Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41156
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDAMARAL. V.S.Apt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7602484539195191pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.contributor.referee1WANDERLEY, Naelza de Araújo.-
dc.contributor.referee2SILVA, Josivaldo Custódio da.-
dc.description.resumoAlgumas pesquisas indicam que a leitura de poesia, sobretudo, de literatura de cordel de autoria feminina, ainda não é tão presente na escola. Refletindo sobre isso, propomos, neste estudo, um levantamento de poemas de autoria de dez cordelistas do Sertão do Pajeú, para análise das temáticas e organização de uma antologia, com abordagens de leitura para a sala de aula. Desse modo, nossa pesquisa tem como objetivo geral, investigar, na literatura de cordel produzida por mulheres do Sertão do Pajeú, a predominância de temas e procedimentos, visando a construção de uma antologia para ser trabalhada em sala de aula. Para desenvolvimento do estudo, elencamos os seguintes objetivos específicos: 1) Discutir as origens da literatura de cordel no Nordeste e realizar um levantamento de cordelistas do Sertão do Pajeú; 2) Analisar os temas e procedimentos predominantes na produção das poetisas selecionadas para a pesquisa; 3) Organizar uma antologia temática de poemas com propostas de abordagem para sala de aula. Para embasar o percurso histórico, bem como a presença da autoria feminina na literatura de cordel, dialogamos com: Abreu (1999), Telles (2001) Queiroz (2006), Perrot (2019), Gotlib (2003), Romanelli (2014), Santos (2006), Mendonça (1993), Grisi (2021) e Almeida (2019). Metodologicamente, recorremos à pesquisa bibliográfica, embasada por Malheiros (2011). Para seleção dos poemas, valemo-nos do procedimento de categorização apresentado por Bardin (2016). Quanto à fundamentação teórica para análise dos poemas, lançamos mão das discussões de Hooks (2023), Lerner (2019), Ceia (2010), Bosi (1977), Jakobson (1975) e Tavares (2005) À luz de Alves (2023), tratamos sobre a contribuição das antologias na formação de leitores. Propomos sugestões de leitura dos poemas na sala de aula, embasadas em Bajour (2012), Rouxel (2014); Marinho e Pinheiro (2012) e Pinheiro (2018; 2024). Este trabalho pode contribuir para ampliar a visibilidade das vozes de autoria feminina na literatura de cordel do Sertão do Pajeú, bem como, favorecer a aproximação entre o leitor e poesia de autoria feminina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleVozes femininas da literatura de cordel no Sertão do Pajeú: uma antologia para a sala de aulapt_BR
dc.date.issued2025-09-24-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41156-
dc.date.accessioned2025-03-19T13:29:11Z-
dc.date.available2025-03-19-
dc.date.available2025-03-19T13:29:11Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAbordagem metodológicapt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectAntologiapt_BR
dc.subjectAutoria femininapt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectMethodological approachpt_BR
dc.subjectLiterature teachingpt_BR
dc.subjectAnthologypt_BR
dc.subjectFemale authorshippt_BR
dc.subjectCordel literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAMARAL, Veronica Sobral Almeida.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFemale voices of cordel literature in the Sertão do Pajeú: An anthology for the classroompt_BR
dc.identifier.citationAMARAL, Veronica Sobral Almeida. Vozes femininas da literatura de cordel no Sertão do Pajeú: uma antologia para a sala de aula. 2024. 173 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós- Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERONICA SOBRAL ALMEIDA AMARAL - DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2024.pdf2.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.