Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40272
Title: Inclusão e diversidade em turmas multisseriadas: um estudo em escola municipal de Monteiro-PB.
Other Titles: Inclusion and diversity in multi-grade classes: a study in a municipal school in Monteiro-PB.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Ivanilson Carlos Teixeira dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, Leandro de Sousa
???metadata.dc.contributor.referee2???: BATISTA, Fabiana Araújo.
Keywords: Educação inclusiva;Diversidade;Turmas multisseriadas;Escola Municipal Tobias Remígio Gomes – Monteiro-PB;Educação especial;Crianças deficientes – educação;Inclusive education;Diversity;Multi-grade classes;Tobias Remígio Gomes Municipal School – Monteiro-PB;Special education;Children with disabilities – education
Issue Date: 5-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Ivanilson Carlos Teixeira dos. Inclusão e diversidade em turmas multisseriadas: um estudo em escola municipal de Monteiro-PB. / Ivanilson Carlos Teixeira dos Santos.. 2024. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40272
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho investigou como as turmas multisseriadas inclui em suas atividades crianças com deficiência. Essas turmas reúnem alunos de diferentes idades e anos escolares, é essencial que professores adotem estratégias pedagógicas que atendam às necessidades especificas de cada criança. Essa pesquisa tem como objetivo central investigar e propor estratégias eficazes para promover uma cultura inclusiva e respeitosa em turma multisseriadas, considerando a diversidade de idade e habilidade, visando melhorar a experiência de aprendizado para todos os alunos. Como base em todo trabalho a metodologia usada foi quantitativa-descritiva para explorar as formas de trabalho de professores em turmas multisseriadas. Gauthier, representa uma posição privilegiada dando importância na aprendizagem escolar como promotor do desenvolvimento e reconhece o papel desempenhado pelo professor como um mediador no processo de ensino na aquisição de conhecimentos, para a formação de conceitos científicos e no aprender cognitivo de seus alunos.
Abstract: Este estudio investigó cómo las clases multigrado incluyen a los niños con discapacidades en sus actividades. Estas clases reúnen a estudiantes de diferentes edades y años escolares, es fundamental que los maestros adopten estrategias pedagógicas que satisfagan las necesidades específicas de cada niño. El objetivo principal de esta investigación es investigar y proponer estrategias efectivas para promover una cultura inclusiva y respetuosa en las clases multigrado, considerando la diversidad de edad y capacidad, con el objetivo de mejorar la experiencia de aprendizaje de todos los estudiantes. Como base en todo trabajo, la metodología utilizada fue cuantitativa-descriptiva para explorar las formas de trabajo de los docentes en las clases multigrado. Gauthier, representa una posición privilegiada dando importancia al aprendizaje escolar como promotor del desarrollo y reconoce el papel que juega el docente como mediador en el proceso de enseñanza en la adquisición de conocimientos, para la formación de conceptos científicos y en el aprendizaje cognitivo de sus alumnos.
Keywords: Educação inclusiva
Diversidade
Turmas multisseriadas
Escola Municipal Tobias Remígio Gomes – Monteiro-PB
Educação especial
Crianças deficientes – educação
Inclusive education
Diversity
Multi-grade classes
Tobias Remígio Gomes Municipal School – Monteiro-PB
Special education
Children with disabilities – education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40272
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVANILSON CARLOS TEIXEIRA DOS SANTOS - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfIvanilson Carlos Teixeira dos. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.870.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.