Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40215
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, E. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1822401595759846pt_BR
dc.contributor.advisor1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8242-1818pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Leandro de Sousa.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5039-523Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0393416173314443pt_BR
dc.contributor.referee2NOGUEIRA, Rosicreide Soares.-
dc.contributor.referee2IDNOGUEIRA, R. S.pt_BR
dc.description.resumoA educação contextualizada é fundamental para o desenvolvimento sustentável no semiárido brasileiro, especialmente em Sumé, Paraíba. Essa abordagem é essencial na formação de professores, ajudando-os a lidar com desafios locais e a explorar as potencialidades da região. O trabalho avalia a importância dessa metodologia nas escolas de Sumé, com foco nos coordenadores pedagógicos. Os objetivos incluem enfatizar a necessidade de formações continuadas, implementar projetos de educação contextualizada nas escolas e fortalecer a parceria entre escolas e universidades. Essa educação valoriza as características culturais, ambientais e sociais da região, sendo importante tanto para a formação de docentes quanto para a qualidade do ensino básico. Parcerias com universidades, como a UFCG, são essenciais para enriquecer o currículo escolar com conhecimentos técnicos. A pesquisa qualitativa em Sumé, com entrevistas a três coordenadores pedagógicos, aborda desafios e práticas pedagógicas eficazes, analisadas por meio de técnicas de conteúdo. As respostas mostram que a educação contextualizada valoriza a cultura local e torna o aprendizado mais significativo, evidenciando a necessidade de formação contínua dos professores. Além disso, ressaltam a importância da colaboração entre escolas e universidades, promovendo uma educação mais justa e eficaz, que prepara os alunos para serem agentes de transformação em suas comunidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titlePotencialidades e desafios para a efetivação da Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido na formação de professores em Sumé-PB: uma análise discursiva.pt_BR
dc.date.issued2024-12-13-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40215-
dc.date.accessioned2025-02-06T18:29:50Z-
dc.date.available2025-02-06-
dc.date.available2025-02-06T18:29:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Contextualizadapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectConvivência com o semiáridopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Edna Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePotentials and challenges for the implementation of Contextualized Education for Coexistence with the Semi-Arid Region in teacher training in Sumé-PB: a discursive analysis.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Edna Pereira de. Potencialidades e desafios para a efetivação da Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido na formação de professores em Sumé-PB: uma análise discursiva. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40215pt_BR
dc.description.resumenLa educación contextualizada es fundamental para el desarrollo sostenible en la región semiárida brasileña, especialmente en Sumé, Paraíba. Este enfoque es esencial en la formación de profesores, ayudándoles a hacer frente a los desafíos locales y a explotar el potencial de la región. El trabajo evalúa la importancia de esta metodología en las escuelas de Sumé, con especial atención a los coordinadores pedagógicos. Los objetivos son, entre otros, insistir en la necesidad de formación continua, poner en marcha proyectos de educación contextualizada en las escuelas y reforzar la asociación entre escuelas y universidades. Esta educación valora las características culturales, medioambientales y sociales de la región y es importante tanto para la formación del profesorado como para la calidad de la educación básica. Las asociaciones con universidades, como la UFCG, son esenciales para enriquecer el currículo escolar con conocimientos técnicos. La investigación cualitativa en Sumé, con entrevistas a tres coordinadores pedagógicos, aborda los retos y las prácticas pedagógicas eficaces, analizadas mediante técnicas de contenido. Las respuestas muestran que la educación contextualizada valora la cultura local y hace que el aprendizaje sea más significativo, destacando la necesidad de una formación continua de los profesores. Además, destacan la importancia de la colaboración entre escuelas y universidades, promoviendo una educación más justa y eficaz que prepare a los estudiantes para ser agentes de transformación en sus comunidades.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDNA PEREIRA DE ARAÚJO - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfEdna Pereira de Araújo. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.1.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.