Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40528
Title: Entre arpejos e ampulhetas: a música no ensino de história do Brasil no IFPB campus Itaporanga.
Other Titles: Between arpeggios and hourglasses: music in the teaching of Brazilian history at IFPB Itaporanga campus.
???metadata.dc.creator???: ALES, José Maxsuel Lourenço.
Keywords: Música e ensino de História;Música como recurso didático - ensino de História;História e música;História colonial;Estratégias didáticas;Ensino de História;Sequência didática - História do Brasil colonial;Music and teaching History;Music as a teaching resource - teaching History;History and music;Colonial history;Teaching strategies;History teaching;Teaching sequence - History of colonial Brazil
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALES, José Maxsuel Lourenço. Entre arpejos e ampulhetas: a música no ensino de história do Brasil no IFPB campus Itaporanga. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 04: Ensino de História e Linguagens Pedagógicas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40528
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho, discutimos a experiência de ensino aprendizagem através de uma sequência didática sobre a história do Brasil colonial, especialmente a respeito do recorte ameríndio, e suas heranças contemporâneas. Ele se deu a partir do estudo, em sala de aula, de duas canções: O que foi feito devera (de Vera), de Fernando Brandt, Marcio Borges e Milton Nascimento e Um índio, de Caetano Veloso. As canções foram analisadas e interpeladas tanto pelos dados historiográficos recorrentes sobre o conteúdo, quanto pela consulta das informações oficiais sobre a política indigenista atual no site da Funai. Para a operacionalização das suturas entre textos de origens distintas utilizamos o aparato conceitual da análise do discurso produzido por Chartier com os conceitos indissociáveis de práticas de leitura, apropriação e comunidades de leitores. Por fim, discutimos sobre a necessidade de entendermos a história vinculada ao seu presente, às questões políticas e culturais atuais, e, consequentemente, como uma produção perene.
Keywords: Música e ensino de História
Música como recurso didático - ensino de História
História e música
História colonial
Estratégias didáticas
Ensino de História
Sequência didática - História do Brasil colonial
Music and teaching History
Music as a teaching resource - teaching History
History and music
Colonial history
Teaching strategies
History teaching
Teaching sequence - History of colonial Brazil
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40528
Appears in Collections:ST 04 - Ensino de História e Linguagens Pedagógicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ MAXSUEL LOURENÇO ALVES - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST04 CFP 2018.pdfJosé Maxsuel Lourenço Alves. - X Semana Nacional de História - ST04 CFP 2018182.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.