Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40935
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SOUZA, T. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Isaac Alexandre da. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SILVA, I. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0662696253778298 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ALMEIDA, Leandro de Sousa. | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-5039-523X | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | ESTRELA, Karla Alexandra Freitas. | - |
dc.contributor.referee2ID | ESTRELA, K. A. F. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo e a utilização de estratégias didáticas tem sido pautas recorrentes nas discussões realizadas no campo educacional, dada a sua importância no desenrolar dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, relata-se neste trabalho experiências educativas que se inscrevem nesse contexto, tendo como referência principal a Teoria do Triângulo Pedagógico de Houssaye. Como objetivo geral, buscou-se compreender a didática e a metodologia aplicada por professores no processo de ensino-aprendizagem em turmas dos Anos Finais do ensino fundamental à luz da teoria do triângulo pedagógico de Houssaye. Enquanto objetivos específicos, pautou-se acompanhar a jornada de aula de dois professores com intuído de descrever os processos didático-pedagógicos adotados no cotidiano de sala de aula; fazer uso de instrumentos de pesquisa como caderno de campo e entrevista semiestruturada para fins de descrição e análise do fazer didático-pedagógico dos professores e; analisar a relação entre o professor, o saber e o aluno descrito no triângulo pedagógico a partir da qualidade da didática e da metodologia empreendidas pelos professores. Esse relato de experiência visou contribuir com a construção de conhecimentos baseados em teorias de Houssaye (2000), notadamente com relação à teoria do triângulo pedagógico composto pelo professor, o saber e o aluno. A experiência de investigação dessa teoria foi realizada a partir da prática de dois professores das turmas de 7o A e B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, situada no município de Monteiro-PB. A experiência se deu mediante observação e entrevista, além do acompanhamento sistemático da jornada dos professores e alunos, a fim de analisar o processo de ensino-aprendizagem com o enfoque na didática e na metodologia. O estudo apresenta como resultado que a didática e a boa relação entre o professor e o aluno interfere de forma ativa na aprendizagem do aluno, tal como podemos compreender à luz das ideias de Freire (1996) de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção, razão de darmos importância à relação entre o educador e o educando. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Estratégias didáticas e procedimentos metodológicos utilizados por professores em escola municipal de Monteiro-PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40935 | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-10T14:50:57Z | - |
dc.date.available | 2025-03-10 | - |
dc.date.available | 2025-03-10T14:50:57Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Estratégias didáticas | pt_BR |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_BR |
dc.subject | Educação contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Teoria do triângulo pedagógico – Houssaye | pt_BR |
dc.subject | Escola Municipal Tiradentes – Monteiro-PB | pt_BR |
dc.subject | Didactics | pt_BR |
dc.subject | Teaching methodology | pt_BR |
dc.subject | Didactic strategies | pt_BR |
dc.subject | Teacher-student relationship | pt_BR |
dc.subject | Contextualized education | pt_BR |
dc.subject | Theory of the pedagogical triangle – Houssaye | pt_BR |
dc.subject | Tiradentes Municipal School – Monteiro-PB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Tamires Beliz de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Didactic strategies and methodological procedures used by teachers in a municipal school in Monteiro-PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUZA, Tamires Beliz de. Estratégias didáticas e procedimentos metodológicos utilizados por professores em escola municipal de Monteiro-PB. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40935 | pt_BR |
dc.description.resumen | Este relato de experiencia tiene como objetivo contribuir a la suma de conocimientos basados en las teorías de Houssaye (2000), en particular en relación con la teoría del triángulo pedagógico compuesto por el profesor, el conocimiento y el alumno. La experiencia de investigar esta teoría surgió de la práctica de dos docentes de los grados 7o A y B de la Escuela Primaria Municipal Tiradentes, ubicada en el municipio de Monteiro-PB. La experiencia se desarrolló a través de observación y entrevistas siguiendo el recorrido de docentes y estudiantes, con el fin de analizar el proceso de enseñanza-aprendizaje con un enfoque didáctico y metodológico. El objetivo general del trabajo fue comprender la didáctica y metodología aplicada por los docentes en el proceso de enseñanza-aprendizaje en las clases de Último Año de la escuela primaria a la luz de la teoría pedagógica del triángulo de Houssaye. Como objetivos específicos: (1) Seguir el recorrido de clase de dos docentes con la intención de describir los procesos didáctico-pedagógicos adoptados en el día a día del aula. (2) Hacer uso de instrumentos de investigación como cuadernos de campo y entrevistas semiestructuradas con el fin de describir y analizar el trabajo didáctico-pedagógico de los docentes. (3) Analizar la relación entre el docente, el conocimiento y el alumno descrita en el triángulo pedagógico en función de la calidad de la enseñanza y metodología llevada a cabo por los docentes. El estudio presenta como resultado que la didáctica y una buena relación entre el profesor y el estudiante interfieren activamente en el aprendizaje del estudiante, como podemos entender a la luz de las ideas de Freire (1996) de que enseñar no es transferir conocimientos, sino crear las posibilidades para su propia producción o construcción, por lo que damos importancia a la relación entre el educador y el alumno. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TAMIRES BELIZ DE SOUZA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdf | Tamires Beliz de Souza - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024 | 903.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.