Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40914
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | LEITE JÚNIOR, M. S. | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0313950836126270 | |
dc.contributor.advisor1 | CARVALHO, José Ribamar Marques de. | |
dc.contributor.advisor1ID | CARVALHO, J. R. M. | |
dc.description.resumo | No âmbito dos regulamentos que regem o funcionamento da UFCG, foi possível encontrar em seu Estatuto (Resolução UFCG nº 05/2002) e em seu Regimento Interno (Resolução UFCG nº 04/2004) que, respectivamente, o Conselho Universitário e a Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira seriam os órgãos superiores responsáveis por aprovar a proposta orçamentária, o orçamento interno da UFCG, a abertura de créditos adicionais, bem como a prestação de contas anual do reitor, ouvido o Conselho Curador. Ao mesmo tempo, só foi possível encontrar a Resolução nº 01/2004, que aprovou o Orçamento Interno da UFCG, para o exercício financeiro de 2004, sendo que nenhum outro documento de mesmo teor foi publicado posteriormente. Já segundo o Regimento da Reitoria (Resolução UFCG nº 06/2005), cabe à Secretaria de Planejamento e Orçamento (SEPLAN) a responsabilidade quanto à elaboração do planejamento orçamentário da instituição. Todavia, o que se percebe na prática é que a UFCG vem adotando o histórico dos últimos anos como forma de definir a distribuição do orçamento anual de suas unidades acadêmicas e administrativas, em detrimento da formulação de um método baseado em critérios objetivos e técnicos, o que pode gerar risco de comprometimento da eficiência na aplicação de seus recursos orçamentários. Apesar de haver metodologias que foram desenvolvidas para dar suporte ao processo de distribuição e alocação de recursos públicos no âmbito das IFES, a exemplo dos indicadores quantitativos e qualitativos utilizados pelo MEC na matriz OCC, entende-se que existem lacunas a serem preenchidas, como a utilização de indicadores ou métodos que busquem diminuir as possíveis distorções no rateio do orçamento, ou seja, a ausência de uma metodologia que possa ser considerada prática o suficiente e capaz de englobar várias dimensões e indicadores, por meio da inserção dos gestores da instituição na ponderação e hierarquização das variáveis, como forma de propor um modelo de distribuição orçamentária interna mais eficiente e alinhada às necessidades locais de cada unidade organizacional. | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Administração pública | pt_BR |
dc.audience.educationlevel | Mestrado | pt_BR |
dc.title | Relatório técnico – proposta para implantação: metodologia de distribuição orçamentária para instituições federais de ensino superior através da análise fatorial. | pt_BR |
dc.advisor1 | CARVALHO, José Ribamar Marques de. | |
dc.contributor.advisor1ILattes | http://lattes.cnpq.br/6335184086197610 | |
dc.date.issued | 2023-12-06 | |
dc.description.abstract | Within the scope of the regulations governing the operation of UFCG, it was possible to find in its Statute (UFCG Resolution No. 05/2002) and in its Internal Regulations (UFCG Resolution No. 04/2004) that, respectively, the University Council and the Higher Chamber of Administrative-Financial Management would be the highest bodies responsible for approving the budget proposal, the internal budget of UFCG, the opening of additional credits, as well as the annual financial report of the rector, after consulting the Board of Trustees. At the same time, it was only possible to find Resolution No. 01/2004, which approved the Internal Budget of UFCG for the financial year of 2004, and no other document of the same content was published subsequently. According to the Rector's Regulations (UFCG Resolution No. 06/2005), the Planning and Budget Secretariat (SEPLAN) is responsible for preparing the institution's budget planning. Although there are methodologies that have been developed to support the process of distributing and allocating public resources within the scope of the IFES, such as the quantitative and qualitative indicators used by the MEC in the OCC matrix, it is understood that there are gaps to be filled, such as the use of indicators or methods that seek to reduce possible distortions in the budget allocation, that is, the absence of a methodology that can be considered practical enough and capable of encompassing several dimensions and indicators, through the inclusion of the institution's managers in the weighting and hierarchization of variables, as a way of proposing a more efficient internal budget distribution model aligned with the local needs of each organizational unit. | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40914 | |
dc.date.accessioned | 2025-03-07T01:18:19Z | |
dc.date.available | 2025-03-06 | |
dc.date.available | 2025-03-07T01:18:19Z | |
dc.type | Outro | pt_BR |
dc.subject | Distribuição orçamentária interna | pt_BR |
dc.subject | Instituições Federais de Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Análise fatorial | pt_BR |
dc.subject | Método varimax | pt_BR |
dc.subject | Indicadores orçamentários institucionais | pt_BR |
dc.subject | Necessidade local das unidades organizacionais | pt_BR |
dc.subject | Internal budget distribution | pt_BR |
dc.subject | Federal Higher Education Institutions | pt_BR |
dc.subject | Factor analysis | pt_BR |
dc.subject | Varimax method | pt_BR |
dc.subject | Institutional budget indicators | pt_BR |
dc.subject | Local need of organizational units | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LEITE JÚNIOR, Marconi da Silva. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Technical report – proposal for implementation: budget distribution methodology for federal higher education institutions through factor analysis. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LEITE JÚNIOR, Marconi da Silva. Relatório técnico – proposta para implantação: metodologia de distribuição orçamentária para instituições federais de ensino superior através da análise fatorial. 2023. 18f. Relatório Técnico (Mestrado em Administração Pública - PROFIAP) - Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, Sousa - PB - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40914 | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Administração Públicas - Produtos técnicos, cartilhas recursos didáticos etc... |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Marconi da Silva Leite Júnior - PTT PROFIAP CCJS 2023.pdf | Marconi da Silva Leite Júnior - PTT PROFIAP CCJS 2023 | 960.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.