Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40914
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLEITE JÚNIOR, M. S.
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0313950836126270
dc.contributor.advisor1CARVALHO, José Ribamar Marques de.
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, J. R. M.
dc.description.resumoNo âmbito dos regulamentos que regem o funcionamento da UFCG, foi possível encontrar em seu Estatuto (Resolução UFCG nº 05/2002) e em seu Regimento Interno (Resolução UFCG nº 04/2004) que, respectivamente, o Conselho Universitário e a Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira seriam os órgãos superiores responsáveis por aprovar a proposta orçamentária, o orçamento interno da UFCG, a abertura de créditos adicionais, bem como a prestação de contas anual do reitor, ouvido o Conselho Curador. Ao mesmo tempo, só foi possível encontrar a Resolução nº 01/2004, que aprovou o Orçamento Interno da UFCG, para o exercício financeiro de 2004, sendo que nenhum outro documento de mesmo teor foi publicado posteriormente. Já segundo o Regimento da Reitoria (Resolução UFCG nº 06/2005), cabe à Secretaria de Planejamento e Orçamento (SEPLAN) a responsabilidade quanto à elaboração do planejamento orçamentário da instituição. Todavia, o que se percebe na prática é que a UFCG vem adotando o histórico dos últimos anos como forma de definir a distribuição do orçamento anual de suas unidades acadêmicas e administrativas, em detrimento da formulação de um método baseado em critérios objetivos e técnicos, o que pode gerar risco de comprometimento da eficiência na aplicação de seus recursos orçamentários. Apesar de haver metodologias que foram desenvolvidas para dar suporte ao processo de distribuição e alocação de recursos públicos no âmbito das IFES, a exemplo dos indicadores quantitativos e qualitativos utilizados pelo MEC na matriz OCC, entende-se que existem lacunas a serem preenchidas, como a utilização de indicadores ou métodos que busquem diminuir as possíveis distorções no rateio do orçamento, ou seja, a ausência de uma metodologia que possa ser considerada prática o suficiente e capaz de englobar várias dimensões e indicadores, por meio da inserção dos gestores da instituição na ponderação e hierarquização das variáveis, como forma de propor um modelo de distribuição orçamentária interna mais eficiente e alinhada às necessidades locais de cada unidade organizacional.
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração públicapt_BR
dc.audience.educationlevelMestradopt_BR
dc.titleRelatório técnico – proposta para implantação: metodologia de distribuição orçamentária para instituições federais de ensino superior através da análise fatorial.pt_BR
dc.advisor1CARVALHO, José Ribamar Marques de.
dc.contributor.advisor1ILatteshttp://lattes.cnpq.br/6335184086197610
dc.date.issued2023-12-06
dc.description.abstractWithin the scope of the regulations governing the operation of UFCG, it was possible to find in its Statute (UFCG Resolution No. 05/2002) and in its Internal Regulations (UFCG Resolution No. 04/2004) that, respectively, the University Council and the Higher Chamber of Administrative-Financial Management would be the highest bodies responsible for approving the budget proposal, the internal budget of UFCG, the opening of additional credits, as well as the annual financial report of the rector, after consulting the Board of Trustees. At the same time, it was only possible to find Resolution No. 01/2004, which approved the Internal Budget of UFCG for the financial year of 2004, and no other document of the same content was published subsequently. According to the Rector's Regulations (UFCG Resolution No. 06/2005), the Planning and Budget Secretariat (SEPLAN) is responsible for preparing the institution's budget planning. Although there are methodologies that have been developed to support the process of distributing and allocating public resources within the scope of the IFES, such as the quantitative and qualitative indicators used by the MEC in the OCC matrix, it is understood that there are gaps to be filled, such as the use of indicators or methods that seek to reduce possible distortions in the budget allocation, that is, the absence of a methodology that can be considered practical enough and capable of encompassing several dimensions and indicators, through the inclusion of the institution's managers in the weighting and hierarchization of variables, as a way of proposing a more efficient internal budget distribution model aligned with the local needs of each organizational unit.
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40914
dc.date.accessioned2025-03-07T01:18:19Z
dc.date.available2025-03-06
dc.date.available2025-03-07T01:18:19Z
dc.typeOutropt_BR
dc.subjectDistribuição orçamentária internapt_BR
dc.subjectInstituições Federais de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectAnálise fatorialpt_BR
dc.subjectMétodo varimaxpt_BR
dc.subjectIndicadores orçamentários institucionaispt_BR
dc.subjectNecessidade local das unidades organizacionaispt_BR
dc.subjectInternal budget distributionpt_BR
dc.subjectFederal Higher Education Institutionspt_BR
dc.subjectFactor analysispt_BR
dc.subjectVarimax methodpt_BR
dc.subjectInstitutional budget indicatorspt_BR
dc.subjectLocal need of organizational unitspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEITE JÚNIOR, Marconi da Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTechnical report – proposal for implementation: budget distribution methodology for federal higher education institutions through factor analysis.pt_BR
dc.identifier.citationLEITE JÚNIOR, Marconi da Silva. Relatório técnico – proposta para implantação: metodologia de distribuição orçamentária para instituições federais de ensino superior através da análise fatorial. 2023. 18f. Relatório Técnico (Mestrado em Administração Pública - PROFIAP) - Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, Sousa - PB - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40914pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Públicas - Produtos técnicos, cartilhas recursos didáticos etc...

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marconi da Silva Leite Júnior - PTT PROFIAP CCJS 2023.pdfMarconi da Silva Leite Júnior - PTT PROFIAP CCJS 2023960.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.