Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40426
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente estudo surgiu a partir de reflexões feitas por licenciandos do Centro de Formação de Professores-CFP em Cajazeiras-PB, logo após vivenciar, durante o estágio, situações diversas para com um alunado diversificado e em que foram levados a agir mesmo que sem preparação teórica ou prática a soluções “inesperadas”. Este artigo objetivou identificar e caracterizar disciplinas no currículo do curso de Licenciatura em História relacionadas à Educação Especial e Inclusiva através da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A análise do conteúdo foi a metodologia da análise de dados do PPC. Concluiu-se que o curso não apresenta em seu currículo nenhuma disciplina relacionada a Educação Especial e Inclusiva além da disciplina de Libras. Aponta-se a necessidade de que alterações sejam feitas no currículo do curso para atender a demanda por professores que tenham conhecimentos gerais para atuar em salas comuns do ensino regular, nas quais alunos com deficiência estão mais incluídos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.titleUFCG e a problemática da ausência teórico-metodológica sobre educação especial e inclusiva no cerne do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em História.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40426-
dc.date.accessioned2025-02-17T21:25:34Z-
dc.date.available2025-02-17-
dc.date.available2025-02-17T21:25:34Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLicenciatura em História - UFCGpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectFormação de professores - Históriapt_BR
dc.subjectCurrículo - educação inclusivapt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectBachelor's Degree in History - UFCGpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectTeacher Training - Historypt_BR
dc.subjectCurriculum - Inclusive Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Francisca Gabriela.-
dc.creatorNOBRE, Luciana Abrantes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUFCG and the problem of the theoretical-methodological absence on special and inclusive education at the heart of the pedagogical project of the Bachelor's Degree in History.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Francisca Gabriela; NOBRE, Luciana Abrantes. UFCG e a problemática da ausência teórico-metodológica sobre educação especial e inclusiva no cerne do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em História. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 09 - Pesquisas e experiências no ensino de história em espaços formais e não formais. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40426pt_BR
dc.contributor.eventXII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS-
Appears in Collections:ST 09 - Pesquisas e Experiências no Ensino de História em Espaços Formais e Não Formais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UFCG E A PROBLEMÁTICA DA AUSÊNCIA TEÓRICO-METODOLÓGICA...- XII SEMANA NACIONAL DE HISTORIA ST9 CFP 2022.pdfUFCG e a problemática da ausência teórico-metodológica sobre educação especial e inclusiva no cerne do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em História. - XII Semana Nacional de História - ST09 CFP 2022256.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.