Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41594
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBELCHIOR, V. C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9570841087395422pt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, José Cezário de.-
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, J. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0014810904673841pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Aline Carla de.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Maria Cândida de Almeida Mariz.-
dc.description.resumoA educação financeira é um instrumento capaz de mostrar as pessoas a melhor forma de administrar suas finanças. É necessário saber controlar as dívidas, financiamentos, compras e investimentos de forma viável, entender a importância e as vantagens de planejar para acompanhar o orçamento pessoal e familiar. Muitas vezes não há conhecimento da importância de se estabelecer uma reserva financeira, tanto para concretizar sonhos e realizar projetos, como para reduzir os riscos em eventos inesperados. Nesse aspecto, este estudo tem como objetivo avaliar o entendimento sobre educação financeira das crianças do assentamento Margarida Maria Alves e da Creche Ivanil Salgado de Assis na cidade de Pombal – PB. Para tanto, utilizou- se de um estudo documental, observacional exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A amostra foi formada da observação em uma comunidade rural Margarina Maria Alves, onde foram selecionadas fichas de crianças da associação local com um total de 27 fichas e na creche Ivanil Salgado de Assis, com uma turma com 16 fichas de alunos, ambas com crianças de 4 anos de idade. Os resultados mostraram que as crianças conhecem o dinheiro, já em relação as simulações de compra e venda no mercado fictício, foi possível ensinar com brincadeiras, jogos e brinquedos que fazem parte do cotidiano do ser humano e por meio dessas ações é possível obter muito mais que diversão, trazendo conhecimento para as crianças. Como sugestão destaca-se a necessidade de políticas de educação financeira de longo prazo, em especial quando se fala na adoção de práticas de ensino financeiro infantil. Além disso, por meio da educação financeira as crianças não aprendem apenas a lidar com o dinheiro, mas entendem e exploram também conceitos como organização, controle, planejamento, ética e responsabilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqEconomia.pt_BR
dc.titleAplicação da educação financeira no ensino infantil: estudo com as crianças da comunidade “Margarida Maria Alves” e as crianças da Creche Ivanil Salgado de Assis de Pombal – PB.pt_BR
dc.date.issued2023-02-02-
dc.description.abstractFinancial education is an instrument capable of showing people the best way to manage their finances. It is necessary to know how to manage debts, financing, purchases and investments in a viable way, to understand the importance and advantages of planning to keep up with the personal and family budget. There is often no knowledge of the importance of establishing a financial reserve, both to make dreams come true and carry out projects, and to reduce risks in unexpected events. In this aspect, this study aims to assess the understanding of financial education of children from the Margarida Maria Alves settlement and from the Ivanil Salgado de Assis Day Care Center in the city of Pombal - PB. For this purpose, a documentary, observational, exploratory and descriptive study was used, with a qualitative approach. The sample was formed from observation in a rural community Margarina Maria Alves, where forms of children from the local association were selected, with a total of 27 forms, and at the Ivanil Salgado de Assis day care center, with a class with 16 forms of students, both with children from 4 years old. The results showed that children know about money, in relation to the simulations of buying and selling in the fictitious market, it was possible to teach with games, games and toys that are part of human daily life and through these actions it is possible to obtain much more what fun, bringing knowledge to the kids. As a suggestion, the need for long-term financial education policies is highlighted, especially when it comes to the adoption of financial education practices for children. Furthermore, through financial education, children not only learn to deal with money, but also understand and explore concepts such as organization, control, planning, ethics and responsibility.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41594-
dc.date.accessioned2025-04-11T19:13:50Z-
dc.date.available2025-04-11-
dc.date.available2025-04-11T19:13:50Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectFinancept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLACERDA, Verônica Cristian Soares de Belchior.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApplication of financial education in early childhood education: study with children from the “Margarida Maria Alves” community and children from the Ivanil Salgado de Assis Daycare Center in Pombal – PB.pt_BR
dc.identifier.citationLACERDA, Verônica Cristian Soares de Belchior. Aplicação da educação financeira no ensino infantil: estudo com as crianças da comunidade “Margarida Maria Alves” e as crianças da Creche Ivanil Salgado de Assis de Pombal – PB. 2023. 43 f. Artigo (Mestrado em Gestão e Sistemas Agroindustriais) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERÔNICA CRISTIAN SOARES DE BELCHIOR LACERDA- ARTIGO PPGGSA 2023.pdfVerônica Cristian Soares de Belchior Lacerda- Artigo PPGGSA 2023.623.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.