Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40426
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O presente estudo surgiu a partir de reflexões feitas por licenciandos do Centro de Formação de Professores-CFP em Cajazeiras-PB, logo após vivenciar, durante o estágio, situações diversas para com um alunado diversificado e em que foram levados a agir mesmo que sem preparação teórica ou prática a soluções “inesperadas”. Este artigo objetivou identificar e caracterizar disciplinas no currículo do curso de Licenciatura em História relacionadas à Educação Especial e Inclusiva através da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A análise do conteúdo foi a metodologia da análise de dados do PPC. Concluiu-se que o curso não apresenta em seu currículo nenhuma disciplina relacionada a Educação Especial e Inclusiva além da disciplina de Libras. Aponta-se a necessidade de que alterações sejam feitas no currículo do curso para atender a demanda por professores que tenham conhecimentos gerais para atuar em salas comuns do ensino regular, nas quais alunos com deficiência estão mais incluídos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 12 | pt_BR |
dc.title | UFCG e a problemática da ausência teórico-metodológica sobre educação especial e inclusiva no cerne do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em História. | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40426 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-17T21:25:34Z | - |
dc.date.available | 2025-02-17 | - |
dc.date.available | 2025-02-17T21:25:34Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em História - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores - História | pt_BR |
dc.subject | Currículo - educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Special Education | pt_BR |
dc.subject | Inclusive Education | pt_BR |
dc.subject | Bachelor's Degree in History - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Teacher Training - History | pt_BR |
dc.subject | Curriculum - Inclusive Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BEZERRA, Francisca Gabriela. | - |
dc.creator | NOBRE, Luciana Abrantes. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | UFCG and the problem of the theoretical-methodological absence on special and inclusive education at the heart of the pedagogical project of the Bachelor's Degree in History. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Francisca Gabriela; NOBRE, Luciana Abrantes. UFCG e a problemática da ausência teórico-metodológica sobre educação especial e inclusiva no cerne do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em História. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 09 - Pesquisas e experiências no ensino de história em espaços formais e não formais. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40426 | pt_BR |
dc.contributor.event | XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS | - |
Appears in Collections: | ST 09 - Pesquisas e Experiências no Ensino de História em Espaços Formais e Não Formais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UFCG E A PROBLEMÁTICA DA AUSÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA...- XII SEMANA NACIONAL DE HISTORIA ST9 CFP 2022.pdf | UFCG e a problemática da ausência teórico-metodológica sobre educação especial e inclusiva no cerne do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em História. - XII Semana Nacional de História - ST09 CFP 2022 | 256.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.