Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40907
Title: A ampliação da jornada da educação escolarizada em Parari-PB: aspectos infraestuturais e organização do trabalho pedagógico.
Other Titles: The expansion of the school education journey in Parari-PB: infrastructural aspects and organization of pedagogical work.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria José Lima da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Filipe Gervásio Pinto.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Isaac Alexandre da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Kátia Ramos.
Keywords: Educação integral;Infraestrutura educacional – escola integral;Organização do trabalho pedagógico;Escola Cidadã Integral jairo Aires Caluête – Parari-PB;Parari-PB – educação em tempo integral;Comprehensive education;Educational infrastructure – full-time school;Organization of pedagogical work;Jairo Aires Integral Citizen School Caluête – Parari-PB;Parari-PB – full-time education
Issue Date: 12-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria José Lima da. A ampliação da jornada da educação escolarizada em Parari-PB: aspectos infraestuturais e organização do trabalho pedagógico.2024. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40907
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho monográfico intitulado “A ampliação da Jornada da Educação Escolarizada em Parari-PB: Aspectos Infraestruturais e Organização do Trabalho Pedagógico”, exprime como objeto de estudo a ampliação da jornada escolar na Escola Cidadã Integral Jairo Aires Caluête no município de Parari-PB no contexto da Educação Integral, discutindo seus desafios infraestruturais, organizacionais e pedagógicos. A pesquisa utiliza abordagem documental e de campo, analisando dados coletados através de um questionário aplicado com professores e gestores da escola. A pesquisa contextualiza historicamente a expansão do tempo escolar no Brasil e sua relação com políticas educacionais como a BNCC e a Reforma do Ensino Médio. Evidencia a falta de adaptação da infraestrutura escolar para o modelo integral, com problemas como ausência de refeitório, falta de climatização de espaços de lazer e de descanso para alunos. Além disso, aponta dificuldades na organização do trabalho pedagógico, incluindo a sobrecarga dos professores, falta de formação continuada e desmotivação dos alunos. A pesquisa aborda os itinerários formativos e a redução da carga horária das disciplinas tradicionais do currículo, como sendo mudanças pedagógicas que comprometerem a aprendizagem. Conclui-se assim que a implementação da Educação Integral na escola investigada enfrenta problemas estruturais e pedagógicos que impactam de forma limitante no processo ensino aprendizagem, o qual tem se tornado cada vez mais desafiador em meio ao novo modelo de Ensino Integral amplamente implantado no Brasil.
Abstract: The monographic work titled “The Expansion of the Schooling Journey in Parari-PB: Infrastructure Aspects and Organization of Pedagogical Work” presents as its object of study the extension of the school day at Escola Cidadã Integral Jairo Aires Caluête in the municipality of Parari-PB within the context of Integral Education, discussing its infrastructural, organizational, and pedagogical challenges. The research employs a documentary and field approach, analyzing data collected through a questionnaire applied to teachers and school administrators. The study historically contextualizes the expansion of school hours in Brazil and its relation to educational policies such as the BNCC (National Common Curricular Base) and the High School Reform. It highlights the lack of adaptation of school infrastructure to the integral model, with issues such as the absence of a cafeteria, lack of air conditioning in leisure spaces, and the absence of resting areas for students. Additionally, it points out difficulties in the organization of pedagogical work, including teacher overload, lack of continuous training, and student demotivation. The research addresses formative itineraries and the reduction of class hours for traditional curriculum subjects as pedagogical changes that compromise learning. It concludes that the implementation of Integral Education in the investigated school faces structural and pedagogical issues that significantly impact the teaching-learning process, making it increasingly challenging within the new Integral Education model widely implemented in Brazil.
Keywords: Educação integral
Infraestrutura educacional – escola integral
Organização do trabalho pedagógico
Escola Cidadã Integral jairo Aires Caluête – Parari-PB
Parari-PB – educação em tempo integral
Comprehensive education
Educational infrastructure – full-time school
Organization of pedagogical work
Jairo Aires Integral Citizen School Caluête – Parari-PB
Parari-PB – full-time education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40907
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSÉ LIMA DA SILVA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfMaria José Lima da Silva - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024712.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.