Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40916
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, L. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4595410244928632pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, L. E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6289433533777830pt_BR
dc.contributor.advisor-co1LIMA, Angélica Mara de.
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
dc.contributor.referee2NÓBREGA, Ranyere Silva.
dc.contributor.referee3SILVA, Jeane Medeiros.
dc.description.resumoA integração da tecnologia de Realidade Aumentada (AR) no Ensino de Geografia por meio de atividades práticas é uma estratégia alternativa para o engajamento de estudantes e professores no estudo ativo das Temáticas físico-naturais do espaço geográfico. Como tradição na disciplina, promover a conexão sensorial e interativa entre os alunos e o conteúdo a ser ministrado é fazer da escola um espaço propício para a produção científica de conhecimentos. É sob esta perspectiva que o trabalho aqui desenvolvido propõe a adaptação e o uso deste tipo de tecnologia para a criação de um produto didático alinhado ao currículo oficial de Geografia. O principal objetivo, portanto, é construir uma Caixa de Areia 3.0 com Realidade Aumentada para a promoção do Ensino de Geografia por meio de atividades práticas. A metodologia envolveu a construção e o uso da caixa de areia em aulas de Geografia com estudantes do Ensino Fundamental, Anos Finais da Escola Municipal José Mesquita, localizada na zona rural do município de Macaíba-RN. Dialogando com a supracitada tradição, o produto desta construção consiste no aprimoramento do “Tabuleiro Geológico” (popularizado por Raja Gabaglia na década de 1920) pela associação à versão atual, ano de 2024, da caixa de areia de Realidade Aumentada (AR Sandbox). Ambos os projetos são a base para uma nova versão denominada de Caixa de Areia 3.0 com Realidade Aumentada, por ser uma conjunção aprimorada e, nesta feita, capaz de simular uma gama ainda maior dos já conhecidos fenômenos litosféricos e hidrosféricos dos modelos anteriores, mas trazendo, como inovação, nessa atualização, a simulação conjunta dos fenômenos atmosféricos, proporcionando a apresentação de uma perspectiva holística acerca das temáticas físico-naturais do espaço geográfico. Os resultados indicam que esta integração da Realidade Aumentada ao Ensino de Geografia tem o potencial de transformar atividades pedagógicas essencialmente tradicionais em aulas práticas de fato, as quais exigem dos alunos e professores não apenas uma constante reinvenção, mas a rebeldia objetivamente contrária à precarização do ensino público no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPROFGEOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleCaixa de areia 3.0 com realidade aumentada para o ensino por práticas de geografia de temáticas físico-naturaispt_BR
dc.date.issued2024-08-15
dc.description.abstractPractical didactic activities can incorporate the integration of Augmented Reality (AR) technology into Geography Education, serving as an alternative strategy for engaging both students and teachers in the active study of physical-natural themes related to geographic space. As is traditional in the discipline, promoting a sensory and interactive connection between students and the content to be taught helps build a favorable structure within schools for the scientific production and learning of knowledge. From this perspective, this research proposed adapting and utilizing this type of technology to create a didactic tool aligned with the Geography Education curriculum. Therefore, the main objective was to develop a "3.0 Augmented Reality Sandbox" to promote Geography Education. The methodology referenced the construction and use of the sandbox in Geography lessons with middle school students (Final Years) at José Mesquita Municipal School, located in the rural area of Macaíba (State of Rio Grande do Norte, Brazil). In dialogue with the tradition, the product of this project enhanced the "Geological Board" (popularized by Raja Gabaglia in the 1920s) by associating it with the current (2024) version of the Augmented Reality Sandbox (AR Sandbox). Both projects serve as the foundation for a new version called the "3.0 Augmented Reality Sandbox," as it is an improved combination capable of simulating a broader range of known lithospheric and hydrospheric phenomena from previous models. This update brings innovation by simultaneously simulating atmospheric phenomena, providing a holistic perspective on the physical-natural themes of geographic space. The results indicate that this integration of Augmented Reality into Geography Education has the potential to transform essentially traditional pedagogical activities into genuinely practical lessons, requiring both students and teachers to engage in constant reinvention, as well as a rebellion that objectively opposes the deterioration of public education in Brazil.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40916
dc.date.accessioned2025-03-07T13:44:21Z
dc.date.available2025-03-07
dc.date.available2025-03-07T13:44:21Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectTemáticas físico-naturais do Espaço Geográficopt_BR
dc.subjectRealidade Aumentadapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografia por meio de práticaspt_BR
dc.subjectPhysical-natural themes of Geographic Spacept_BR
dc.subjectAugmented Realitypt_BR
dc.subjectGeography Education through practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Luydh Marthnelly de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSandbox 3.0 with augmented reality for teaching by Geography practices of physical-natural themespt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Luydh Marthnelly de. Caixa de areia 3.0 com realidade aumentada para o ensino por práticas de geografia de temáticas físico-naturais. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:PROFGEO - Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUYDH MARTHNELLY DE SOUSA - DISSERTAÇÃO (PROFGEO) 2024.pdf4.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.