9s room)? The main aim is to understand how the representation of the Black Brazilian woman domestic worker subject is conceived through the practice of language in the stories of the book <I, domestic worker: the modern slave quarters is the maid9s room= (Rara, 2019). The specific aims were to analyze how the exercise of power, as well as racist and patriarchal practices, produce discourses of truth about being a Black woman domestic worker; to examine the intersection between race, gender and class in the representation of the Black woman domestic worker subject; to observe how the coloniality of power/knowledge/being and gender naturalizes representations that control knowledge, work, gender and the subjectivity of the Black woman domestic worker; to present how forms of dis-obedience, resistance and the process of symbolization characterize the Black woman domestic worker and its influence on the formation of subjectivities and truths attributed to these subjects in current times. The research is qualitative and documentary. The stories reveal the persistence of racism and the oppression of Black woman domestic workers, constituting domestic violence. However, the research identified resistance and re-existence (Souza, 2011), a process of reverse symbolization, which challenges the dominant narratives of subservience and inferiority. The representations of Black woman domestic workers can be understood from a decolonial perspective, exploring discourses that become visible due to the power relations intertwined with resistances and re-existences that permeate them. The stories can be seen as denunciations of the systemic structures of power and oppression, offering a critical and subversive view on the reality of domestic workers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41673-
dc.date.accessioned2025-04-25T11:32:55Z-
dc.date.available2025-04-25-
dc.date.available2025-04-25T11:32:55Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectMulher negra - empregada domésticapt_BR
dc.subjectRepresentação da mulher negrapt_BR
dc.subjectInterseccionalidade - mulher negrapt_BR
dc.subjectDiscurso - dinâmica de saber - poder - verdadept_BR
dc.subjectColonialidade do poder/saber/serpt_BR
dc.subjectPrática de linguagem - representação da mulher negra - empregada domésticapt_BR
dc.subjectDomestícidiopt_BR
dc.subjectSimbologizaçãopt_BR
dc.subjectResistência - mulher negrapt_BR
dc.subjectObra - Eu, empregada doméstica: a senzala moderna é o quartinho da empregadapt_BR
dc.subjectPreta-Rara, 1985pt_BR
dc.subjectBlack woman - domestic workerpt_BR
dc.subjectRepresentation of black womenpt_BR
dc.subjectIntersectionality - black womenpt_BR
dc.subjectDiscourse - dynamics of knowledge - power - truthpt_BR
dc.subjectColoniality of power/knowledge/beingpt_BR
dc.subjectLanguage practice - representation of black women - domestic workerpt_BR
dc.subjectDomesticicidept_BR
dc.subjectSymbolizationpt_BR
dc.subjectResistance - black womenpt_BR
dc.subjectWork - I, domestic worker: the modern slave quarters are the maid's little roompt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Alécia Lucélia Gomes Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBetween domestic violence and resistance: representations of black female domestic workers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationMEDEIROS, Alécia Lucélia Gomes Pereira. Entre domesticídios e resistências: representações da mulher negra empregada doméstica. 2025. 189 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Linguagem e Ensino

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ALÉCIA LUCÉLIA GOMES PEREIRA MEDEIROS - TESE (PPGLE) 2025.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


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