Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41223
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, V. L. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6489861031623591pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, W. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044907035446244pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Denise Lino de.-
dc.contributor.referee2LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga.-
dc.contributor.referee3FLORENCIO, José Herbertt Neves.-
dc.contributor.referee4PEREIRA, Regina Celi Mendes.-
dc.description.resumoVisualizar o contexto escolar destituído das aulas presenciais de modo tão acelerado exigiu uma adequação e imersão digital sem precedentes. A urgência em lidar com planejamentos, gravações, aulas virtuais e uso de materiais didáticos evidenciaram a modalidade de ensino remoto como alternativa para que professores atuassem em suas atividades. Ao considerar essa realidade, esta pesquisa defende a tese de que as práticas laborais de docentes fundamentam reconfigurações adaptáveis ao ensino remoto, ressignificando o objeto de ensino, regulando as ferramentas necessárias e adequando os conteúdos. Sob essa perspectiva, o agir professoral está interligado com práticas laborais complexas, relacionadas a uma cadeia de saberes e de saber-fazer que não pode ser anulada (Cicurel, 2020). Para tanto, partimos dos seguintes questionamentos: Quais práticas laborais dos professores alvo em exercício representam reconfigurações adaptativas, no que diz respeito ao tratamento do planejamento de conteúdos e planejamento de materiais didáticos e/ou ferramentas tecnológicas no ensino remoto? Quais saberes mobilizados para a atuação docente no ensino remoto estão associados à tarefa prescrita ou à atividade realizada? e Qual a relação entre a formação dos sujeitos professores e sua atuação docente durante a pandemia? Como forma de respondê-los, estabelecemos como objetivo geral investigar a ressignificação das práticas laborais dos professores em contexto de ensino remoto e, de modo específico, identificar os aspectos que caracterizam as práticas laborais, por meio do processo de reconfiguração adaptável ao ensino remoto; descrever os saberes mobilizados pelos sujeitos para ressignificação dos objetos de ensino, ferramentas e conteúdos para o referido contexto; e estabelecer a articulação longitudinal entre a formação e a atuação docente, considerando a trajetória desde a graduação, com a participação no projeto <Enem na palma da mão=, até ao agir professoral no período pandêmico. Situada no campo investigativo da linguística aplicada, atrelada à natureza qualitativa, com viés descritivo-interpretativista, esta tese está ancorada no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2006, 2007, 2008, 2012; Machado; Matêncio, 2006; Machado, 2007), seguido dos estudos sobre práticas laborais docentes (Farias, et al, 2008; Cicurel, 2020) e ferramentas tecnológicas (Bandeira, 2009; Masetto, 2013; Moran, 2013). Sendo assim, a geração de dados foi realizada de modo híbrido, a partir da aplicação de um questionário, em fevereiro de 2021, seguido da produção de um grupo focal, em abril de 2022, com professores egressos do Projeto <Enem na palma da mão=. A análise dos dados foi desenvolvida utilizando-se o contexto de produção e a infraestrutura textual, especificamente, os tipos de discurso, suas modalidades de articulação e sequências textuais (Bronckart, 2012). Os resultados principais apontam que as práticas laborais dos professores alvo em exercício foram manifestadas a partir das reconfigurações adaptativas situadas no planejamento com conteúdos e no planejamento com materiais didáticos e/ou ferramentas tecnológicas, sendo preponderante a realização da propulsão nos eixos da leitura e escrita da dissertação-argumentativa. Além disso, as ferramentas tecnológicas evidenciaram uma maior recorrência da utilização do WhatsApp como solução para a prática laboral de correção textual, acrescido da produção de materiais didáticos para contexto digital, viabilizados por PDF, Podcast e videoaula. Essa ressignificação denota o quão necessária foi a realização de adaptações para a continuação das aulas no período pandêmico, cuja atuação fez emergir os saberes profissionais, típicos do universo científico, mas também experienciais, com teor humanizador, refletindo a transição longitudinal da formação para a atuação docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguagem e Ensino.pt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleReconfigurações de práticas laborais de docentes em contexto remoto: uma análise sociointeracionista.pt_BR
dc.date.issued2024-11-12-
