Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40197
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAUJO, F. M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2491835846379230pt_BR
dc.contributor.advisor1NEGREIROS, Mônica Martins.-
dc.contributor.advisor1IDNEGREIROS, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2383235196053330pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8242-1818pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.contributor.referee2SOUSA, Rafael Barros de.-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, R. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511477837028109pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral investigar o impacto do uso de histórias em quadrinhos no desenvolvimento da fluência leitora de alunos que apresentam dificuldades em leitura. Para alcançar esse objetivo, propõem-se os seguintes objetivos específicos: a) Analisar o nível de fluência leitora dos alunos antes e depois da aplicação de atividades com histórias em quadrinhos; b) Identificar quais aspectos das HQs contribuem de maneira mais eficaz para o desenvolvimento da fluência leitora; e c) Avaliar o nível de engajamento e motivação dos alunos durante as atividades com histórias em quadrinhos. No que concerne ao percurso metodológico, esta pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com as turmas do 3º, 4º e 5º anos, da Escola Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Gonçala Rodrigues de Freitas, situada no município de Sumé, Cariri Paraibano, utilizando histórias em quadrinhos (HQs) para melhorar a fluência leitora desses alunos. As atividades incluíram leitura em voz alta e debates, promovendo a fluência e compreensão de forma lúdica. Os resultados mostraram que o uso de histórias em quadrinhos melhorou significativamente a fluência leitora dos alunos do 3º, 4º e 5º anos, especialmente entre aqueles com dificuldades. Observamos maior rapidez e precisão na leitura, além de aumento na confiança e motivação dos estudantes. Nesta perspectiva, as HQs se mostraram uma ferramenta eficaz para promover fluência e engajamento na leitura. Desse modo, salienta-se que o uso de histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica pode ser uma prática altamente benéfica para o desenvolvimento da fluência leitora em alunos do ensino fundamental, principalmente aqueles que apresentam dificuldades na leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleAs histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da influência leitora: registros de uma experiência.pt_BR
dc.date.issued2024-11-28-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40197-
dc.date.accessioned2025-02-05T21:38:13Z-
dc.date.available2025-02-05-
dc.date.available2025-02-05T21:38:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectLeitura na escolapt_BR
dc.subjectFerramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectFluência leitorapt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectEscola Municipal Gonçala Rodrigues de Freitas – Sumé – PBpt_BR
dc.subjectComic bookspt_BR
dc.subjectReading at schoolpt_BR
dc.subjectPedagogical toolpt_BR
dc.subjectReading fluencypt_BR
dc.subjectPedagogical interventionpt_BR
dc.subjectGonçala Rodrigues de Freitas Municipal School – Sumé – PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Flávia Maria Alves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComic books as a pedagogical tool for developing reading influence: records of an experience.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Flávia Maria Alves de. As histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da influência leitora: registros de uma experiência. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40197pt_BR
dc.description.resumenEl objetivo general de este estudio es investigar el impacto del uso de cómics en la fluidez lectora de estudiantes que tienen dificultades lectoras. Para lograr este objetivo se proponen los siguientes objetivos específicos: a) Analizar el nivel de fluidez lectora de los estudiantes antes y después de aplicar actividades con cómics; b) Identificar qué aspectos del cómic contribuyen más eficazmente al desarrollo de la fluidez lectora; y c) Evaluar el nivel de compromiso y motivación de los estudiantes durante las actividades con cómics. En cuanto al recorrido metodológico, este relato de experiencia se realizó con los grados de 3°, 4° y 5° año, utilizando libros de historietas (cómics) para mejorar la fluidez lectora de los estudiantes. Las actividades incluyeron lectura en voz alta y debates, promoviendo la fluidez y la comprensión de forma lúdica. Los resultados mostraron que el uso de cómics mejoró significativamente la fluidez lectora de los estudiantes de 3o, 4o y 5o año, especialmente entre aquellos con dificultades. Se observó una mayor velocidad y precisión en la lectura, así como un aumento en la confianza y motivación de los estudiantes. Los cómics han demostrado ser una herramienta eficaz para promover la fluidez y la participación en la lectura. Se concluye que el uso de historietas como herramienta pedagógica puede ser una práctica altamente beneficiosa para desarrollar la fluidez lectora en estudiantes de educación primaria, especialmente aquellos que tienen dificultades lectoras.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLÁVIA MARIA ALVES DE ARAÚJO - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfFlávia Maria Alves de Araújo. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024.744.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.