Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40917
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA. R. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9598748512288563pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Filipe Gervásio Pinto.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, F. G. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1247110298738243pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Isaac Alexandre da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, I. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0662696253778298pt_BR
dc.contributor.referee2ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.-
dc.contributor.referee2IDESTRELA, K. A. D. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1519251814604018pt_BR
dc.description.resumoO trabalho Intitulado Educação Integral no Município de Parari-PB: Representações Familiares e Estudantis trata das percepções de estudantes e famílias sobre a implementação do ensino integral no município de Parari -PB, considerando os desafios e impactos desse modelo educacional. Baseando-se na legislação educacional e em referenciais teóricos, o estudo aponta que a ampliação da jornada escolar tem gerado mudanças significativas na rotina dos alunos e suas famílias, com impactos tanto positivos quanto negativos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizou questionários aplicados a estudantes do Ensino Médio e a seus responsáveis. Os resultados indicam que a maioria dos alunos considera o modelo cansativo, destacando dificuldades como carga horária excessiva, falta de tempo para estudo e para a convivência familiar, além de deficiências estruturais na escola. Além disso, há uma percepção de que a ênfase em disciplinas diversificadas reduziu a carga horária das matérias tradicionais, enxugando ainda mais o que já havia sido minimizado com a implementação da BNCC, comprometendo a aprendizagem. As famílias também demonstram preocupação com a redução do tempo de convívio com os filhos e a dificuldade de participação ativa na escola. A pesquisa conclui que, embora o ensino integral possa trazer benefícios, sua implementação exige adaptações que considerem o contexto local, a estrutura escolar e o envolvimento da comunidade para que os estudantes realmente se beneficiem desse modelo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação integral no município de Parari: representações familiares e estudantis.pt_BR
dc.date.issued2024-12-12-
dc.description.abstractThe paper titled Integral Education in the Municipality of Parari-PB: Family and Student Representations adresses the perceptions of students and families regarding the implementation of full-time education in the municipalista of Parari-PB, considering the challenges and impacts of this educational model. Based on educational legislation and theoretical references, the study indicates that the extension of the school day has led to significant changes in the routine of students and their families, with both positive and negative impacts. The research, which adopts both qualitative and quantitative approaches, used questionnaires administered to high school students and their guardians. The results show that most students find the model exhausting, highlighting difficulties such as excessive workload, lack of time for studying and family interactions, as well as structural deficiencies in the school. Additionally, there is a perception that the emphasis on diverse subjects has reduced the hours dedicated to traditional subjects, further diminishing what had already been minimized with the implementation of the BNCC, thereby compromising learning. Families also express concerns about the reduced time spent with their children and the difficulty of actively participating in the school environment. The study concludes that, while full-time education can offer benefits, its implementation requires adaptations that take into account the local context, school infrastructure, and Community involvement to ensure that students truly benefit from this model.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40917-
dc.date.accessioned2025-03-07T15:18:20Z-
dc.date.available2025-03-07-
dc.date.available2025-03-07T15:18:20Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integral Jairo Aires Caluête Parari PBpt_BR
dc.subjectEstudo de percepçãopt_BR
dc.subjectParari PB ensino médio integralpt_BR
dc.subjectComprehensive Educationpt_BR
dc.subjectContextualized Educationpt_BR
dc.subjectIntegral Citizen School Jairo Aires Caluête Parari PBpt_BR
dc.subjectStudy of perceptionpt_BR
dc.subjectParari PB full-time high schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Rubenildo Campos da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComprehensive education in the municipality of Parari: family and student representations.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Rubenildo Campos da. Educação integral no município de Parari: representações familiares e estudantis. 2024. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40917pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RUBENILDO CAMPOS DA SILVA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfRubenildo Campos da Silva - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.960.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.