Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40997
Title: | A percepção do discente leitor/a e sua contribuição para a reestruturação do modelo de biblioteca da UFCG. |
Other Titles: | The perception of the student reader and his/her contribution to the restructuring of the UFCG library model. |
???metadata.dc.creator???: | LIMA, Marcos Silva de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SILVA, Edjane Esmerina Dias da. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ALMEIDA, Vera Luci de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | OLIVEIRA, Paulo Abrantes de. |
Keywords: | Biblioteca universitária;Administração pública;Universidade Federal de Campina Grande;Biblioteca Central da UFCG;Serviços oferecidos pela biblioteca;Percepção da comunidade acadêmica;Plano de ação para reestruturação;University library;Public administration;Federal University of Campina Grande;UFCG Central Library;Services offered by the library;Perception of the academic community |
Issue Date: | 28-Feb-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIMA, Marcos Silva de. A percepção do discente leitor/a e sua contribuição para a reestruturação do modelo de biblioteca da UFCG. 2025. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. - Sousa/PB. - Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40997 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Diversas informações levantadas através de documentos oficiais e relatórios estatísticos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) permitem supor que uma quantidade considerável de membros da comunidade acadêmica, nas diversas categorias (discentes, docentes, servidores, pesquisadores externos), não utilizam ou desconhecem a variedade de serviços oferecidos pela Biblioteca Central da UFCG. Tal subutilização da biblioteca universitária que, de acordo com Anzolin e Corrêa (2008) tem o papel de mediadora na produção de conhecimento, prejudica a eficiência da realização das pesquisas e impacta a formatação dos trabalhos acadêmicos. Para além da hipótese colocada pelos autores, ao desconsiderar a biblioteca como equipamento pedagógico importante para a execução curricular, prejudica-se a formação do educando. Dessa forma, o presente estudo objetiva contribuir para uma reestruturação do modelo de biblioteca como equipamento pedagógico, a partir da percepção do discente leitor na UFCG. Com isso, buscou-se identificar através da percepção dos discentes as causas e possíveis soluções da baixa utilização desses serviços pelos discentes. Para tanto será utilizado o método dedutivo (Lakatos; Marconi, 2003), com abordagem empírica (Gil, 2008) para validar a hipótese suscitada. Como estratégias de pesquisa foram realizadas: revisão bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo (Martins; Theóphilo, 2007). O resultado alcançado possibilitou verificar que novos hábitos de leitura, local e modo de acesso, assim como a facilidade de consumo de textos em formato digital podem ter sido motivos para a baixa utilização dos serviços das bibliotecas que utilizam um modelo tradicional. Dessa forma, foi possível estabelecer diretrizes para a construção de um plano de ações para reestruturar o modelo de biblioteca visando cumprir sua função enquanto instrumento pedagógico e aprimorar a interação e o envolvimento com a comunidade acadêmica. |
Abstract: | Several pieces of information gathered through official documents and statistical reports from the Federal University of Campina Grande (UFCG) suggest that a considerable number of members of the academic community, in various categories (students, professors, staff, external researchers), do not use or are unaware of the variety of services offered by the UFCG Central Library. This underutilization of the university library, which, according to Anzolin and Corrêa (2008), plays the role of mediator in the production of knowledge, hinders the efficiency of research and impacts the formatting of academic papers. In addition to the hypothesis put forward by the authors, by disregarding the library as an important pedagogical facility for the execution of the curriculum, the education of students is harmed. Thus, this study aims to contribute to a restructuring of the library model as a pedagogical facility, based on the perception of student readers at UFCG. With this, we sought to identify, through the perception of students, the causes and possible solutions for the low use of these services by students. To this end, the deductive method (Lakatos; Marconi, 2003) will be used, with an empirical approach (Gil, 2008) to validate the hypothesis raised. The following research strategies were used: bibliographic review, documentary research and field research (Martins; Theóphilo, 2007). The result achieved made it possible to verify that new reading habits, location and mode of access, as well as the ease of consumption of texts in digital format may have been reasons for the low use of library services that use a traditional model. Thus, it was possible to establish guidelines for the construction of an action plan to restructure the library model in order to fulfill its function as a pedagogical instrument and improve interaction and involvement with the academic community. |
Keywords: | Biblioteca universitária Administração pública Universidade Federal de Campina Grande Biblioteca Central da UFCG Serviços oferecidos pela biblioteca Percepção da comunidade acadêmica Plano de ação para reestruturação University library Public administration Federal University of Campina Grande UFCG Central Library Services offered by the library Perception of the academic community |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Administração pública |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40997 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marcos Silva de Lima PROFIAP CCJS 2025.pdf | Marcos Silva de Lima PROFIAP CCJS 2025 | 2.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.