Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41156
Title: Vozes femininas da literatura de cordel no Sertão do Pajeú: uma antologia para a sala de aula
Other Titles: Female voices of cordel literature in the Sertão do Pajeú: An anthology for the classroom
???metadata.dc.creator???: AMARAL, Veronica Sobral Almeida.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: WANDERLEY, Naelza de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Josivaldo Custódio da.
Keywords: Abordagem metodológica;Ensino de literatura;Antologia;Autoria feminina;Literatura de cordel;Methodological approach;Literature teaching;Anthology;Female authorship;Cordel literature
Issue Date: 24-Sep-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: AMARAL, Veronica Sobral Almeida. Vozes femininas da literatura de cordel no Sertão do Pajeú: uma antologia para a sala de aula. 2024. 173 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós- Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Algumas pesquisas indicam que a leitura de poesia, sobretudo, de literatura de cordel de autoria feminina, ainda não é tão presente na escola. Refletindo sobre isso, propomos, neste estudo, um levantamento de poemas de autoria de dez cordelistas do Sertão do Pajeú, para análise das temáticas e organização de uma antologia, com abordagens de leitura para a sala de aula. Desse modo, nossa pesquisa tem como objetivo geral, investigar, na literatura de cordel produzida por mulheres do Sertão do Pajeú, a predominância de temas e procedimentos, visando a construção de uma antologia para ser trabalhada em sala de aula. Para desenvolvimento do estudo, elencamos os seguintes objetivos específicos: 1) Discutir as origens da literatura de cordel no Nordeste e realizar um levantamento de cordelistas do Sertão do Pajeú; 2) Analisar os temas e procedimentos predominantes na produção das poetisas selecionadas para a pesquisa; 3) Organizar uma antologia temática de poemas com propostas de abordagem para sala de aula. Para embasar o percurso histórico, bem como a presença da autoria feminina na literatura de cordel, dialogamos com: Abreu (1999), Telles (2001) Queiroz (2006), Perrot (2019), Gotlib (2003), Romanelli (2014), Santos (2006), Mendonça (1993), Grisi (2021) e Almeida (2019). Metodologicamente, recorremos à pesquisa bibliográfica, embasada por Malheiros (2011). Para seleção dos poemas, valemo-nos do procedimento de categorização apresentado por Bardin (2016). Quanto à fundamentação teórica para análise dos poemas, lançamos mão das discussões de Hooks (2023), Lerner (2019), Ceia (2010), Bosi (1977), Jakobson (1975) e Tavares (2005) À luz de Alves (2023), tratamos sobre a contribuição das antologias na formação de leitores. Propomos sugestões de leitura dos poemas na sala de aula, embasadas em Bajour (2012), Rouxel (2014); Marinho e Pinheiro (2012) e Pinheiro (2018; 2024). Este trabalho pode contribuir para ampliar a visibilidade das vozes de autoria feminina na literatura de cordel do Sertão do Pajeú, bem como, favorecer a aproximação entre o leitor e poesia de autoria feminina.
Keywords: Abordagem metodológica
Ensino de literatura
Antologia
Autoria feminina
Literatura de cordel
Methodological approach
Literature teaching
Anthology
Female authorship
Cordel literature
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41156
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERONICA SOBRAL ALMEIDA AMARAL - DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2024.pdf2.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.