Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40248
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMEDEIROS, E. M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1775103657456962pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1889-5274pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418494748398866pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Leandro de Sousa.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5039-523Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0393416173314443pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6364-3466pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.description.resumoA Educação Financeira é uma ferramenta indispensável para lidar com situações que envolvem o valor do dinheiro no tempo, pois ajuda as pessoas a compreender o valor do dinheiro ao longo do tempo, sendo fundamental que se tenha noções de conhecimentos desta área, estando diretamente relacionada ao nosso dia a dia e ao mundo econômico em geral. Dessa forma, busca-se compreender as atividades de Educação Financeira propostas nas aulas de Matemática em uma turma do 8o ano da Escola Centro Educacional Água Azul - Escola do Campo, no município de São João do Tigre-PB. O estudo parte da necessidade problemática de identificar os tipos de atividades propostas para o ensino de Educação Financeira, bem como analisá-los à luz da Educação Matemática Crítica. Ao abordar a matemática na perspectiva crítica, o professor não apenas ensina conteúdos matemáticos, mas também promove o desenvolvimento de uma consciência crítica, com isso dá autonomia aos alunos para usarem a Matemática como uma ferramenta para questionar e transformar sua realidade econômica e social. Assim sendo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que também é chamada de estudo documental voltada para a atividade da Olímpiada de Tesouro Direto de Educação Financeira – OLITEF, com 35 questões aplicadas na turma do 8o ANO, sendo feito um recorte de 2 questões no desenvolvimento deste trabalho. O trabalho mostra como resultado a compreensão de que a aplicabilidade das atividades em sala de aula esteja de acordo com seu contexto social para que o ensino se torne significativo, pelo que a proposta deve estar adequada a cada região. O trabalho teve como base os estudos de autores da Educação Financeira e da Matemática Financeira, Educação do Campo e Educação Matemática Crítica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleEducação financeira na perspectiva da educação matemática crítica em uma escola do campo de São João do Tigre-PB.pt_BR
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40248-
dc.date.accessioned2025-02-07T16:34:55Z-
dc.date.available2025-02-07-
dc.date.available2025-02-07T16:34:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação matemática críticapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectSão João do Tigre- PB – escola do campopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectCritical mathematics educationpt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectCountry schoolpt_BR
dc.subjectSão João do Tigre-PB – country schoolpt_BR
dc.subjectSão João do Tigre-PB – country schoolpt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Erik Marcelo Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFinancial education from the perspective of critical mathematics education in a rural school in São João do Tigre-PB.pt_BR
dc.identifier.citationMEDEIROS, Erik Marcelo Alves. Educação financeira na perspectiva da educação matemática crítica em uma escola do campo de São João do Tigre-PB. 2024. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40248pt_BR
dc.description.resumenLa Educación Financiera es una herramienta indispensable para afrontar situaciones que involucran el valor del dinero en el tiempo, ya que ayuda a las personas a comprender el valor del dinero en el tiempo, y es fundamental tener conocimientos de esta área, al estar directamente relacionada con nuestra vida diaria y la mundo económico en general. De esta manera, buscamos comprender las actividades de educación financiera propuestas en las clases de Matemáticas en una clase de la Escola Centro Educacional Água Azul, una escuela rural del municipio de São João do Tigre-PB. El estudio parte de la problemática necesidad de identificar los tipos de entornos de aprendizaje propuestos para la enseñanza de la educación financiera, así como de analizarlos a la luz de la educación matemática crítica. Al abordar las matemáticas desde una perspectiva crítica, el docente no sólo enseña contenidos matemáticos, sino que también promueve el desarrollo de la conciencia cívica, otorgando así a los estudiantes autonomía para utilizar las Matemáticas como una herramienta para cuestionar y transformar su realidad económica y social. Por lo tanto, se realizó una investigación bibliográfica, que también se denomina estudio documental enfocada a la actividad de la Olimpíada de Tesorería Directa de Educación Financiera – OLITEF, con 35 preguntas aplicadas a la clase de 8o AÑO, realizándose una selección de 2 preguntas en el desarrollo de este trabajo. El trabajo muestra como resultado el entendimiento de que la aplicabilidad de las actividades en el aula son acordes con su contexto social para que la enseñanza adquiera significado, por lo que la propuesta debe ser adecuada a cada región. El trabajo se basó en estudios de autores de educación financiera y matemáticas financieras; educación en el campo; educación matemática crítica.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERIK MARCELO ALVES MEDEIROS - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfErik Marcelo Alves Medeiros. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.965.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.