Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40423
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ALMEIDA, J. N. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SÁ, Carolina Figueiredo de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SÁ, C. F. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0857154787322623 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Isaac Alexandre da. | - |
dc.contributor.referee1ID | SILVA, I. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0662696253778298 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. | - |
dc.contributor.referee2ID | ESTRELA, K. A. D. F. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo investigou sobre a contextualização do ensino em uma escola do semiárido paraibano, tendo como objetivo geral refletir sobre a importância da contextualização crítica do currículo nos anos finais do Ensino Fundamental. Especificamente, buscamos: discutir sobre a política curricular da BNCC e os desafios docentes nas escolas, refletir sobre a importância da contextualização do ensino para a formação crítica dos educandos e desenvolver e analisar experiência docente em Projeto Didático “Arte e Cultura Paraibana”. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, que permite uma compreensão aprofundada das dificuldades dos profissionais em relação aos fenômenos educacionais relacionados ao ensino e contextualização didática do semiárido nos anos finais do ensino fundamental. Como procedimentos metodológicos, foi realizada pesquisa bibliográfica e intervenção pedagógica por meio de Projeto Didático, desenvolvido em turma do 9o ano do Ensino Fundamental. O Projeto iniciou a partir da discussão sobre as particularidades da região do semiárido e as suas especificidades culturais, sociais e ambientais. As atividades realizadas como foram apresentação de cordeis, autores de livros e declamadores de versos e contos populares, dança populares, criação de peças teatrais e apresentações culturais, as quais permitiram que os alunos se vissem representados nas narrativas e expressões artísticas, fortalecendo sua conexão com a cultura local. O projeto de integração da arte nordestina e da contextualização do semiárido no currículo escolar demonstrou ser uma iniciativa fundamental para enriquecer o processo de ensino- aprendizagem nas escolas públicas paraibanas. Através da vivência e da expressão cultural, foi possível despertar nos alunos não apenas um maior interesse pela própria história e identidade, mas também uma consciência crítica acerca das realidades e desafios enfrentados por suas comunidades. Além disso, o projeto evidenciou a importância da formação continuada para os professores, ressaltando a necessidade de capacitação para abordar temas que são cruciais para o entendimento do semiárido e suas especificidades. O estudo sugere a implementação de programas de formação para professores e o desenvolvimento de recursos didáticos específicos para o ensino sobre o semiárido nos anos finais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Contextualizando o semiárido nos anos finais do ensino fundamental: crítica à BNCC e relato de experiência docente em uma escola do Congo-PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40423 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-17T21:15:21Z | - |
dc.date.available | 2025-02-17 | - |
dc.date.available | 2025-02-17T21:15:21Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação Contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Semiárido | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Curricular Comum - BCNN | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
dc.subject | Currículo – ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo-PB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALMEIDA, Janiete Nunes de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Contextualizing the semi-arid region in the final years of elementary school: criticism of the BNCC and report of teaching experience in a school in Congo-PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Janiete Nunes de. Contextualziado o semiárido nos anos finais do ensino fundamental: crítica à BNCC e relato de experiência docente em uma escola do Congo-PB. 2024. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40423 | pt_BR |
dc.description.resumen | Este estudio investigó la contextualización de la enseñanza en una escuela de la región semiárida de Paraíba, con el objetivo general de reflexionar sobre la importancia de la contextualización crítica del currículo en los últimos años de la Escuela Primaria. Específicamente, buscamos: discutir la política curricular del BNCC y los desafíos de la enseñanza en las escuelas, reflexionar sobre la importancia de contextualizar la enseñanza para la formación crítica de los estudiantes y desarrollar y analizar la experiencia docente en un Proyecto Didáctico “Arte y Cultura Paraibana”. La investigación adoptó un enfoque cualitativo, que permite comprender en profundidad las dificultades de los profesionales en relación a los fenómenos educativos relacionados con la enseñanza y la contextualización didáctica de la región semiárida en los últimos años de la escuela primaria. Como procedimientos metodológicos, se realizó una investigación bibliográfica y una intervención pedagógica a través de un Proyecto Didáctico, desarrollado en una clase de 7° año de educación básica. El Proyecto comenzó con una discusión sobre las particularidades de la región semiárida y sus especificidades culturales, sociales y ambientales. Las actividades realizadas incluyeron la presentación de cordels, autores de libros y recitadores de versos y cuentos populares, bailes populares, creación de obras de teatro y presentaciones culturales, que permitieron a los estudiantes verse representados en narrativas y expresiones artísticas, fortaleciendo su vínculo con la población local. cultura. El proyecto de integración del arte nororiental y la contextualización de la región semiárida en el currículo escolar resultó ser una iniciativa fundamental para enriquecer el proceso de enseñanza-aprendizaje en las escuelas públicas de Paraíba. A través de la experiencia y expresión cultural, fue posible despertar en los estudiantes no sólo un mayor interés por su propia historia e identidad, sino también una conciencia crítica de las realidades y desafíos que enfrentan sus comunidades. Además, el proyecto destacó la importancia de la formación continua de los docentes, destacando la necesidad de formación para abordar temas que son cruciales para comprender la región semiárida y sus especificidades. El estudio sugiere la implementación de programas de formación de docentes y el desarrollo de recursos didácticos específicos para la enseñanza sobre la región semiárida en los últimos años de la Educación Primaria. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JANIETE NUNES DE ALMEIDA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdf | Janiete Nunes de Almeida - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024. | 2.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.