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dc.creator.IDLIMA, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5690950166744725pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Edjane Esmerina Dias da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E. E. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6522866229391898pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Vera Luci de.
dc.contributor.referee1IDALMEIDA, V. L.pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Paulo Abrantes de.
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, P. A.pt_BR
dc.description.resumoDiversas informações levantadas através de documentos oficiais e relatórios estatísticos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) permitem supor que uma quantidade considerável de membros da comunidade acadêmica, nas diversas categorias (discentes, docentes, servidores, pesquisadores externos), não utilizam ou desconhecem a variedade de serviços oferecidos pela Biblioteca Central da UFCG. Tal subutilização da biblioteca universitária que, de acordo com Anzolin e Corrêa (2008) tem o papel de mediadora na produção de conhecimento, prejudica a eficiência da realização das pesquisas e impacta a formatação dos trabalhos acadêmicos. Para além da hipótese colocada pelos autores, ao desconsiderar a biblioteca como equipamento pedagógico importante para a execução curricular, prejudica-se a formação do educando. Dessa forma, o presente estudo objetiva contribuir para uma reestruturação do modelo de biblioteca como equipamento pedagógico, a partir da percepção do discente leitor na UFCG. Com isso, buscou-se identificar através da percepção dos discentes as causas e possíveis soluções da baixa utilização desses serviços pelos discentes. Para tanto será utilizado o método dedutivo (Lakatos; Marconi, 2003), com abordagem empírica (Gil, 2008) para validar a hipótese suscitada. Como estratégias de pesquisa foram realizadas: revisão bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo (Martins; Theóphilo, 2007). O resultado alcançado possibilitou verificar que novos hábitos de leitura, local e modo de acesso, assim como a facilidade de consumo de textos em formato digital podem ter sido motivos para a baixa utilização dos serviços das bibliotecas que utilizam um modelo tradicional. Dessa forma, foi possível estabelecer diretrizes para a construção de um plano de ações para reestruturar o modelo de biblioteca visando cumprir sua função enquanto instrumento pedagógico e aprimorar a interação e o envolvimento com a comunidade acadêmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.programPROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração públicapt_BR
dc.titleA percepção do discente leitor/a e sua contribuição para a reestruturação do modelo de biblioteca da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2025-02-28
dc.description.abstractSeveral pieces of information gathered through official documents and statistical reports from the Federal University of Campina Grande (UFCG) suggest that a considerable number of members of the academic community, in various categories (students, professors, staff, external researchers), do not use or are unaware of the variety of services offered by the UFCG Central Library. This underutilization of the university library, which, according to Anzolin and Corrêa (2008), plays the role of mediator in the production of knowledge, hinders the efficiency of research and impacts the formatting of academic papers. In addition to the hypothesis put forward by the authors, by disregarding the library as an important pedagogical facility for the execution of the curriculum, the education of students is harmed. Thus, this study aims to contribute to a restructuring of the library model as a pedagogical facility, based on the perception of student readers at UFCG. With this, we sought to identify, through the perception of students, the causes and possible solutions for the low use of these services by students. To this end, the deductive method (Lakatos; Marconi, 2003) will be used, with an empirical approach (Gil, 2008) to validate the hypothesis raised. The following research strategies were used: bibliographic review, documentary research and field research (Martins; Theóphilo, 2007). The result achieved made it possible to verify that new reading habits, location and mode of access, as well as the ease of consumption of texts in digital format may have been reasons for the low use of library services that use a traditional model. Thus, it was possible to establish guidelines for the construction of an action plan to restructure the library model in order to fulfill its function as a pedagogical instrument and improve interaction and involvement with the academic community.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40997
dc.date.accessioned2025-03-13T12:43:07Z
dc.date.available2025-03-13
dc.date.available2025-03-13T12:43:07Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.subjectBiblioteca Central da UFCGpt_BR
dc.subjectServiços oferecidos pela bibliotecapt_BR
dc.subjectPercepção da comunidade acadêmicapt_BR
dc.subjectPlano de ação para reestruturaçãopt_BR
dc.subjectUniversity librarypt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectFederal University of Campina Grandept_BR
dc.subjectUFCG Central Librarypt_BR
dc.subjectServices offered by the librarypt_BR
dc.subjectPerception of the academic communitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Marcos Silva de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe perception of the student reader and his/her contribution to the restructuring of the UFCG library model.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Marcos Silva de. A percepção do discente leitor/a e sua contribuição para a reestruturação do modelo de biblioteca da UFCG. 2025. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. - Sousa/PB. - Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40997pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

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