Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41156
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | AMARAL. V.S.A | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7602484539195191 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ALVES, José Hélder Pinheiro. | - |
dc.contributor.advisor1ID | ALVES, J. H. P. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | WANDERLEY, Naelza de Araújo. | - |
dc.contributor.referee2 | SILVA, Josivaldo Custódio da. | - |
dc.description.resumo | Algumas pesquisas indicam que a leitura de poesia, sobretudo, de literatura de cordel de autoria feminina, ainda não é tão presente na escola. Refletindo sobre isso, propomos, neste estudo, um levantamento de poemas de autoria de dez cordelistas do Sertão do Pajeú, para análise das temáticas e organização de uma antologia, com abordagens de leitura para a sala de aula. Desse modo, nossa pesquisa tem como objetivo geral, investigar, na literatura de cordel produzida por mulheres do Sertão do Pajeú, a predominância de temas e procedimentos, visando a construção de uma antologia para ser trabalhada em sala de aula. Para desenvolvimento do estudo, elencamos os seguintes objetivos específicos: 1) Discutir as origens da literatura de cordel no Nordeste e realizar um levantamento de cordelistas do Sertão do Pajeú; 2) Analisar os temas e procedimentos predominantes na produção das poetisas selecionadas para a pesquisa; 3) Organizar uma antologia temática de poemas com propostas de abordagem para sala de aula. Para embasar o percurso histórico, bem como a presença da autoria feminina na literatura de cordel, dialogamos com: Abreu (1999), Telles (2001) Queiroz (2006), Perrot (2019), Gotlib (2003), Romanelli (2014), Santos (2006), Mendonça (1993), Grisi (2021) e Almeida (2019). Metodologicamente, recorremos à pesquisa bibliográfica, embasada por Malheiros (2011). Para seleção dos poemas, valemo-nos do procedimento de categorização apresentado por Bardin (2016). Quanto à fundamentação teórica para análise dos poemas, lançamos mão das discussões de Hooks (2023), Lerner (2019), Ceia (2010), Bosi (1977), Jakobson (1975) e Tavares (2005) À luz de Alves (2023), tratamos sobre a contribuição das antologias na formação de leitores. Propomos sugestões de leitura dos poemas na sala de aula, embasadas em Bajour (2012), Rouxel (2014); Marinho e Pinheiro (2012) e Pinheiro (2018; 2024). Este trabalho pode contribuir para ampliar a visibilidade das vozes de autoria feminina na literatura de cordel do Sertão do Pajeú, bem como, favorecer a aproximação entre o leitor e poesia de autoria feminina. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
dc.title | Vozes femininas da literatura de cordel no Sertão do Pajeú: uma antologia para a sala de aula | pt_BR |
dc.date.issued | 2025-09-24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41156 | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-19T13:29:11Z | - |
dc.date.available | 2025-03-19 | - |
dc.date.available | 2025-03-19T13:29:11Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Abordagem metodológica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | Antologia | pt_BR |
dc.subject | Autoria feminina | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Methodological approach | pt_BR |
dc.subject | Literature teaching | pt_BR |
dc.subject | Anthology | pt_BR |
dc.subject | Female authorship | pt_BR |
dc.subject | Cordel literature | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | AMARAL, Veronica Sobral Almeida. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Female voices of cordel literature in the Sertão do Pajeú: An anthology for the classroom | pt_BR |
dc.identifier.citation | AMARAL, Veronica Sobral Almeida. Vozes femininas da literatura de cordel no Sertão do Pajeú: uma antologia para a sala de aula. 2024. 173 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós- Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Linguagem e Ensino. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VERONICA SOBRAL ALMEIDA AMARAL - DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2024.pdf | 2.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.