Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40528
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNeste trabalho, discutimos a experiência de ensino aprendizagem através de uma sequência didática sobre a história do Brasil colonial, especialmente a respeito do recorte ameríndio, e suas heranças contemporâneas. Ele se deu a partir do estudo, em sala de aula, de duas canções: O que foi feito devera (de Vera), de Fernando Brandt, Marcio Borges e Milton Nascimento e Um índio, de Caetano Veloso. As canções foram analisadas e interpeladas tanto pelos dados historiográficos recorrentes sobre o conteúdo, quanto pela consulta das informações oficiais sobre a política indigenista atual no site da Funai. Para a operacionalização das suturas entre textos de origens distintas utilizamos o aparato conceitual da análise do discurso produzido por Chartier com os conceitos indissociáveis de práticas de leitura, apropriação e comunidades de leitores. Por fim, discutimos sobre a necessidade de entendermos a história vinculada ao seu presente, às questões políticas e culturais atuais, e, consequentemente, como uma produção perene.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
dc.titleEntre arpejos e ampulhetas: a música no ensino de história do Brasil no IFPB campus Itaporanga.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40528-
dc.date.accessioned2025-02-19T18:50:42Z-
dc.date.available2025-02-19-
dc.date.available2025-02-19T18:50:42Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMúsica e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectMúsica como recurso didático - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória e músicapt_BR
dc.subjectHistória colonialpt_BR
dc.subjectEstratégias didáticaspt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectSequência didática - História do Brasil colonialpt_BR
dc.subjectMusic and teaching Historypt_BR
dc.subjectMusic as a teaching resource - teaching Historypt_BR
dc.subjectHistory and musicpt_BR
dc.subjectColonial historypt_BR
dc.subjectTeaching strategiespt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectTeaching sequence - History of colonial Brazilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALES, José Maxsuel Lourenço.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBetween arpeggios and hourglasses: music in the teaching of Brazilian history at IFPB Itaporanga campus.pt_BR
dc.identifier.citationALES, José Maxsuel Lourenço. Entre arpejos e ampulhetas: a música no ensino de história do Brasil no IFPB campus Itaporanga. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 04: Ensino de História e Linguagens Pedagógicas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40528pt_BR
Appears in Collections:ST 04 - Ensino de História e Linguagens Pedagógicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ MAXSUEL LOURENÇO ALVES - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST04 CFP 2018.pdfJosé Maxsuel Lourenço Alves. - X Semana Nacional de História - ST04 CFP 2018182.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.