Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40986
Title: | Semear caminhos para uma educação antirracista: um olhar compreensivo sobre o fenômeno do racismo no ensino fundamental em Monteiro-PB. |
Other Titles: | Sowing paths for anti-racist education: a comprehensive look at the phenomenon of racism in elementary education in Monteiro-PB. |
???metadata.dc.creator???: | FARIAS, Danilo de Souza. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | FERREIRA, Sônia Maria Lira. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | REIS, Diego dos Santos. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | LIMA, Aldinete Silvino de. |
Keywords: | Racismo;Educação antirracista;Intervenção pedagógica;Educação para as relações étnico-raciais;Monteiro-PB – ensino fundamental;Racism;Anti-racist education;Pedagogical intervention;Education for ethnic-racial relations;Monteiro-PB – elementary education |
Issue Date: | 22-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FARIAS, Danilo de Souza. Semear caminhos para uma educação antirracista: um olhar compreensivo sobre o fenômeno do racismo no ensino fundamental em Monteiro-PB. 2024. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40986 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O trabalho monográfico intitulado: SEMEAR CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UM OLHAR COMPREENSIVO SOBRE O FENÔMENO DO RACISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM MONTEIRO-PB, tem como objetivo central: Compreender como o fenômeno do racismo estrutural se mostra no contexto do processo ensino-aprendizagem no ensino fundamental e os direcionamentos que podem ser constituídos para o seu enfrentamento no chão da escola. Trazemos como objetivos específicos da pesquisa: a) apresentar as bases epistemológicas do racismo estrutural mediatizado pelo mito da democracia racial; b) investigar na prática no currículo escolar os traços demarcadores do racismo estrutural; e c) Perceber as potencialidades das ações afirmativas que podem serem implementadas pela escola no combate ao racismo estrutural no processo ensino-aprendizagem na perspectiva da educação antirracista. Resultando nas seguintes problematizações: Quais são as manifestações do racismo estrutural na prática docente do 7o ano do ensino fundamental e como podemos implementar ações afirmativas para combatê-lo? Neste sentido, para possibilitar um olhar compreensivo sobre o fenômeno do racismo no contexto escolar, recorremos a fenomenologia, buscando desvencilhar-se de explicações de causa-efeito vertiginoso, leis universais, cabendo-lhe analisar interpretações vividas em uma determinada realidade, apoiado numa abordagem qualitativa. A socialização desta experiência foi desenvolvida durante o ano letivo de 2023, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, localizada no município de Monteiro-PB, contando com a participação dos estudantes dos 7° anos. Destacamos que a partir de um conjunto de ações na educação, podemos contribuir para a desnaturalização do preconceito racial na escola, destacamos ainda, a potencialidade de intervenções pedagógicas que repensam o espaço curricular em prol de justiça social, e ao mesmo tempo efetivar as legislações educacionais que preconizam o reconhecimento e respeito às nossas origens africana. |
???metadata.dc.description.resumen???: | El trabajo monográfico titulado: SEMBRANDO CAMINOS HACIA UNA EDUCACIÓN ANTIRACISTA: UNA MIRADA INTEGRAL AL FENÓMENO DEL RACISMO EN LA ESCUELA PRIMARIA DE MONTEIRO-PB, tiene como objetivo central: Comprender cómo se presenta el fenómeno del racismo estructural en el contexto de la enseñanza. -El proceso de aprendizaje en la educación primaria y los rumbos que se pueden crear para afrontarlo en el ámbito escolar. Los objetivos específicos de la investigación son: a) presentar las bases epistemológicas del racismo estructural mediado por el mito de la democracia racial; b) investigar en la práctica las características definitorias del racismo estructural en el currículo escolar; y c) Darse cuenta del potencial de las acciones afirmativas que puede implementar la escuela para combatir el racismo estructural en el proceso de enseñanza-aprendizaje desde la perspectiva de la educación antirracista. Dando como resultado las siguientes problematizaciones: ¿Cuáles son las manifestaciones del racismo estructural en la práctica docente en el 7° año de la escuela primaria y cómo podemos implementar acciones afirmativas para combatirlo? En este sentido, para posibilitar una mirada integral al fenómeno del racismo en el contexto escolar, recurrimos a la fenomenología, buscando liberarnos de explicaciones vertiginosas de causa-efecto, leyes universales y análisis de interpretaciones. vivido en una realidad determinada, sustentada en un enfoque cualitativo. La socialización de esta experiencia se desarrolló durante el año escolar 2023, en la Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, ubicada en el municipio de Monteiro-PB, con la participación de estudiantes de 7o año. Destacamos que, a partir de un conjunto de acciones en educación, podemos contribuir a la desnaturalización de los prejuicios raciales en las escuelas. También destacamos el potencial de intervenciones pedagógicas que repiensen el espacio curricular a favor de la justicia social, y al mismo tiempo implementen. legislación educativa que propugne el reconocimiento y el respeto a nuestros orígenes africanos. |
Keywords: | Racismo Educação antirracista Intervenção pedagógica Educação para as relações étnico-raciais Monteiro-PB – ensino fundamental Racism Anti-racist education Pedagogical intervention Education for ethnic-racial relations Monteiro-PB – elementary education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40986 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DANILO DE SOUZA FARIAS - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdf | Danilo de Souza Farias - TCC ESP. Educação Contextualizada CDSA 2024 | 1.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.