Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41365
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBANDEIRA, J. J. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5206189180221553pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1NÓBREGA, Ivanalda Dantas da.
dc.contributor.referee2SOUSA, Raimunda Aurilia Ferrreira de.
dc.description.resumoA inclusão educacional, especialmente no que se refere aos alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), tem ocupado posição de destaque nas discussões acadêmicas, visando à valorização da diversidade e ao acesso universal a uma educação de qualidade. Nesse contexto, a escola assume o papel de espaço transformador, promovendo a cidadania e o sentimento de pertencimento dos alunos com NEE. Contudo, ainda persistem desafios, como a ausência de formação adequada para os docentes, a precariedade de recursos pedagógicos e as barreiras atitudinais. Nesse cenário, este estudo tem como objetivo analisar o papel das ações pedagógicas dos professores de Geografia na inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria do Carmo Gonçalves, em Bom Jesus - PB. Para atingir esse objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) identificar a contribuição da prática pedagógica do professor de Geografia para a inclusão de alunos com NEE; b) refletir sobre as políticas e leis de inclusão no processo de ensino-aprendizagem; c) discutir os recursos e capacitações que os professores de Geografia recebem para promover a inclusão; e d) Elaborar propostas para a promoção da inclusão no ensino de Geografia. Recorreu-se à abordagem qualitativa, com duas estratégias metodológicas principais: levantamento bibliográfico e estudo de campo. O levantamento bibliográfico abrangeu a análise de livros, artigos científicos, legislações e documentos oficiais que sustentam as discussões sobre inclusão educacional e práticas pedagógicas. O estudo de campo foi realizado na referida escola de modo que, para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois professores de Geografia que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. O método de análise de conteúdo foi aplicado para interpretar as falas dos professores, destacando as práticas, os desafios e as percepções relacionadas à inclusão de alunos com NEE. Evidenciou-se que, embora os professores reconheçam a importância da inclusão educacional, eles ainda enfrentam dificuldades, especialmente no que se refere à formação adequada e à disponibilidade de recursos pedagógicos e tecnológicos adaptados. Foi constatado que a adoção do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) representa uma possibilidade de adaptação curricular capaz de favorecer a acessibilidade e a participação de todos os alunos no ensino de Geografia. Contudo, também se salienta que a efetivação de práticas pedagógicas inclusivas depende do apoio de gestores escolares, da oferta de formação continuada para os docentes e da disponibilização de recursos assistivos adequados. Conclui se que a inclusão de alunos com NEE no ensino de Geografia requer ações coordenadas entre professores, gestores e políticas públicas. É necessário, portanto, promover a formação continuada dos professores e ampliar o acesso a tecnologias assistivas, garantindo uma educação de qualidade e equidade para todos os alunos. Dessa forma, as práticas pedagógicas inclusivas tornam-se fundamentais para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva e transformadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleEducação geográfica inclusiva: a ação pedagógica do professor no processo educativo de alunos com necessidades educacionais específicas.pt_BR
dc.date.issued2025-02-20
dc.description.abstractEducational inclusion, especially with regard to students with Specific Educational Needs (SEN), has occupied a prominent position in academic discussions, aiming at valuing diversity and universal access to quality education. In this context, the school assumes the role of a transformative space, promoting citizenship and a sense of belonging among students with SEN. However, challenges still persist, such as the lack of adequate training, the precariousness of pedagogical resources and attitudinal barriers. In this scenario, this study aims to analyze the role of the pedagogical actions of Geography teachers in the inclusion of students with specific educational needs at the Maria do Carmo Gonçalves Municipal Elementary and Preschool School, in Bom Jesus - PB. To achieve this goal, the following specific objectives were established: a) to identify the contribution of the pedagogical practice of the Geography teacher to the inclusion of students with SEN; b) to reflect on the policies and laws of inclusion in the teaching-learning process; c) discuss the resources and training that Geography teachers receive to promote inclusion; and d) Draw up proposals to promote inclusion in Geography teaching. A qualitative approach was used, with two main methodological strategies: bibliographical survey and field study. The bibliographical survey included the analysis of books, scientific articles, legislation and official documents that support discussions on educational inclusion and pedagogical practices. The field study was carried out at the aforementioned school, so that, for data collection, semi-structured interviews were conducted with two Geography teachers who work in the final years of Elementary School. The content analysis method was applied to interpret the teachers' statements, highlighting the practices, challenges and perceptions related to the inclusion of students with SEN. It was evident that, although teachers recognize the importance of educational inclusion, they still face difficulties, especially with regard to adequate training and the availability of adapted pedagogical and technological resources. It was found that the adoption of Universal Design for Learning (UDL) represents a possibility of curricular adaptation capable of favoring accessibility and participation of all students in Geography teaching. However, it is also highlighted that the implementation of inclusive pedagogical practices depends on the support of school administrators, the provision of continuing education for teachers and the provision of adequate assistive resources. It is concluded that the inclusion of students with SEN in Geography teaching requires coordinated actions between teachers, administrators and public policies. It is therefore necessary to promote continuing teacher training and expand access to assistive technologies, guaranteeing quality education and equity for all students. In this way, inclusive teaching practices become fundamental to building a truly inclusive and transformative school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41365
dc.date.accessioned2025-03-27T13:00:06Z
dc.date.available2025-03-27
dc.date.available2025-03-27T13:00:06Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGeografia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFormação docente em geografiapt_BR
dc.subjectEducação geográfica inclusivapt_BR
dc.subjectProfessores de geografia - ação pedagógica inclusivapt_BR
dc.subjectAlunos com necessidades educacionais específicas (NEE) – ensino inclusivopt_BR
dc.subjectInclusão geográficapt_BR
dc.subjectAção pedagógica inclusivapt_BR
dc.subjectGeography - study and teachingpt_BR
dc.subjectTeacher training in geographypt_BR
dc.subjectInclusive geographic educationpt_BR
dc.subjectGeography teachers - inclusive pedagogical actionpt_BR
dc.subjectStudents with specific educational needs (SEN) - inclusive teachingpt_BR
dc.subjectGeographical inclusionpt_BR
dc.subjectInclusive pedagogical actionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBANDEIRA, José Junior Pinheiro.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInclusive geographic education: the teacher's pedagogical action in the educational process of students with specific educational needs.pt_BR
dc.identifier.citationBANDEIRA, José Junior Pinheiro. Educação geográfica inclusiva: a ação pedagógica do professor no processo educativo de alunos com necessidades educacionais específicas. 2025. 97 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:PROFGEO - Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ JUNIOR PINHEIRO BANDEIRA - DISSERTAÇÃO - (PROFGEO) - 2025.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.