Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40661
Title: | Ensino de História e cultura afro-brasileira no ensino fundamental da Escola Amara Cavalcante Wanderlei de Santa Luzia do Cariri – Serra Branca - PB. |
Other Titles: | Teaching of Afro-Brazilian history and culture in elementary school at the Amara Cavalcante Wanderlei School in Santa Luzia do Cariri – Serra Branca - PB. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Orrely Messias. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | NOGUEIRA, Rosicreide Soares. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
Keywords: | Ensino de História;Cultura afr-brasileira;Escola Amara Cavalcante Wanderlei – Serra Branca - PB;Educação contextualizada;Lei 10.639/2023;Educação contextualizada |
Issue Date: | 10-Feb-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Orrely Messias. Ensino de História e cultura afro-brasileira no ensino fundamental da Escola Amara Cavalcante Wanderlei de Santa Luzia do Cariri – Serra Branca - PB. 2025. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2025.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40661 |
???metadata.dc.description.resumo???: | No decorrer da História da formação do território brasileiro a experiência de africanos e seus descendentes vem sendo consolidada através de luta e resistência. Mesmo diante da capacidade de resistir junto ao processo de colonização que perdura até os dias atuais por meio da colonialidade. Entendemos que mesmo diante de toda a resistência esses processos ainda não temos uma viabilização da História e Cultura Afro no Brasil, que mesmo com a Lei 10.639/03 ainda encontramos resistência para adentrarmos o contexto escolar, ou seja, apesar da cultura brasileira ser imensamente negra, o mesmo não se pode dizer da cidadania. O preconceito racial, a intolerância à diferença, e até mesmo, a recusa de aceitar as origens étnicas do Brasil são obstáculos para que os professores possam desenvolver um trabalho eficaz para o combate ao racismo. Por esse motivo, nosso trabalho faz parte da análise reflexiva tendo por base a Lei 10.639/03, que parte da necessidade de entender como ocorre o ensino de História Afro Brasileira na Escola Amaral Cavalcante localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri, município Serra Branca-PB. Para este trabalho abordamos o pressuposto da pesquisa qualitativa ao entendemos que a pesquisa qualitativa tem sua investigação voltada de forma mais ampla para vida social suas vivências e práticas do cotidiano que nos levam a uma reflexão investigativa (Richardson, 2009). O objetivo geral deste trabalho é entender como ocorre o ensino de História e Cultura – Afro – Brasileira na Escola Amara Cavalcante Wanderlei. Como objetivo específico: entender como os professores trabalham essa temática em sala de aula. O ensino de História e cultura Afro Brasileira é determinante no combate ao racismo na escola e principalmente na sociedade. Abordar a temática é uma forma de ensinar as crianças a respeitar uns aos outros, e ver que a história da pessoa negra/preta é importante e que a população escravizada que foi trazida da África para serem escravizados no Brasil, construíram a nação não só pela força de trabalho, trouxeram cultura, literatura, culinária e toda sua arte, e assim diante desse conhecimento a criança entenda o valor da pessoa negra/preta enxergando- a não como ser inferior às demais, mas como sujeito de conhecimento. |
???metadata.dc.description.resumen???: | Throughout the history of the formation of the Brazilian territory, the experience of Africans and their descendants has been consolidated through struggle and resistance. Even in the face of the capacity to resist the colonization process that continues to this day through coloniality. We understand that even in the face of all the resistance to these processes, we still do not have a viable Afro History and Culture in Brazil, and that even with Law 10.639/03, we still encounter resistance to entering the school context. In other words, despite Brazilian culture being immensely black, the same cannot be said of citizenship. Racial prejudice, intolerance of difference, and even the refusal to accept Brazil's ethnic origins are obstacles to teachers being able to develop effective work to combat racism. For this reason, our work, based on a reflective analysis based on Law 10.639/03, is based on the need to understand how Afro-Brazilian History is taught at the Amaral Cavalcante School located in the district of Santa Luzia do Cariri, municipality of Serra Branca-PB. For this work, we address the premise of qualitative research by understanding that qualitative research has its investigation focused more broadly on social life, its experiences and daily practices that lead us to an investigative reflection (Richardson, 2009). The general objective of this work is to understand how the teaching of Afro-Brazilian History and Culture occurs at the Amara Cavalcante Wanderlei School. As a specific objective: to understand how teachers work with this theme in the classroom. The teaching of Afro-Brazilian History and Culture is crucial in combating racism in schools and especially in society. Addressing the theme is a way of teaching children to respect each other, and to see that the history of black people is important and that the enslaved population that was brought from Africa to be enslaved in Brazil built the nation not only through labor, but brought culture, literature, cuisine and all their art, and thus, through this knowledge, the child understands the value of black people, seeing them not as being inferior to others, but as subjects of knowledge. |
Keywords: | Ensino de História Cultura afr-brasileira Escola Amara Cavalcante Wanderlei – Serra Branca - PB Educação contextualizada Lei 10.639/2023 Educação contextualizada |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40661 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ORRELY MESSIAS OLIVEIRA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALZIADA CDSA 2025.pdf | Orrely Messias Oliveira - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2025 | 771.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.