Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41365
Title: | Educação geográfica inclusiva: a ação pedagógica do professor no processo educativo de alunos com necessidades educacionais específicas. |
Other Titles: | Inclusive geographic education: the teacher's pedagogical action in the educational process of students with specific educational needs. |
???metadata.dc.creator???: | BANDEIRA, José Junior Pinheiro. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | NÓBREGA, Ivanalda Dantas da. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SOUSA, Raimunda Aurilia Ferrreira de. |
Keywords: | Geografia - estudo e ensino;Formação docente em geografia;Educação geográfica inclusiva;Professores de geografia - ação pedagógica inclusiva;Alunos com necessidades educacionais específicas (NEE) – ensino inclusivo;Inclusão geográfica;Ação pedagógica inclusiva;Geography - study and teaching;Teacher training in geography;Inclusive geographic education;Geography teachers - inclusive pedagogical action;Students with specific educational needs (SEN) - inclusive teaching;Geographical inclusion;Inclusive pedagogical action |
Issue Date: | 20-Feb-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BANDEIRA, José Junior Pinheiro. Educação geográfica inclusiva: a ação pedagógica do professor no processo educativo de alunos com necessidades educacionais específicas. 2025. 97 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A inclusão educacional, especialmente no que se refere aos alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), tem ocupado posição de destaque nas discussões acadêmicas, visando à valorização da diversidade e ao acesso universal a uma educação de qualidade. Nesse contexto, a escola assume o papel de espaço transformador, promovendo a cidadania e o sentimento de pertencimento dos alunos com NEE. Contudo, ainda persistem desafios, como a ausência de formação adequada para os docentes, a precariedade de recursos pedagógicos e as barreiras atitudinais. Nesse cenário, este estudo tem como objetivo analisar o papel das ações pedagógicas dos professores de Geografia na inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria do Carmo Gonçalves, em Bom Jesus - PB. Para atingir esse objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) identificar a contribuição da prática pedagógica do professor de Geografia para a inclusão de alunos com NEE; b) refletir sobre as políticas e leis de inclusão no processo de ensino-aprendizagem; c) discutir os recursos e capacitações que os professores de Geografia recebem para promover a inclusão; e d) Elaborar propostas para a promoção da inclusão no ensino de Geografia. Recorreu-se à abordagem qualitativa, com duas estratégias metodológicas principais: levantamento bibliográfico e estudo de campo. O levantamento bibliográfico abrangeu a análise de livros, artigos científicos, legislações e documentos oficiais que sustentam as discussões sobre inclusão educacional e práticas pedagógicas. O estudo de campo foi realizado na referida escola de modo que, para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois professores de Geografia que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. O método de análise de conteúdo foi aplicado para interpretar as falas dos professores, destacando as práticas, os desafios e as percepções relacionadas à inclusão de alunos com NEE. Evidenciou-se que, embora os professores reconheçam a importância da inclusão educacional, eles ainda enfrentam dificuldades, especialmente no que se refere à formação adequada e à disponibilidade de recursos pedagógicos e tecnológicos adaptados. Foi constatado que a adoção do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) representa uma possibilidade de adaptação curricular capaz de favorecer a acessibilidade e a participação de todos os alunos no ensino de Geografia. Contudo, também se salienta que a efetivação de práticas pedagógicas inclusivas depende do apoio de gestores escolares, da oferta de formação continuada para os docentes e da disponibilização de recursos assistivos adequados. Conclui se que a inclusão de alunos com NEE no ensino de Geografia requer ações coordenadas entre professores, gestores e políticas públicas. É necessário, portanto, promover a formação continuada dos professores e ampliar o acesso a tecnologias assistivas, garantindo uma educação de qualidade e equidade para todos os alunos. Dessa forma, as práticas pedagógicas inclusivas tornam-se fundamentais para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva e transformadora. |
Abstract: | Educational inclusion, especially with regard to students with Specific Educational Needs (SEN), has occupied a prominent position in academic discussions, aiming at valuing diversity and universal access to quality education. In this context, the school assumes the role of a transformative space, promoting citizenship and a sense of belonging among students with SEN. However, challenges still persist, such as the lack of adequate training, the precariousness of pedagogical resources and attitudinal barriers. In this scenario, this study aims to analyze the role of the pedagogical actions of Geography teachers in the inclusion of students with specific educational needs at the Maria do Carmo Gonçalves Municipal Elementary and Preschool School, in Bom Jesus - PB. To achieve this goal, the following specific objectives were established: a) to identify the contribution of the pedagogical practice of the Geography teacher to the inclusion of students with SEN; b) to reflect on the policies and laws of inclusion in the teaching-learning process; c) discuss the resources and training that Geography teachers receive to promote inclusion; and d) Draw up proposals to promote inclusion in Geography teaching. A qualitative approach was used, with two main methodological strategies: bibliographical survey and field study. The bibliographical survey included the analysis of books, scientific articles, legislation and official documents that support discussions on educational inclusion and pedagogical practices. The field study was carried out at the aforementioned school, so that, for data collection, semi-structured interviews were conducted with two Geography teachers who work in the final years of Elementary School. The content analysis method was applied to interpret the teachers' statements, highlighting the practices, challenges and perceptions related to the inclusion of students with SEN. It was evident that, although teachers recognize the importance of educational inclusion, they still face difficulties, especially with regard to adequate training and the availability of adapted pedagogical and technological resources. It was found that the adoption of Universal Design for Learning (UDL) represents a possibility of curricular adaptation capable of favoring accessibility and participation of all students in Geography teaching. However, it is also highlighted that the implementation of inclusive pedagogical practices depends on the support of school administrators, the provision of continuing education for teachers and the provision of adequate assistive resources. It is concluded that the inclusion of students with SEN in Geography teaching requires coordinated actions between teachers, administrators and public policies. It is therefore necessary to promote continuing teacher training and expand access to assistive technologies, guaranteeing quality education and equity for all students. In this way, inclusive teaching practices become fundamental to building a truly inclusive and transformative school. |
Keywords: | Geografia - estudo e ensino Formação docente em geografia Educação geográfica inclusiva Professores de geografia - ação pedagógica inclusiva Alunos com necessidades educacionais específicas (NEE) – ensino inclusivo Inclusão geográfica Ação pedagógica inclusiva Geography - study and teaching Teacher training in geography Inclusive geographic education Geography teachers - inclusive pedagogical action Students with specific educational needs (SEN) - inclusive teaching Geographical inclusion Inclusive pedagogical action |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Geografia. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41365 |
Appears in Collections: | PROFGEO - Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSÉ JUNIOR PINHEIRO BANDEIRA - DISSERTAÇÃO - (PROFGEO) - 2025.pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.