Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40935
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, T. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Isaac Alexandre da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, I. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0662696253778298pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Leandro de Sousa.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5039-523Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0393416173314443pt_BR
dc.contributor.referee2ESTRELA, Karla Alexandra Freitas.-
dc.contributor.referee2IDESTRELA, K. A. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1519251814604018pt_BR
dc.description.resumoO estudo e a utilização de estratégias didáticas tem sido pautas recorrentes nas discussões realizadas no campo educacional, dada a sua importância no desenrolar dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, relata-se neste trabalho experiências educativas que se inscrevem nesse contexto, tendo como referência principal a Teoria do Triângulo Pedagógico de Houssaye. Como objetivo geral, buscou-se compreender a didática e a metodologia aplicada por professores no processo de ensino-aprendizagem em turmas dos Anos Finais do ensino fundamental à luz da teoria do triângulo pedagógico de Houssaye. Enquanto objetivos específicos, pautou-se acompanhar a jornada de aula de dois professores com intuído de descrever os processos didático-pedagógicos adotados no cotidiano de sala de aula; fazer uso de instrumentos de pesquisa como caderno de campo e entrevista semiestruturada para fins de descrição e análise do fazer didático-pedagógico dos professores e; analisar a relação entre o professor, o saber e o aluno descrito no triângulo pedagógico a partir da qualidade da didática e da metodologia empreendidas pelos professores. Esse relato de experiência visou contribuir com a construção de conhecimentos baseados em teorias de Houssaye (2000), notadamente com relação à teoria do triângulo pedagógico composto pelo professor, o saber e o aluno. A experiência de investigação dessa teoria foi realizada a partir da prática de dois professores das turmas de 7o A e B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, situada no município de Monteiro-PB. A experiência se deu mediante observação e entrevista, além do acompanhamento sistemático da jornada dos professores e alunos, a fim de analisar o processo de ensino-aprendizagem com o enfoque na didática e na metodologia. O estudo apresenta como resultado que a didática e a boa relação entre o professor e o aluno interfere de forma ativa na aprendizagem do aluno, tal como podemos compreender à luz das ideias de Freire (1996) de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção, razão de darmos importância à relação entre o educador e o educando.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEstratégias didáticas e procedimentos metodológicos utilizados por professores em escola municipal de Monteiro-PB.pt_BR
dc.date.issued2024-11-06-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40935-
dc.date.accessioned2025-03-10T14:50:57Z-
dc.date.available2025-03-10-
dc.date.available2025-03-10T14:50:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectEstratégias didáticaspt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectTeoria do triângulo pedagógico – Houssayept_BR
dc.subjectEscola Municipal Tiradentes – Monteiro-PBpt_BR
dc.subjectDidacticspt_BR
dc.subjectTeaching methodologypt_BR
dc.subjectDidactic strategiespt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshippt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectTheory of the pedagogical triangle – Houssayept_BR
dc.subjectTiradentes Municipal School – Monteiro-PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Tamires Beliz de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDidactic strategies and methodological procedures used by teachers in a municipal school in Monteiro-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Tamires Beliz de. Estratégias didáticas e procedimentos metodológicos utilizados por professores em escola municipal de Monteiro-PB. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40935pt_BR
dc.description.resumenEste relato de experiencia tiene como objetivo contribuir a la suma de conocimientos basados en las teorías de Houssaye (2000), en particular en relación con la teoría del triángulo pedagógico compuesto por el profesor, el conocimiento y el alumno. La experiencia de investigar esta teoría surgió de la práctica de dos docentes de los grados 7o A y B de la Escuela Primaria Municipal Tiradentes, ubicada en el municipio de Monteiro-PB. La experiencia se desarrolló a través de observación y entrevistas siguiendo el recorrido de docentes y estudiantes, con el fin de analizar el proceso de enseñanza-aprendizaje con un enfoque didáctico y metodológico. El objetivo general del trabajo fue comprender la didáctica y metodología aplicada por los docentes en el proceso de enseñanza-aprendizaje en las clases de Último Año de la escuela primaria a la luz de la teoría pedagógica del triángulo de Houssaye. Como objetivos específicos: (1) Seguir el recorrido de clase de dos docentes con la intención de describir los procesos didáctico-pedagógicos adoptados en el día a día del aula. (2) Hacer uso de instrumentos de investigación como cuadernos de campo y entrevistas semiestructuradas con el fin de describir y analizar el trabajo didáctico-pedagógico de los docentes. (3) Analizar la relación entre el docente, el conocimiento y el alumno descrita en el triángulo pedagógico en función de la calidad de la enseñanza y metodología llevada a cabo por los docentes. El estudio presenta como resultado que la didáctica y una buena relación entre el profesor y el estudiante interfieren activamente en el aprendizaje del estudiante, como podemos entender a la luz de las ideas de Freire (1996) de que enseñar no es transferir conocimientos, sino crear las posibilidades para su propia producción o construcción, por lo que damos importancia a la relación entre el educador y el alumno.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAMIRES BELIZ DE SOUZA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfTamires Beliz de Souza - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024903.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.