Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40608
Title: | História e música afro-brasileira: reflexões sobre a música como instrumento para o ensino de história. |
Other Titles: | Afro-Brazilian history and music: reflections on music as an instrument for teaching history. |
???metadata.dc.creator???: | SOUZA, Rafael Dalyson dos Santos. LÔBO, Isamarc Gonçalves. |
Keywords: | História e música afro-brasileira;Música afro-brasileira e História;Ensino de História;Música afro-brasileira como recurso didático;Metodologias com música - ensino de História;Afro-Brazilian history and music;Afro-Brazilian music and history;History teaching;Afro-Brazilian music as a teaching resource;Methodologies with music - History teaching |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUZA, Rafael Dalyson dos Santos; LÔBO, Isamarc Gonçalves. História e música afro-brasileira: reflexões sobre a música como instrumento para o ensino de história. In: VIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - REFLEXÕES IDENTITÁRIAS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES COTIDIANAS. 8., 2016, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2017. SC 05: Ensino, produção do saber e epistemologia. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40608 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho se dirige a pensar metodologias que possam beneficiar o ensino de história a partir das músicas Afro-brasileiras. A partir dos seguintes questionamentos: Como realizar um ensino reflexivo a partir da utilização de músicas? E como incentivar o interesse pela cultura Afro-Brasileira a partir das músicas? E ainda, como as leis que asseguram o ensino da cultura Afro podem se dar através destes meios? Para isto, uma figura que se apresentou no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, chamou-nos a atenção; Wilson Simonal. Utilizamos de sua figura, influente nestas décadas, inclusive fora do Brasil, para lançar reflexões sobre como utilizar a sua música “Tributo a Martin Luther King” para o estudo da Cultura Afro-Brasileira. No entanto, deve-se atentar para a multiplicidade de temas que o seu trabalho suscita, nos cabendo focar apenas na sua contribuição para a cultura Afro-Brasileira. |
Keywords: | História e música afro-brasileira Música afro-brasileira e História Ensino de História Música afro-brasileira como recurso didático Metodologias com música - ensino de História Afro-Brazilian history and music Afro-Brazilian music and history History teaching Afro-Brazilian music as a teaching resource Methodologies with music - History teaching |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40608 |
Appears in Collections: | SC 05 - Ensino, Produção do Saber e Epistemologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HISTÓRIA E MÚSICA AFRO-BRASILEIRA - VIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - SC05 CFP 2016.pdf | História e música afro-brasileira: reflexões sobre a música como instrumento para o ensino de história. - VIII Semana Nacional de História - SC05 CFP 2016 | 260.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.