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dc.creator.IDOLIVEIRA, A. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4521064735346143pt_BR
dc.contributor.advisor1SÁ, Carolina Figueiredo de.-
dc.contributor.advisor1IDSÁ, C. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0857154787322623pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.-
dc.contributor.referee1IDCAVALCANTE NETO, F. T.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4641855432861816pt_BR
dc.contributor.referee2BARBOSA, Filipe Gervásio Pinto.-
dc.contributor.referee2IDBARBOSA, F. G. P.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1247110298738243pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga sobre o processo de surgimento e fechamento de escola do campo no antigo latifúndio Fazenda Feijão, atual Assentamento Mandacaru, em Sumé, município do Cariri Paraibano. Entre 1995 e 2014, mais de 69 mil escolas rurais foram fechadas no Brasil, afetando negativamente a educação, identidade e coesão social das comunidades camponesas (Pereira, 2017). A pesquisa aborda as tensões e conflitos gerados pelo fechamento da Escola Municipal "Senador Paulo Guerra" e seus impactos nas comunidades rurais, destacando a resistência camponesa por uma educação de qualidade e pela permanência em suas terras. A metodologia baseia-se no materialismo histórico e dialético (Marx; Engels, 2007), analisando o papel do latifúndio e a política de nucleação escolar em Sumé. Como procedimentos de investigação, foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas com diferentes sujeitos da comunidade que teve a escola fechada. Para análise das entrevistas, foi utilizada a técnica de análise temática com base na análise de conteúdo de Bardin (1977). Como principais resultados, identificamos que o fechamento da escola rural no Assentamento Mandacaru foi uma decisão arbitrária que desrespeitou os direitos da comunidade e agravou a exclusão educacional, especialmente de crianças pequenas, mas também de pessoas jovens, adultas e idosas do campo. Além disso, práticas antidemocráticas, como a pressão política em período pré-eleitoral e a imposição do poder municipal de uma falsa “escolha” entre educação e emprego, prejudicaram a autonomia dos moradores. Além disso, algumas mães da comunidade, em entrevistas públicas registradas em período de eleições no município, foram levadas a demonstrar apoio à decisão do fechamento, embora pressionadas, especialmente em uma região onde famílias camponesas enfrentam dificuldades para enviar crianças para escolas distantes. Esse controle político e a falta de autonomia ilustram a dependência da comunidade aos vínculos de poder e às relações semifeudais no campo. A luta por educação no campo exige mobilização para assegurar esse direito essencial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO fechamento das escolas do campo e a resistência camponesa: um estudo no Assentamento Mandacaru, Sumé-PB.pt_BR
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40944-
dc.date.accessioned2025-03-11T15:59:37Z-
dc.date.available2025-03-11-
dc.date.available2025-03-11T15:59:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEscolas do campo - fechamentopt_BR
dc.subjectSumé-PB – escolas do campopt_BR
dc.subjectResistência camponesapt_BR
dc.subjectAssentamento Mandacarú – Sumé-PBpt_BR
dc.subjectLatifúndiopt_BR
dc.subjectFechamento de escolas rurais – Sumé-PBpt_BR
dc.subjectRural schools - closurept_BR
dc.subjectSumé-PB – rural schoolspt_BR
dc.subjectPeasant resistancept_BR
dc.subjectMandacarú Settlement – ​​Sumé-PBpt_BR
dc.subjectLatifundiumpt_BR
dc.subjectClosure of rural schools – Sumé-PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Amanda Cariri de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe closure of rural schools and peasant resistance: a study in the Mandacaru Settlement, Sumé-PB.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Amanda Cariri de. O fechamento das escolas do campo e a resistência camponesa: um estudo no Assentamento Mandacaru, Sumé-PB. 2024. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40944pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo investiga el proceso de surgimiento y cierre de una escuela rural en la antigua finca Feijão, actualmente asentamiento Mandacaru, en Sumé, municipio de Cariri Paraibano. Entre 1995 y 2014, más de 69 mil escuelas rurales fueron cerradas en Brasil, afectando negativamente la educación, la identidad y la cohesión social de las comunidades campesinas (Pereira, 2017). La investigación aborda las tensiones y conflictos generados por el cierre de la Escuela Municipal "Senador Paulo Guerra" y sus impactos en las comunidades rurales, destacando la resistencia campesina por una educación de calidad y la permanencia en sus tierras. La metodología se basa en el materialismo histórico y dialéctico (Marx; Engels, 2007), analizando el papel de los latifundios y la política de nucleación escolar en Sumé. Como procedimientos de investigación se realizaron investigaciones bibliográficas, documentales y entrevistas semiestructuradas a diferentes sujetos de la comunidad cuyo colegio estuvo cerrado. Para analizar las entrevistas se utilizó la técnica del análisis temático basado en el análisis de contenido de Bardin (1977). Como principales resultados, identificamos que el cierre de la escuela rural en el Asentamiento Mandacaru fue una decisión arbitraria que irrespetó los derechos de la comunidad y agudizó la exclusión educativa, especialmente de los niños pequeños, pero también de los jóvenes, adultos y ancianos del campo. Además, las prácticas antidemocráticas, como la presión política en el período preelectoral y la imposición por parte de las autoridades municipales de una falsa “elección” entre educación y empleo, socavaron la autonomía de los residentes. Además, algunas madres de la comunidad, en entrevistas públicas grabadas durante las elecciones en el municipio, se vieron obligadas a demostrar su apoyo a la decisión de cerrar, a pesar de haber sido presionadas, especialmente en una región donde las familias campesinas enfrentan dificultades para enviar a sus hijos a escuelas distantes. Este control político y la falta de autonomía ilustran la dependencia de la comunidad de los lazos de poder y las relaciones semifeudales en el campo. La lucha por la educación en el campo requiere movilización para garantizar este derecho esencial.pt_BR
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