Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40528
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Neste trabalho, discutimos a experiência de ensino aprendizagem através de uma sequência didática sobre a história do Brasil colonial, especialmente a respeito do recorte ameríndio, e suas heranças contemporâneas. Ele se deu a partir do estudo, em sala de aula, de duas canções: O que foi feito devera (de Vera), de Fernando Brandt, Marcio Borges e Milton Nascimento e Um índio, de Caetano Veloso. As canções foram analisadas e interpeladas tanto pelos dados historiográficos recorrentes sobre o conteúdo, quanto pela consulta das informações oficiais sobre a política indigenista atual no site da Funai. Para a operacionalização das suturas entre textos de origens distintas utilizamos o aparato conceitual da análise do discurso produzido por Chartier com os conceitos indissociáveis de práticas de leitura, apropriação e comunidades de leitores. Por fim, discutimos sobre a necessidade de entendermos a história vinculada ao seu presente, às questões políticas e culturais atuais, e, consequentemente, como uma produção perene. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 10 | pt_BR |
dc.title | Entre arpejos e ampulhetas: a música no ensino de história do Brasil no IFPB campus Itaporanga. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40528 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T18:50:42Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19 | - |
dc.date.available | 2025-02-19T18:50:42Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Música e ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Música como recurso didático - ensino de História | pt_BR |
dc.subject | História e música | pt_BR |
dc.subject | História colonial | pt_BR |
dc.subject | Estratégias didáticas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática - História do Brasil colonial | pt_BR |
dc.subject | Music and teaching History | pt_BR |
dc.subject | Music as a teaching resource - teaching History | pt_BR |
dc.subject | History and music | pt_BR |
dc.subject | Colonial history | pt_BR |
dc.subject | Teaching strategies | pt_BR |
dc.subject | History teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching sequence - History of colonial Brazil | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALES, José Maxsuel Lourenço. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Between arpeggios and hourglasses: music in the teaching of Brazilian history at IFPB Itaporanga campus. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALES, José Maxsuel Lourenço. Entre arpejos e ampulhetas: a música no ensino de história do Brasil no IFPB campus Itaporanga. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 04: Ensino de História e Linguagens Pedagógicas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40528 | pt_BR |
Appears in Collections: | ST 04 - Ensino de História e Linguagens Pedagógicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSÉ MAXSUEL LOURENÇO ALVES - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST04 CFP 2018.pdf | José Maxsuel Lourenço Alves. - X Semana Nacional de História - ST04 CFP 2018 | 182.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.