Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40288
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLUCENA, M. E. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3921273790798265pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1430960919769440pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de.-
dc.contributor.referee2PESSOA, Rodrigo Bezerra.-
dc.description.resumoA escola enquanto espaço social que se constrói cotidianamente e pode ser percebida como um resultado direto das relações intrínsecas a ela e também das multiplicidades que a integra. Considera-se, portanto, que o processo de ensino-aprendizagem deva ser construído a partir do contexto desse espaço, a fim de desenvolver significado para os sujeitos envolvidos. Dessa forma, o presente trabalho objetiva relatar, analisar e discutir as principais ações pedagógicas realizadas pelo PIBID, subprojeto de geografia, na Escola Cecília Estolano Meireles, no município de Cajazeiras-PB. De início registra-se pesquisas investigativas realizadas em prol do entendimento do contexto socioespacial onde insere-se os alunos, com isso tornou-se possível uma análise reflexiva das práticas curriculares-contextualizadas, que permitiram um diálogo entre o conceito de Educação Menor do autor Silvio Gallo (2008) e de multiplicidade dos autores Deleuze e Guattari (1995). Por fim realiza-se um mapeamento do tempo docente, considerando os roteiros e rotinas institucionalizados pela Educação Maior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleAs práticas curriculares - contextualizadas “menores” de Geografia no subprojeto do PIBID (2022-2024) em Cajazeiras – PB.pt_BR
dc.date.issued2024-11-07-
dc.description.abstractThe school as a social space that is constructed daily and can be perceived as a direct result of the relationships intrinsic to it and also of the multiplicities that integrate it. It is therefore considered that the teaching-learning process must be constructed from the context of this space, in order to develop meaning for the subjects involved. Therefore, this work aims to report, analyze and discuss the main pedagogical actions carried out by PIBID, a geography subproject, at the Cecília Estolano Meireles School, in the city of Cajazeiras-PB. Initially, investigative research carried out in favor of understanding the socio-spatial context in which the students are inserted is recorded, which made it possible to carry out curricular-contextualized practices, which allowed a dialogue between the concept of Minor Education by the author Silvio Gallo (2008). Finally, teaching time is mapped, considering the scripts and routines institutionalized by Educação Maior.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40288-
dc.date.accessioned2025-02-13T12:40:07Z-
dc.date.available2025-02-13-
dc.date.available2025-02-13T12:40:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia escolar - prática pedagógicapt_BR
dc.subjectPIBID - Escola Cecília Estolano Meireles - Cajazeiras – Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectPráticas curriculares contextualizadaspt_BR
dc.subjectAção pedagógicapt_BR
dc.subjectSchool geography - pedagogical practicept_BR
dc.subjectPIBID - Cecília Estolano Meireles School - Cajazeiras – Municipality - Paraíbapt_BR
dc.subjectContextualized curricular practicespt_BR
dc.subjectPedagogical actionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLUCENA, Maria Eduarda Fernandes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCurricular practices - contextualized “minors” of Geography in the PIBID subproject (2022-2024) in Cajazeiras – PB.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationLUCENA, Maria Eduarda Fernandes. As práticas curriculares – contextualizadas “menores” de Geografia no subprojeto do PIBID (2022 – 2024) em Cajazeiras - PB. 2024. 44f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA EDUARDA FERNANDES LUCENA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2024.pdfMaria Eduarda Fernandes Lucena. Monografia Geografia. CFP 2024.1.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.