Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40421
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Diante das novas reformas no sistema educacional relacionadas ao currículo, livros didáticos e formação pedagógica, observa-se a imposição de um conjunto de instrumentos que buscam legitimar um modelo dominantemente neoliberal na educação como um todo. Partindo deste lugar, este trabalho se propõe em fazer uma reflexão acerca da influência das políticas neoliberais presentes no Novo Ensino Médio no Brasil. A partir disso, busca-se analisar o processo de emergência e desenvolvimento do projeto neoliberal voltado para a educação e, dessa forma, discutir as influências do movimento de internacionalização dentro do nosso contexto educacional. Assim sendo, utiliza-se o método de abordagem teórico dedutivo, com métodos de procedimentos com bases históricas e com uma revisão bibliográfica de acordo com o conteúdo proposto. Os principais autores utilizados foram FRIGOTTO (2005); PAIVA (2003); THIESEN (2019), MÉSZÁROS (2014) entre outros. Nesse sentido, percebe-se uma reconfiguração das propostas educacionais voltadas principalmente para suprir a lógica mercadológica no sistema capitalista contemporâneo e, consequentemente, essas mudanças serão conflituosas a partir do processo de ressignificação e contestação no cotidiano escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 12 | pt_BR |
dc.title | A reformulação do ensino médio como instrumento de capitalização do estudante. | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40421 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-17T21:12:13Z | - |
dc.date.available | 2025-02-17 | - |
dc.date.available | 2025-02-17T21:12:13Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio - reformulação | pt_BR |
dc.subject | Reforma do Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo e educação | pt_BR |
dc.subject | Capitalização do estudante | pt_BR |
dc.subject | High School - Reform | pt_BR |
dc.subject | High School Reform | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalism and Education | pt_BR |
dc.subject | Student Capitalization | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | COÊLHO, José Ádrio Debray Albuquerque dos Anjos. | - |
dc.creator | QUIRINO, Rubens de Andrade. | - |
dc.creator | SOUSA, Israel Soares de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The reformulation of secondary education as an instrument for student capitalization. | pt_BR |
dc.identifier.citation | COÊLHO, José Ádrio Debray Albuquerque dos Anjos; QUIRINO, Rubens de Andrade; SOUSA, Israel Soares de. A reformulação do ensino médio como instrumento de capitalização do estudante. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 09 - Pesquisas e experiências no ensino de história em espaços formais e não formais. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40421 | pt_BR |
dc.contributor.event | XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. | - |
Appears in Collections: | ST 09 - Pesquisas e Experiências no Ensino de História em Espaços Formais e Não Formais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO COMO INSTRUMENTO DE CAPITALIZAÇÃO DO ESTUDANTE. - XII SEMANA NACIONAL DE HISTORIA ST9 CFP 2022.pdf | A reformulação do ensino médio como instrumento de capitalização do estudante. - XII Semana Nacional de História ST9 CFP 2022 | 179.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.