Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41609
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, Mayra.Gomespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3132673760797238pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1Nóbrega, Ivanalda Dantas.
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Paulo Wendell Alves.
dc.description.resumoA Geografia é a ciência que estuda a relação entre as pessoas e o espaço, abrangendo desde a análise das paisagens naturais até as complexas interações sociais, culturais e políticas que ocorrem em um determinado território. A música, por sua vez, transmite mensagens e emoções de forma única e impactante. A união destas duas áreas do conhecimento é relevante porque permite compreender como a linguagem da música interfere na forma como percebemos e nos relacionamos com o espaço. Sendo assim, este estudo buscou compreender de que maneira a linguagem musical pode influenciar a construção do raciocínio geográfico em estudantes do Ensino Médio, destacando a importância da música como ferramenta pedagógica. A investigação foi realizada no período de março a junho de 2024, na Escola Estadual de Curso Normal em Nível Médio São José, em São José de Piranhas3PB. O percurso metodológico foi composto por uma abordagem que combinou elementos bibliográficos, qualitativos e ações práticas, configurando-se como uma pesquisa-ação. Ademais, a metodologia empregada explorou a eficácia de uma sequência didática no contexto educacional, utilizando a música como recurso pedagógico na disciplina de Geografia. Dentre os instrumentos, destacou-se a elaboração de um questionário diagnóstico que permitiu obter dados sobre as experiências de dez estudantes, bem como a criação de um Grupo Focal. O estudo concluiu que o uso da música foi relevante e proporcionou a construção do conhecimento geográfico por meio de temas como a preservação ambiental, industrialização, urbanização, globalização, desigualdade socioeconômica no contexto da territorialidade no espaço geográfico, etc. O resultado final foi materializado pela elaboração de mapas mentais, paródias e cordéis musicados, disponibilizado para a comunidade escolar e professores que queiram utilizar a música como recurso didático para aulas de Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPROFGEOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleO ensino de Geografia e a linguagem musical: construção do raciocínio geográfico no ensino médiopt_BR
dc.date.issued2025-02-20
dc.description.abstractGeography is the science that studies the relationship between people and space, ranging from the analysis of natural landscapes to the complex social, cultural, and political interactions that occur in a given territory. Music, in turn, conveys messages and emotions in a unique and impactful way. The union of these two areas of knowledge is relevant because it allows us to understand how the language of music interferes in the way we perceive and relate to space. Therefore, this study sought to understand how musical language can influence the construction of geographic reasoning in high school students, highlighting the importance of music as a pedagogical tool. The research was carried out from March to June 2024, at the São José State School of Normal Course in High School Level, in São José de Piranhas-PB. The methodological path was composed of an approach that combined bibliographic, qualitative elements, and practical actions, configuring itself as an action research. Furthermore, the methodology used explored the effectiveness of a didactic sequence in the educational context, using music as a pedagogical resource in the Geography discipline. Among the instruments, the elaboration of a diagnostic questionnaire that allowed obtaining data on the experiences of ten students, as well as the creation of a Focus Group, stood out. The study concluded that the use of music was relevant and provided the construction of geographic knowledge through themes such as environmental preservation, industrialization, urbanization, globalization, socioeconomic inequality in the context of territoriality in geographic space, etc. The final result was materialized by the elaboration of mental maps, parodies and musical poems, made available to the school community and teachers who wish to use music as a teaching resource for Geography classes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41609
dc.date.accessioned2025-04-22T13:48:53Z
dc.date.available2025-04-22
dc.date.available2025-04-22T13:48:53Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectRaciocínio Geográficopt_BR
dc.subjectLinguagem musicalpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeographic Reasoningpt_BR
dc.subjectMusical Languagept_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Mayra Gomes.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of Geography and the musical language: Construction of geographical reasoning in high schoolpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationALVES, Mayra Gomes. O ensino de Geografia e a linguagem musical: construção do raciocínio geográfico no ensino médio. 2025. 171 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024pt_BR
Appears in Collections:PROFGEO - Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYRA GOMES ALVES - DISSERTAÇÃO - (PPGG) 2025.pdf8.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.