Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40421
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoDiante das novas reformas no sistema educacional relacionadas ao currículo, livros didáticos e formação pedagógica, observa-se a imposição de um conjunto de instrumentos que buscam legitimar um modelo dominantemente neoliberal na educação como um todo. Partindo deste lugar, este trabalho se propõe em fazer uma reflexão acerca da influência das políticas neoliberais presentes no Novo Ensino Médio no Brasil. A partir disso, busca-se analisar o processo de emergência e desenvolvimento do projeto neoliberal voltado para a educação e, dessa forma, discutir as influências do movimento de internacionalização dentro do nosso contexto educacional. Assim sendo, utiliza-se o método de abordagem teórico dedutivo, com métodos de procedimentos com bases históricas e com uma revisão bibliográfica de acordo com o conteúdo proposto. Os principais autores utilizados foram FRIGOTTO (2005); PAIVA (2003); THIESEN (2019), MÉSZÁROS (2014) entre outros. Nesse sentido, percebe-se uma reconfiguração das propostas educacionais voltadas principalmente para suprir a lógica mercadológica no sistema capitalista contemporâneo e, consequentemente, essas mudanças serão conflituosas a partir do processo de ressignificação e contestação no cotidiano escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.titleA reformulação do ensino médio como instrumento de capitalização do estudante.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40421-
dc.date.accessioned2025-02-17T21:12:13Z-
dc.date.available2025-02-17-
dc.date.available2025-02-17T21:12:13Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino Médio - reformulaçãopt_BR
dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectNeoliberalismo e educaçãopt_BR
dc.subjectCapitalização do estudantept_BR
dc.subjectHigh School - Reformpt_BR
dc.subjectHigh School Reformpt_BR
dc.subjectNeoliberalism and Educationpt_BR
dc.subjectStudent Capitalizationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOÊLHO, José Ádrio Debray Albuquerque dos Anjos.-
dc.creatorQUIRINO, Rubens de Andrade.-
dc.creatorSOUSA, Israel Soares de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe reformulation of secondary education as an instrument for student capitalization.pt_BR
dc.identifier.citationCOÊLHO, José Ádrio Debray Albuquerque dos Anjos; QUIRINO, Rubens de Andrade; SOUSA, Israel Soares de. A reformulação do ensino médio como instrumento de capitalização do estudante. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 09 - Pesquisas e experiências no ensino de história em espaços formais e não formais. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40421pt_BR
dc.contributor.eventXII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS.-
Appears in Collections:ST 09 - Pesquisas e Experiências no Ensino de História em Espaços Formais e Não Formais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO COMO INSTRUMENTO DE CAPITALIZAÇÃO DO ESTUDANTE. - XII SEMANA NACIONAL DE HISTORIA ST9 CFP 2022.pdfA reformulação do ensino médio como instrumento de capitalização do estudante. - XII Semana Nacional de História ST9 CFP 2022179.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.