Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40608
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho se dirige a pensar metodologias que possam beneficiar o ensino de história a partir das músicas Afro-brasileiras. A partir dos seguintes questionamentos: Como realizar um ensino reflexivo a partir da utilização de músicas? E como incentivar o interesse pela cultura Afro-Brasileira a partir das músicas? E ainda, como as leis que asseguram o ensino da cultura Afro podem se dar através destes meios? Para isto, uma figura que se apresentou no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, chamou-nos a atenção; Wilson Simonal. Utilizamos de sua figura, influente nestas décadas, inclusive fora do Brasil, para lançar reflexões sobre como utilizar a sua música “Tributo a Martin Luther King” para o estudo da Cultura Afro-Brasileira. No entanto, deve-se atentar para a multiplicidade de temas que o seu trabalho suscita, nos cabendo focar apenas na sua contribuição para a cultura Afro-Brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.titleHistória e música afro-brasileira: reflexões sobre a música como instrumento para o ensino de história.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40608-
dc.date.accessioned2025-02-20T22:07:17Z-
dc.date.available2025-02-20-
dc.date.available2025-02-20T22:07:17Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectHistória e música afro-brasileirapt_BR
dc.subjectMúsica afro-brasileira e Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMúsica afro-brasileira como recurso didáticopt_BR
dc.subjectMetodologias com música - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian history and musicpt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian music and historypt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian music as a teaching resourcept_BR
dc.subjectMethodologies with music - History teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Rafael Dalyson dos Santos.-
dc.creatorLÔBO, Isamarc Gonçalves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAfro-Brazilian history and music: reflections on music as an instrument for teaching history.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Rafael Dalyson dos Santos; LÔBO, Isamarc Gonçalves. História e música afro-brasileira: reflexões sobre a música como instrumento para o ensino de história. In: VIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - REFLEXÕES IDENTITÁRIAS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES COTIDIANAS. 8., 2016, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2017. SC 05: Ensino, produção do saber e epistemologia. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40608pt_BR
dc.contributor.eventVIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - REFLEXÕES IDENTITÁRIAS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES COTIDIANAS.-
Appears in Collections:SC 05 - Ensino, Produção do Saber e Epistemologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HISTÓRIA E MÚSICA AFRO-BRASILEIRA - VIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - SC05 CFP 2016.pdfHistória e música afro-brasileira: reflexões sobre a música como instrumento para o ensino de história. - VIII Semana Nacional de História - SC05 CFP 2016260.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.