Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40271
Title: | Contextualizando o ensino de estatística no ensino fundamental: explorando a caprinocultura no município de Prata-PB. |
Other Titles: | Contextualizing the teaching of statistics in elementary school: exploring goat farming in the municipality of Prata-PB. |
???metadata.dc.creator???: | VASCONCELOS, Teresa Raquel Mendes. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUSA, Diogo Cabral de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | BATISTA, Fabiana Araújo. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | NOGUEIRA, Rosicreide Soares. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
Keywords: | Educação contextualizada;Estatística e ensino fundamental;Caprinocultura;Prata-PB - caprinocultura;Ensino de matemática;Letramento estatístico;Contextualized education;Statistics and elementary education;Goat farming;Prata-PB - goat farming;Teaching mathematics;Statistical literacy |
Issue Date: | 27-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | VASCONCELOS, Teresa Raquel Mendes. Contextualizando o ensino de estatística no ensino fundamental: explorando a caprinocultura no município de Prata-PB. 2024. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40271 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Os conhecimentos sobre estatística são fundamentais para o exercício da cidadania em nossa sociedade, no entanto, a capacidade de ser letrado estatisticamente vai além, permite o sujeito ter uma postura crítica perante as informações obtidas bem como melhorar o entendimento delas. Dessa forma, o presente trabalho objetiva analisar como a temática da caprinocultura pode contribuir para aprendizagem e a mobilização do letramento estatístico numa turma do 9° ano do ensino fundamental. Fundamentou-se a partir da noção de Letramento Estatístico de Gal (2002), ao qual o modelo proposto pelo autor ajudou na análise da atividade aplicada, com a finalidade do entendimento de como estava o desenvolvimento do letramento estatístico dos alunos. Para isso foi realizada uma pedagógica de abordagem pesquisa qualitativa do tipo descritiva, em que a partir de uma atividade aplicada com a temática da caprinocultura pudemos verificar as estratégias e os elementos de conhecimentos e de disposição nos registros dos alunos. Como resultado apontamos que há algumas lacunas para as construções gráficas precisando reforçar alguns elementos dos gráficos estatísticos, e ainda, que os alunos possuem habilidades de análise perante as informações apresentadas nos quadros dispostos. Por fim, destacamos que a temática chamou a atenção dos alunos por ser próxima a realidade e mostrar como a atividade da caprinocultura é tão importante para nossa região. |
Abstract: | The knowledge about statistics is fundamental to the exercise of citizenship in our society, however, the ability to be statistically literate goes beyond, allows the subject to have a critical attitude towards the information obtained and improve their understanding. Thus, this work aimsto analyze how the subject of goat farming can contribute to the learning and mobilization of statistical literacy in a class of 9th grade. It was based on the notion of Statistical Literacy of Gal (2002), to which the model proposed by the author helped in the analysis of applied activity, with the purpose of understanding how was the development of statistical literacy of students. For this, a pedagogical approch was carried ou qualitative research of the descriptive, of which from an activity applied to the theme of goatfarmingwe could verify the strategies and elements of knowledge and disposition in the records of students. As a result, we pointed out that there are some gapsforthe graphic constructions needing to reinforce some elements of the statistical graphs, and also that students have analytical skills before the information presented in the tables. Finally, we highlight that the theme drew the attention of students because it is close to reality and shows how the activity of goat farming is so important for our region. |
Keywords: | Educação contextualizada Estatística e ensino fundamental Caprinocultura Prata-PB - caprinocultura Ensino de matemática Letramento estatístico Contextualized education Statistics and elementary education Goat farming Prata-PB - goat farming Teaching mathematics Statistical literacy |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40271 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TERESA RAQUEL MENDES VASCONCELOS - TCC EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdf | Teresa Raquel Mendes Vasconcelos. - TCC Educação Contextualizada CDSA 2024. | 1.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.