Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40421
Title: A reformulação do ensino médio como instrumento de capitalização do estudante.
Other Titles: The reformulation of secondary education as an instrument for student capitalization.
???metadata.dc.creator???: COÊLHO, José Ádrio Debray Albuquerque dos Anjos.
QUIRINO, Rubens de Andrade.
SOUSA, Israel Soares de.
Keywords: Ensino Médio - reformulação;Reforma do Ensino Médio;Neoliberalismo e educação;Capitalização do estudante;High School - Reform;High School Reform;Neoliberalism and Education;Student Capitalization
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COÊLHO, José Ádrio Debray Albuquerque dos Anjos; QUIRINO, Rubens de Andrade; SOUSA, Israel Soares de. A reformulação do ensino médio como instrumento de capitalização do estudante. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 09 - Pesquisas e experiências no ensino de história em espaços formais e não formais. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40421
???metadata.dc.description.resumo???: Diante das novas reformas no sistema educacional relacionadas ao currículo, livros didáticos e formação pedagógica, observa-se a imposição de um conjunto de instrumentos que buscam legitimar um modelo dominantemente neoliberal na educação como um todo. Partindo deste lugar, este trabalho se propõe em fazer uma reflexão acerca da influência das políticas neoliberais presentes no Novo Ensino Médio no Brasil. A partir disso, busca-se analisar o processo de emergência e desenvolvimento do projeto neoliberal voltado para a educação e, dessa forma, discutir as influências do movimento de internacionalização dentro do nosso contexto educacional. Assim sendo, utiliza-se o método de abordagem teórico dedutivo, com métodos de procedimentos com bases históricas e com uma revisão bibliográfica de acordo com o conteúdo proposto. Os principais autores utilizados foram FRIGOTTO (2005); PAIVA (2003); THIESEN (2019), MÉSZÁROS (2014) entre outros. Nesse sentido, percebe-se uma reconfiguração das propostas educacionais voltadas principalmente para suprir a lógica mercadológica no sistema capitalista contemporâneo e, consequentemente, essas mudanças serão conflituosas a partir do processo de ressignificação e contestação no cotidiano escolar.
Keywords: Ensino Médio - reformulação
Reforma do Ensino Médio
Neoliberalismo e educação
Capitalização do estudante
High School - Reform
High School Reform
Neoliberalism and Education
Student Capitalization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40421
Appears in Collections:ST 09 - Pesquisas e Experiências no Ensino de História em Espaços Formais e Não Formais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO COMO INSTRUMENTO DE CAPITALIZAÇÃO DO ESTUDANTE. - XII SEMANA NACIONAL DE HISTORIA ST9 CFP 2022.pdfA reformulação do ensino médio como instrumento de capitalização do estudante. - XII Semana Nacional de História ST9 CFP 2022179.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.