Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40533
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMONTEIRO, R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Erivan.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1339301590700551pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Leandro de Sousa.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5039-523Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0393416173314443pt_BR
dc.contributor.referee2ALENCAR, Alisson Clauber Mendes.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8242-1818pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.description.resumoO trabalho parte da seguinte questão de pesquisa: “Como potencializar a mediação de leitura em voz com apoio de múltiplos estímulos sensoriais com uma turma de PRE I? Pela mediação do cordel “A bagunça dos brinquedos”, em que há uma relação interativa entre a leitura e a manipulação de brinquedos. Trabalhar o cordel A Bagunça dos Brinquedos (2014) de Mariane Bígio na educação infantil é uma oportunidade valiosa e poderosa para promover a organização, responsabilidade e valorização cultural. A mediação de leitura em voz alta deste cordel infantil pode se tornar uma ferramenta multifacetada de aprendizado, combinando diversão, cultura e educação prática. O trabalho, portanto, apresenta um relato da experiência de mediação de leitura do cordel juntamente com a sistematização da experiência por meio de uma sequência didática, com intuito de servir de recurso didático de apoio para outros professores da educação infantil. O objetivo geral foi estimular a imaginação mediante a leitura em voz alta associada a estímulos visuais e físicos através de brinquedos, a fim de proporcionar aos alunos uma experiência lúdica e brincante com a leitura. Foi escolhida a turma do Pré I da Escola E.M.E.I José Henrique Neto, situada no município de Zabelê-PB, para realização dessa atividade de intervenção. O uso do cordel A Bagunça dos Brinquedos na educação infantil se mostrou uma ferramenta eficaz para o ensinar brincando. O impacto positivo do cordel se estendeu além da sala de aula, envolvendo toda a comunidade escolar. A participação dos pais nas atividades e o reforço das lições de organização em casa criaram um ambiente de aprendizagem mais integrado e colaborativo. O trabalho tomou como referência autores como Huizinga (1980), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2024) e Parreiras (2012).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleO aprender brincando pela mediação do cordel “A bagunça dos brinquedos” com estudantes do Pré I em escola municipal de Zabelê-PB.pt_BR
dc.date.issued2024-11-28-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40533-
dc.date.accessioned2025-02-19T21:25:15Z-
dc.date.available2025-02-19-
dc.date.available2025-02-19T21:25:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectBrincadeira e educação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectPrática de leitura criativapt_BR
dc.subjectEducação Contextualizadapt_BR
dc.subjectPlayful educationpt_BR
dc.subjectPlay and early childhood educationpt_BR
dc.subjectCordel literaturept_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectReader trainingpt_BR
dc.subjectCreative reading practicept_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMONTEIRO, Rejane Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLearning through play through the mediation of the cordel “A bagunça dos brinquedos” with students from Pre-I in a municipal school in Zabelê-PB.pt_BR
dc.identifier.citationMONTEIRO, Rejane Souza. O aprender brincando pela mediação do cordel “A bagunça dos brinquedos” com estudantes do Pré I em escola municipal de Zabelê-PB. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40533pt_BR
dc.description.resumenEl trabajo se basa en la siguiente pregunta de investigación: “¿Cómo potenciar la mediación de la lectura en voz con el apoyo de múltiples estímulos sensoriales con una clase PRE I? A través de la mediación del cordel “El lío de los juguetes”, en el que existe una relación interactiva entre la lectura y la manipulación de los juguetes. Trabajar con el cordel A Bagunça dos Brinquedos (2014) de Mariane Bígio en educación infantil es una oportunidad valiosa y poderosa para promover la organización, la responsabilidad y la apreciación cultural. Leer en voz alta este cordel infantil puede convertirse en una herramienta de aprendizaje multifacética, combinando diversión, cultura y educación práctica. El trabajo, por tanto, presenta un relato sobre la experiencia de mediación de la lectura del cordel junto con la sistematización de la experiencia a través de una secuencia didáctica, con el objetivo de servir como recurso didáctico de apoyo para otros docentes de educación infantil. El objetivo general fue estimular la imaginación a través de la lectura en voz alta asociada a estímulos visuales y físicos a través de juguetes, con el fin de brindar a los estudiantes una experiencia lúdica y lúdica con la lectura. La clase Pre I de la Escola E.M.E.I José Henrique Neto, ubicada en el municipio de Zabelê-PB, fue elegida para realizar esta actividad de intervención. El uso del hilo de A Bagunça dos Brinquedos en la educación infantil demostró ser una herramienta eficaz para la enseñanza a través del juego. El impacto positivo del cordel se extendió más allá del aula, involucrando a toda la comunidad escolar. La participación de los padres en las actividades y el refuerzo de las lecciones de organización en el hogar crearon un ambiente de aprendizaje más integrado y colaborativo. El trabajo tomó como referencia autores como Huizinga (1980), Dolz, Noverraz y Schneuwly (2024) y Parreiras (2012).pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REJANE SOUZA MONTEIRO - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfRejane Souza Monteiro - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.