Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40287
Title: (Re)cantando o Nordeste: o uso da paródia musical como recurso pedagógico para contextualizar e valorizar o Cariri Paraibano no contexto educacional.
Other Titles: (Re)singing the Northeast: the use of musical parody as a pedagogical resource to contextualize and value the Cariri region of Paraíba in the educational context.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Luiza Luana Brito da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Rafael Barros de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LEITE, Giovanna de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALMEIDA, Leandro de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ANDRADE, Valéria.
Keywords: Paródia musical - educação;Recurso pedagógico;Música e educação;Cariri Paraibano – paródias musicais;Educação Contextualziada;Musical parody - education;Pedagogical resource;Music and education;Cariri Paraibano - musical parodies;Contextualized education
Issue Date: 29-Nov-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Luiza Luana Brito da. (Re)cantando o Nordeste: o uso da paródia musical como recurso pedagógico para contextualizar e valorizar o Cariri Paraibano no contexto educacional. 2024. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40287
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho intitulado “(Re) cantando o Nordeste: o uso da paródia musical como recurso pedagógico para contextualizar e valorizar o Cariri Paraibano no contexto educacional”, teve como questão norteadora “o que podemos fazer para contribuir com a desconstrução do cenário estereotipado que é apontado sobre a região Nordeste?”. Além disso, esta pesquisa teve como objetivo geral demonstrar a importância do gênero paródia musical como ferramenta didático-metodológica para enaltecer as potencialidades do lugar onde vivemos. Para isso, foi desenvolvido um projeto com os alunos do 9° ano “B” da escola Ildefonso Anselmo da Silva, que nos permitiu abordar temas referentes ao Nordeste e promover uma valorização da localidade dos alunos em seus diversos aspectos. Este trabalho é o relato de uma experiência que foi desenvolvida através de cinco aulas, cada uma se tratava de um tema sobre a região Nordeste, sendo a última dedicada para culminar o projeto com as produções parodiadas dos alunos. Tendo em vista os objetivos propostos, destacamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, e quanto aos procedimentos, configura-se como pesquisa-ação. Para a fundamentação teórica, utilizamos contribuições de alguns autores como Paiva e Sousa (2019), Andrade e Fernandes (2017), Freire (1996), Almeida (2007) e Libâneo (1998).
???metadata.dc.description.resumen???: El presente trabajo titulado “(RE) cantando el Nordeste: el uso de la parodia musical como recurso pedagógico para contextualizar y valorar el Cariri Paraibano en el contexto educacional” tuvo como pregunta orientadora “¿qué podemos hacer para contribuir con la deconstrucción del escenario estereotipado que se señala sobre la región Nordeste?. Además, esta investigación tuvo como objetivo general demostrar la importancia del género paródia musical como herramienta didáctico-metodológica para potenciar las potencialidades del lugar donde vivimos. Para eso, fue desarrollado un proyecto con los alunos del 9° año “B” de la escuela Ildefonso Anselmo da Silva, que nos permitió hablar de temas referentes al Nordeste y hacer una valoración de la localidad de los alumnos en sus diversos aspectos. Este trabajo es resultado de un relato de experiencias que fue desarrollado a través de cinco clases, cada una se trataba de un tema sobre la región Nordeste, siendo el último dedicado para culminar el proyecto con las producciones parodiadas de los alumnos. Teniendo en cuenta los objetivos propuestos, destacamos una investigación descriptiva con un abordaje cualitativo, mientras los procedimientos, se configura como una investigación-acción. Para la fundamentación teórica, utilizamos contribuiciones de algunos autores como Paiva y Sousa (2019), Andrade y Fernandes (2017), Freire (1996), Almeida (2007) y Libâneo (1998).
Keywords: Paródia musical - educação
Recurso pedagógico
Música e educação
Cariri Paraibano – paródias musicais
Educação Contextualziada
Musical parody - education
Pedagogical resource
Music and education
Cariri Paraibano - musical parodies
Contextualized education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40287
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUIZA LUANA BRITO DA SILVA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfLuiza Luana Brito da Silva. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.1.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.