dc.description.abstractVisualizing the school context without face-to-face classes in such an accelerated way required unprecedented digital adaptation and immersion. The urgency in dealing with planning, recordings, virtual classes and the use of teaching materials highlighted the remote teaching modality as an alternative for teachers to carry out their activities. When considering this reality, this research defends the thesis that teachers' work practices support reconfigurations adaptable to remote teaching, giving new meaning to the teaching object, regulating the necessary tools and adapting the content. From this perspective, teaching action is interconnected with complex work practices, related to a chain of knowledge and know-how that cannot be annulled (Cicurel, 2020). To this end, we start with the following questions: Which work practices of target in-service teachers represent adaptive reconfigurations, with regard to the treatment of content planning and planning of teaching materials and/or technological tools in remote teaching? What knowledge mobilized for teaching in remote teaching is associated with the prescribed task or the activity carried out? and What is the relationship between the training of teachers and their teaching performance during the pandemic? As a way of responding to them, we established the general objective of investigating the reframing of teachers' work practices in a remote teaching context and, specifically, identifying the aspects that characterize work practices, through the process of reconfiguration adaptable to remote teaching; describe the knowledge mobilized by the subjects to re-signify teaching objects, tools and content for the aforementioned context; and establish longitudinal articulation between training and teaching, considering the trajectory from graduation, with participation in the <Enem in the palm of your hand= project, to teaching during the pandemic period. Located in the investigative field of applied linguistics, linked to the qualitative nature, with a descriptive-interpretative bias, this thesis is anchored in the theoretical-methodological framework of Sociodiscursive Interactionism (Bronckart, 2006, 2007, 2008, 2012; Machado; Matêncio, 2006; Machado, 2007), followed by studies on teaching work practices (Farias, et al, 2008; Cicurel, 2020) and technological tools (Bandeira, 2009; Masetto, 2013; Moran, 2013). Therefore, data generation was carried out in a hybrid way, based on the application of a questionnaire, in February 2021, followed by the production of a focus group, in April 2022, with teachers who graduated from the Project <Enem in the palm of your hand=. Data analysis was developed using the production context and textual infrastructure, specifically, the types of discourse, their modalities of articulation and textual sequences (Bronckart, 2012). The main results indicate that the work practices of the target teachers in practice were manifested from the adaptive reconfigurations located in planning with content and planning with teaching materials and/or technological tools, with the preponderant achievement of propulsion in the axes of reading and writing argumentative dissertation. Furthermore, technological tools showed a greater recurrence of the use of WhatsApp as a solution for the work practice of textual correction, in addition to the production of teaching materials for the digital context, made possible by PDF, Podcast and video classes. This resignification denotes how necessary it was to make adaptations for the continuation of classes during the pandemic period, whose actions gave rise to professional knowledge, typical of the scientific universe, but also experiential, with a humanizing content, reflecting the longitudinal transition from training to performance teacher.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41223-
dc.date.accessioned2025-03-21T11:23:05Z-
dc.date.available2025-03-21-
dc.date.available2025-03-21T11:23:05Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectPrática laboral docente - ensino remoto - saberespt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectFormação e atuação docentept_BR
dc.subjectEnsino de línguas e formação docentept_BR
dc.subjectEstudos linguísticospt_BR
dc.subjectTeaching work practice - remote teaching - knowledgept_BR
dc.subjectSociodiscursive interactionismpt_BR
dc.subjectTeacher training and performancept_BR
dc.subjectLanguage teaching and teacher trainingpt_BR
dc.subjectLinguistic studiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAUJO, Vanessa Luciene Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReconfigurations of teachers’ work practices in a remote context: a socio-interactionist analysis.pt_BR
dc.identifier.citationARAUJO, Vanessa Luciene Pereira. Reconfigurações de práticas laborais de docentes em contexto remoto: uma análise sociointeracionista. 2025. 120 f. Tese (doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Linguagem e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA LUCIENE PEREIRA ARAUJO - TESE (PPGLE) 2024.pdf827.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.