Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40426
Title: UFCG e a problemática da ausência teórico-metodológica sobre educação especial e inclusiva no cerne do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em História.
Other Titles: UFCG and the problem of the theoretical-methodological absence on special and inclusive education at the heart of the pedagogical project of the Bachelor's Degree in History.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Francisca Gabriela.
NOBRE, Luciana Abrantes.
Keywords: Educação especial;Educação inclusiva;Licenciatura em História - UFCG;Inclusão;Formação de professores - História;Currículo - educação inclusiva;Special Education;Inclusive Education;Bachelor's Degree in History - UFCG;Inclusion;Teacher Training - History;Curriculum - Inclusive Education
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Francisca Gabriela; NOBRE, Luciana Abrantes. UFCG e a problemática da ausência teórico-metodológica sobre educação especial e inclusiva no cerne do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em História. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 09 - Pesquisas e experiências no ensino de história em espaços formais e não formais. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40426
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo surgiu a partir de reflexões feitas por licenciandos do Centro de Formação de Professores-CFP em Cajazeiras-PB, logo após vivenciar, durante o estágio, situações diversas para com um alunado diversificado e em que foram levados a agir mesmo que sem preparação teórica ou prática a soluções “inesperadas”. Este artigo objetivou identificar e caracterizar disciplinas no currículo do curso de Licenciatura em História relacionadas à Educação Especial e Inclusiva através da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A análise do conteúdo foi a metodologia da análise de dados do PPC. Concluiu-se que o curso não apresenta em seu currículo nenhuma disciplina relacionada a Educação Especial e Inclusiva além da disciplina de Libras. Aponta-se a necessidade de que alterações sejam feitas no currículo do curso para atender a demanda por professores que tenham conhecimentos gerais para atuar em salas comuns do ensino regular, nas quais alunos com deficiência estão mais incluídos.
Keywords: Educação especial
Educação inclusiva
Licenciatura em História - UFCG
Inclusão
Formação de professores - História
Currículo - educação inclusiva
Special Education
Inclusive Education
Bachelor's Degree in History - UFCG
Inclusion
Teacher Training - History
Curriculum - Inclusive Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40426
Appears in Collections:ST 09 - Pesquisas e Experiências no Ensino de História em Espaços Formais e Não Formais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UFCG E A PROBLEMÁTICA DA AUSÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA...- XII SEMANA NACIONAL DE HISTORIA ST9 CFP 2022.pdfUFCG e a problemática da ausência teórico-metodológica sobre educação especial e inclusiva no cerne do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em História. - XII Semana Nacional de História - ST09 CFP 2022256.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.