Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40822
Title: Relatos e memórias discentes na Especialização em Educação Contextualzada para a Convivência com o Semiárido do CDSA/UFCG.
Other Titles: Reports and memories of students in the Specialization in Contextualized Education for Coexistence with the Semi-Arid Region of CDSA/UFCG.
???metadata.dc.creator???: MENEZES, Laís Cordeiro de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BEZERRA, Vinícius Ramos.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, Leandro de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
Keywords: Memórias discentes;Curso de Especialização em Educação contextualizada – CDSA/UFCG;Trajetória formativa;Perspectiva discente;Currículo – curso de especialização;Student memories;Training trajectory;Student perspective;Curriculum – specialization course
Issue Date: 20-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MENEZES, Laís Cordeiro de. Relatos e memórias discentes na Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do CDSA/UFCG. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40822
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho "Relatos e memórias discentes na Especialização em Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido do CDSA/UFCG" explora a formação continuada de uma cursista nesta especialização, que é focada na convivência com o semiárido brasileiro. Os principais objetivos incluem, objetivo geral: Analisar como a especialização contribuiu para a formação profissional da educadora, destacando a importância de uma educação alinhada com a realidade do semiárido. Quanto aos objetivos específicos: (1) relatar experiências pedagógicas presentes em cada módulo da especialização; (2) descrever as metodologias e práticas utilizadas em cada módulo da especialização, pois essas experiências são fundamentais para entender como a educação contextualizada se materializa no cotidiano escolar. (3) destacar as contribuições da educação contextualizada, visto que a educação contextualizada tem um impacto significativo nos saberes e fazeres dos docentes; (4) destacar teóricos da educação contextualizada, a fim de analisar contribuições de teóricos como Paulo Freire, Miguel Arroyo e Vera Candau que enfatizam a importância de uma educação ligada ao contexto vivido pelos alunos. O estudo destaca vários teóricos que fundamentam a educação contextualizada, comentando suas contribuições e contextualizando-as na prática educacional. As referências teóricas são essenciais para mostrar a importância de integrar conhecimentos locais e práticas pedagógicas na formação de educadores. O texto apresenta uma análise detalhada e fundamentada sobre a relevância da educação contextualizada na formação continuada de educadores. Ao utilizar as experiências pedagógicas da cursista como base para a discussão, o estudo oferece uma perspectiva prática e concreta da aplicação dos conceitos teóricos na realidade do semiárido. A metodologia está pautada na análise das ementas e das atividades propostas, é robusta e permite uma compreensão profunda das práticas educativas. A inclusão de teóricos como Freire, Arroyo e Candau adiciona um valor significativo ao texto, pois eles fornecem uma base teórica sólida que reforça a importância de contextualizar a educação. Em síntese, o texto contribui de forma significativa para a discussão sobre a formação continuada contextualizada, destacando sua importância e impacto positivo na educação do semiárido. Ao promover uma educação que dialoga com a realidade local, o estudo aponta caminhos para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas, relevantes e eficazes.
???metadata.dc.description.resumen???: El trabajo "Relatos y memorias de estudiantes de la Especialización en Educación Contextualizada para la convivencia con el Semiárido del CDSA/UFCG" explora la formación continua de un estudiante de esta especialización, que tiene como foco la convivencia con el Semiárido brasileño. . Los principales objetivos incluyen, objetivo general: Analizar cómo la especialización contribuyó a la formación profesional del educador, resaltando la importancia de una educación alineada con la realidad de la región semiárida. Respecto a los objetivos específicos: (1) reportar experiencias pedagógicas presentes en cada módulo de especialización; (2) describir las metodologías y prácticas utilizadas en cada módulo de especialización, ya que estas experiencias son fundamentales para comprender cómo la educación contextualizada se materializa en la vida escolar cotidiana. (3) resaltar las contribuciones de la educación contextualizada, ya que la educación contextualizada tiene un impacto significativo en el conocimiento y las prácticas de los docentes; (4) resaltar a los teóricos de la educación contextualizada, para analizar aportes de teóricos como Paulo Freire, Miguel Arroyo y Vera Candau que enfatizan la importancia de una educación vinculada al contexto vivido por los estudiantes. El estudio destaca varios teóricos que apoyan la educación contextualizada, comentando sus aportes y contextualizándolos en la práctica educativa. Los referentes teóricos son fundamentales para mostrar la importancia de integrar conocimientos y prácticas pedagógicas locales en la formación de educadores. El texto presenta un análisis detallado y fundamentado de la relevancia de la educación contextualizada en la formación continua de los educadores. Utilizando las experiencias pedagógicas de los participantes del curso como base de discusión, el estudio ofrece una perspectiva práctica y concreta sobre la aplicación de conceptos teóricos en la realidad de la región semiárida. La metodología, basada en el análisis de los programas de estudio y las actividades propuestas, es robusta y permite una comprensión profunda de las prácticas educativas. La inclusión de teóricos como Freire, Arroyo y Candau agrega un valor significativo al texto, ya que brindan una base teórica sólida que refuerza la importancia de contextualizar la educación. En resumen, el texto contribuye significativamente a la discusión sobre la educación continua contextualizada, destacando su importancia e impacto positivo en la educación en la región semiárida. Al promover una educación que dialoga con la realidad local, el estudio señala formas de construir prácticas pedagógicas más inclusivas, relevantes y efectivas.
Keywords: Memórias discentes
Curso de Especialização em Educação contextualizada – CDSA/UFCG
Trajetória formativa
Perspectiva discente
Currículo – curso de especialização
Student memories
Training trajectory
Student perspective
Curriculum – specialization course
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40822
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAÍS CORDEIRO DE MENEZES - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfLaís Cordeiro de Menezes. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024748.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.