Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41152
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFEITOZA, J. J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Rafael Barros de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, R. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511477837028109pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Leandro de Sousa.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5039-523Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0393416173314443pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Daiana Danubia Bezerra de.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3910-1485pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9413170928979603pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho explora o gênero Memórias Literárias como um recurso didático para contar, recuperar e situar narrativas orais na Escola municipal de Amparo-PB, tem como público alvo a turma do 5o ano B, do Ensino Fundamental I, na Escola Integrada do Campo Juvenal Ferreira de Brito, localizada em Amparo-PB. O estudo parte da necessidade de pensar a perspectiva dos aspectos orais, perpassando práticas de leitura e escrita na sala de aula. Diante disso, apontamos que o principal objetivo deste trabalho foi explorar o gênero textual de memórias literárias como ferramenta para formar leitores e escritores, ajudando a preservar e valorizar a cultura e identidade do Cariri paraibano. Diante disso, a experiência desenvolvida não apenas ajudou a manter viva a memória coletiva, mas também investigar a relação entre essas narrativas e a identidade da região, bem como a construção da ideia de pertencimento em relação à cultura local. Ao converter essas tradições orais em memórias escritas, a experiência se tornou uma ferramenta de resistência cultural e uma maneira de assegurar que a rica herança cultural do Cariri paraibano seja transmitida para as próximas gerações. O trabalho teve como principais referenciais teóricos Lejeune (2008) e Candido (1995).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleMemórias literárias na sala de aula: ouvir, escrever e contar histórias tradicionais na Escola Municipal de Amparo-PB.pt_BR
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41152-
dc.date.accessioned2025-03-18T21:30:03Z-
dc.date.available2025-03-18-
dc.date.available2025-03-18T21:30:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMemórias literáriaspt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectEscola Municipal Juvenal Ferreira de Brito - Amparo-PBpt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectLiterary memoriespt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectCountry schoolpt_BR
dc.subjectJuvenal Ferreira de Brito Municipal School - Amparo-PBpt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFEITOZA, José Júnior Missias.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiterary memories in the classroom: listening, writing and telling traditional stories at the Municipal School of Amparo-PB.pt_BR
dc.identifier.citationFEITOZA, José Júnior Missias. Memórias literárias na sala de aula: ouvir, escrever e contar histórias tradicionais na Escola Municipal de Amparo-PB. 2024. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41152pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo explora el género Memorias Literarias como recurso didáctico para contar, recuperar y situar narraciones orales en la escuela municipal de Amparo-PB, tiene como público objetivo la clase de 5o año B de la Enseñanza Fundamental I, en la Escuela Rural Integrada Juvenal Ferreira de Brito, ubicada en Amparo-PB. El estudio se basa en la necesidad de pensar desde la perspectiva de los aspectos orales, permeando las prácticas de lectura y escritura en el aula. El objetivo principal de este trabajo fue explorar el género textual de las memorias literarias como herramienta de formación de lectores y escritores, contribuyendo a preservar y valorizar la cultura y la identidad de la región Cariri de Paraíba. Como resultado, la experiencia desarrollada no sólo ayudó a mantener viva la memoria colectiva, sino también a investigar la relación entre estas narraciones y la identidad de la región, así como la construcción de la idea de pertenencia en relación con la cultura local. Al convertir estas tradiciones orales en memorias escritas, la experiencia se ha convertido en una herramienta de resistencia cultural y en una forma de garantizar que el rico patrimonio cultural de la región de Cariri, en Paraíba, se transmita a las generaciones futuras. Las principales referencias teóricas de este trabajo fueron Lejeune (2008) y Candido (1995).pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ JÚNIOR MISSIAS - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfJosé Júnior Missias Feitoza - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 20245.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.