Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40250
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, W. C. H.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2605998624115343pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Walberto Barbosa da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, W. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8661951334734066pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Leandro de Sousa.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5039-523Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0393416173314443pt_BR
dc.contributor.referee2LIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1889-5274pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418494748398866pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo explorar a integração de novas tecnologias no ensino de educação financeira, com foco em uma escola situada no semiárido brasileiro. A proposta envolveu o uso de ferramentas tecnológicas para promover o aprendizado sobre conceitos financeiros fundamentais, como orçamento pessoal, comparações de preços, investimentos e os efeitos do consumo impulsivo. A pesquisa foi conduzida com uma turma de alunos, utilizando o aplicativo Kahoot para aplicar questões interativas que estimulassem a reflexão e o debate sobre comportamentos financeiros. A metodologia envolveu três encontros, sendo o primeiro uma introdução ao tema de educação financeira e à utilização das tecnologias no processo de ensino. O segundo encontro foi voltado para a aplicação do questionário no Kahoot, apesar das limitações de recursos, com apenas um notebook e três celulares disponíveis para 35 alunos. O terceiro encontro consistiu em um debate sobre as questões apresentadas, permitindo que os alunos compartilhassem suas experiências e perspectivas sobre o tema. O trabalho destaca que o uso de tecnologias, mesmo com recursos limitados, pode tornar o ensino mais dinâmico e acessível, facilitando o engajamento dos alunos e o entendimento de conceitos financeiros essenciais para sua vida cotidiana. Ao invés de simplesmente julgar respostas como corretas ou erradas, o enfoque foi estimular a reflexão sobre o comportamento financeiro, incentivando práticas responsáveis e o desenvolvimento de habilidades para uma gestão financeira consciente e equilibrada. Em resumo, a proposta evidenciou a importância da educação financeira e do uso de tecnologias no ensino, visando preparar os alunos para tomar decisões mais informadas e responsáveis em relação ao dinheiro, o que é essencial para garantir estabilidade financeira e a realização de objetivos a longo prazo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA integração de novas tecnologias para o ensino de educação financeira em uma escola do semiárido brasileiro.pt_BR
dc.date.issued2024-12-09-
dc.description.abstractThis work aims to explore the integration of new technologies in teaching financial education, focusing on a school located in the Brazilian semi-arid region. The proposal involved the use of technological tools to promote the learning of fundamental financial concepts, such as personal budgeting, price comparisons, investments and the effects of impulsive consumption. The research was conducted with a class of students, using the Kahoot application to apply interactive questions that stimulate reflection and debate about financial behaviors. The methodology involved three meetings, the first being an introduction to the topic of financial education and the use of technologies in the teaching process. The second meeting focused on applying the questionnaire on Kahoot, despite resource limitations, with only one notebook and three cell phones available for 35 students. The third meeting consisted of a debate on the issues presented, allowing students to share their experiences and perspectives on the topic. The work highlights that the use of technologies, even with limited resources, can make teaching more dynamic and accessible, facilitating student engagement and understanding essential financial concepts for their daily lives. Instead of simply judging answers as right or wrong, the focus was to stimulate reflection on financial behavior, encouraging responsible practices and the development of skills for conscious and balanced financial management. In summary, the proposal highlights the importance of financial education and the use of technologies in teaching, planning to prepare students to make more informed and responsible decisions in relation to money, which is essential to guarantee financial stability and the achievement of long-term goals.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40250-
dc.date.accessioned2025-02-07T18:45:50Z-
dc.date.available2025-02-07-
dc.date.available2025-02-07T18:45:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEscola do campo – semiárido brasileiropt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectNovas tecnologias e educaçãopt_BR
dc.subjectKahoot – aplicativopt_BR
dc.subjectCentro Educacional Água Azul – São João do Tigre-PBpt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectRural school – Brazilian semi-arid regionpt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectNew technologies and educationpt_BR
dc.subjectKahoot – applicationpt_BR
dc.subjectÁgua Azul Educational Center – São João do Tigre-PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Wilton Carlos Holanda do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe integration of new technologies for teaching financial education in a school in the Brazilian semi-arid region.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Wilton Carlos Holanda do. A integração de novas tecnologias para o ensino de educação financeira em uma escola do semiárido brasileiro. 2024. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40250pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WILTON CARLOS HOLANDA DO NASCIMENTO - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALZADA CDSA 2024.pdfWilton Carlos Holanda do Nascimento. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.