Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41609
Title: | O ensino de Geografia e a linguagem musical: construção do raciocínio geográfico no ensino médio |
Other Titles: | The teaching of Geography and the musical language: Construction of geographical reasoning in high school |
???metadata.dc.creator???: | ALVES, Mayra Gomes. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Nóbrega, Ivanalda Dantas. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | OLIVEIRA, Paulo Wendell Alves. |
Keywords: | Raciocínio Geográfico;Linguagem musical;Ensino de Geografia;Geographic Reasoning;Musical Language;Geography Teaching |
Issue Date: | 20-Feb-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALVES, Mayra Gomes. O ensino de Geografia e a linguagem musical: construção do raciocínio geográfico no ensino médio. 2025. 171 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A Geografia é a ciência que estuda a relação entre as pessoas e o espaço, abrangendo desde a análise das paisagens naturais até as complexas interações sociais, culturais e políticas que ocorrem em um determinado território. A música, por sua vez, transmite mensagens e emoções de forma única e impactante. A união destas duas áreas do conhecimento é relevante porque permite compreender como a linguagem da música interfere na forma como percebemos e nos relacionamos com o espaço. Sendo assim, este estudo buscou compreender de que maneira a linguagem musical pode influenciar a construção do raciocínio geográfico em estudantes do Ensino Médio, destacando a importância da música como ferramenta pedagógica. A investigação foi realizada no período de março a junho de 2024, na Escola Estadual de Curso Normal em Nível Médio São José, em São José de Piranhas3PB. O percurso metodológico foi composto por uma abordagem que combinou elementos bibliográficos, qualitativos e ações práticas, configurando-se como uma pesquisa-ação. Ademais, a metodologia empregada explorou a eficácia de uma sequência didática no contexto educacional, utilizando a música como recurso pedagógico na disciplina de Geografia. Dentre os instrumentos, destacou-se a elaboração de um questionário diagnóstico que permitiu obter dados sobre as experiências de dez estudantes, bem como a criação de um Grupo Focal. O estudo concluiu que o uso da música foi relevante e proporcionou a construção do conhecimento geográfico por meio de temas como a preservação ambiental, industrialização, urbanização, globalização, desigualdade socioeconômica no contexto da territorialidade no espaço geográfico, etc. O resultado final foi materializado pela elaboração de mapas mentais, paródias e cordéis musicados, disponibilizado para a comunidade escolar e professores que queiram utilizar a música como recurso didático para aulas de Geografia. |
Abstract: | Geography is the science that studies the relationship between people and space, ranging from the analysis of natural landscapes to the complex social, cultural, and political interactions that occur in a given territory. Music, in turn, conveys messages and emotions in a unique and impactful way. The union of these two areas of knowledge is relevant because it allows us to understand how the language of music interferes in the way we perceive and relate to space. Therefore, this study sought to understand how musical language can influence the construction of geographic reasoning in high school students, highlighting the importance of music as a pedagogical tool. The research was carried out from March to June 2024, at the São José State School of Normal Course in High School Level, in São José de Piranhas-PB. The methodological path was composed of an approach that combined bibliographic, qualitative elements, and practical actions, configuring itself as an action research. Furthermore, the methodology used explored the effectiveness of a didactic sequence in the educational context, using music as a pedagogical resource in the Geography discipline. Among the instruments, the elaboration of a diagnostic questionnaire that allowed obtaining data on the experiences of ten students, as well as the creation of a Focus Group, stood out. The study concluded that the use of music was relevant and provided the construction of geographic knowledge through themes such as environmental preservation, industrialization, urbanization, globalization, socioeconomic inequality in the context of territoriality in geographic space, etc. The final result was materialized by the elaboration of mental maps, parodies and musical poems, made available to the school community and teachers who wish to use music as a teaching resource for Geography classes. |
Keywords: | Raciocínio Geográfico Linguagem musical Ensino de Geografia Geographic Reasoning Musical Language Geography Teaching |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Geografia |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41609 |
Appears in Collections: | PROFGEO - Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MAYRA GOMES ALVES - DISSERTAÇÃO - (PPGG) 2025.pdf | 8.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.