Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40317
Title: Ensino de geografia contextualizado: uma análise da paisagem do Centro Histórico de Cajazeiras - PB.
Other Titles: Contextualized geography teaching: an analysis of the landscape of the Historic Center of Cajazeiras - PB.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Nubia Dantas de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Josué Pereira da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
Keywords: Ensino de Geografia;Paisagem;Centro histórico - Cajazeiras - Município- Paraíba;Evolução histórica - Cajazeiras-Município -Paraíba;Conhecimento geográfico - Paisagens cotidianas;Teaching Geography;Landscape;Historic center - Cajazeiras - Municipality - Paraíba;Historical evolution - Cajazeiras-Municipality -Paraíba;Geographic knowledge - Everyday landscapes
Issue Date: 20-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Nubia Dantas de. Ensino de geografia contextualizando:uma análise da paisagem do Centro Histórico de Cajazeiras – PB. 2024. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia: Ensino e Pesquisa no Semiárido) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A paisagem enquanto categoria integradora, constituísse como uma ferramenta didática acessível, mas pouco explorada. A partir dos resultados da pesquisa de Oliveira (2022), que evidenciou uma desconexão entre a percepção dos estudantes sobre a paisagem e suas vivências, identificamos a necessidade de desenvolver metodologias pedagógicas que promovam uma relação mais próxima e significativa entre os alunos e a paisagem local. A pesquisa teve como objetivo geral contribuir para a melhoria do ensino de Geografia através da elaboração de material didático contextualizado, utilizando como referência a análise da paisagem do entorno do centro histórico de Cajazeiras-PB. Os objetivos específicos demonstrar a importância de uma abordagem contextualizada da paisagem no ensino fundamental anos finais. Sugerir um percurso histórico geográfico como base para a elaboração de um recurso didático que auxilie na compreensão da paisagem local e do entorno pelos estudantes. A abordagem metodológica combinou a fenomenologia e o materialismo histórico-dialético. A discursão foi composta de levantamento bibliográfico, evolução histórica, análise dos documentos BNCC, PCN e PNLD. Os resultados: a análise da paisagem pode ser feita fazendo uso das categorias analíticas forma, estrutura, função e processo produtivo, juntamente com as categorias identitárias religião, política, essa junção possibilita um aprendizado sobre como as paisagens são constituídas, explicando-as. O livro didático aborda o conteúdo paisagem de forma geral, portanto a paisagem cotidiana é responsabilidade dos educadores locais. A evolução histórica do município de Cajazeiras – PB, pode ser utilizado como material didático nas aulas de geografia. Por fim propomos uma alternativa de recurso didático um percurso geográfico histórico da paisagem local.
Abstract: Landscape, as an integrative category, constitutes an accessible but little explored teaching tool. Based on the results of Oliveira's research (2022), which highlighted a disconnect between students' perception of the landscape and their experiences, we identified the need to develop pedagogical methodologies that promote a closer and more meaningful relationship between students and the local landscape. The research had as its general objective to contribute to the improvement of Geography teaching through the elaboration of contextualized teaching material, using as a reference the analysis of the landscape surrounding the historic center of Cajazeiras-PB. The specific objectives were to demonstrate the importance of a contextualized approach to landscape in the final years of elementary school. To suggest a historical geographic path as a basis for the elaboration of a teaching resource that helps students understand the local landscape and its surroundings. The methodological approach combined phenomenology and historical-dialectical materialism. The discussion consisted of a bibliographical survey, historical evolution, and analysis of the BNCC, PCN, and PNLD documents. The results: the analysis of the landscape can be done using the analytical categories of form, structure, function, and production process, together with the identity categories of religion and politics. This combination allows learning about how landscapes are constituted and explains them. The textbook addresses the landscape content in general, so the everyday landscape is the responsibility of local educators. The historical evolution of the municipality of Cajazeiras - PB, can be used as teaching material in geography classes. Finally, we propose an alternative teaching resource: a historical geographic route of the local landscape.
Keywords: Ensino de Geografia
Paisagem
Centro histórico - Cajazeiras - Município- Paraíba
Evolução histórica - Cajazeiras-Município -Paraíba
Conhecimento geográfico - Paisagens cotidianas
Teaching Geography
Landscape
Historic center - Cajazeiras - Municipality - Paraíba
Historical evolution - Cajazeiras-Municipality -Paraíba
Geographic knowledge - Everyday landscapes
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40317
Appears in Collections:Especialização em Geografia: Ensino e Pesquisa no Semiárido

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NUBIA DANTAS DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA ENSINO E PESQUISA NO SEMIÁRIDO. CFP 2024.pdfNubia Dantas de Oliveira. Monografia Especialização em Geografia Ensino e Pesquisa no Semiárido. CFP 2024.1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.