Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40169
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOUVEIA, P. J. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6502053680431218pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Sônia Maria Lira.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7388-2735pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8440115552221893pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.-
dc.contributor.referee1IDCAVALCANTE NETO, F. T.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4641855432861816pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7180-9649pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710716878516059pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo combater discriminação, estereótipos, preconceitos e atitudes racistas e de exclusão, por meio de reflexões críticas e diálogo aberto na ECI Jairo Aires Caluête, no município de Parari -PB. Fez-se necessário realizar uma pesquisa qualitativa que se deu exatamente devido às suas características de investigação exploratória e descritiva, uma vez que associado à minha prática pedagógica, tornou-se evidente a abordagem adequada, já que permitiu o aprofundamento necessário na busca do conhecimento no que se refere à gestão do conhecimento, contudo o método dedutivo se faz o mais adequado para compreender os processos de manifestação do fenômeno estudado nesta pesquisa, A ciência não se baseia na indução, mas na dedução, que permite à pesquisa testar as hipóteses e avançar através da falsificação (POPPER, 2004, p. 89). Diante disso foi possível compreender que nossas ações são respaldadas cientificamente, quando realizamos a pratica dedutiva ao permitir verificação e a validade de teorias por meio de uma sequência lógica de pensamento, utilizamos a técnica de coleta de dados com metodologias inovadoras como a realização de rodas de conversas estruturadas e dirigidas, análises de textos bibliográficos, observações qualificadas, aulas experimentais de campo, estudo de caso, para tanto tomando por base, como sujeito da pesquisa os estudantes sendo eles o universo estudado. Portanto o centro da nossa problematização é: Como a escola pode integrar os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira para combater o racismo e promover a “Inclusão” nas práticas pedagógicas diárias? É essencial compreender que a educação em direitos humanos visa promover valores como igualdade, respeito, dignidade e justiça. Esses princípios são fundamentais para combater o racismo estrutural, que se manifesta de forma sistêmica e institucionalizada, perpetuando desigualdades e discriminações contra grupos raciais historicamente marginalizados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleUm diálogo entre os direitos humanos e a educação inclusiva: uma via de conscientização contra o racismo estrutural na escola.pt_BR
dc.date.issued2024-11-22-
dc.description.abstractThis paper qualitatively analyzes the challenges and possibilities of implementing innovative pedagogical practices for inclusive and anti-racist education, especially in the context of the Jairo Aires Caluête Integral Citizen School, in the city of Parari-PB. Through a historical perspective on the evolution of human rights, based on theorists such as Comparato (2010), and on analyses of the impact of structural racism on education (Almeida, 2019), the study highlights the educational deformations present in the current school model and the importance of concrete actions to combat exclusion. The challenges of racial literacy, the deconstruction of stereotypes and the need for ongoing teacher training to implement inclusive practices are competitive. In addition, the implementation of public policies to combat structural racism and ensure equity is problematized, emphasizing the urgency of an educational model that not only proclaims rights, but also effective ones. Through reports of experiences with workshops, debates and pedagogical activities, the work reflects on the impacts of these practices on raising students' awareness and building a culture of respect and dignity. The text concludes that, despite the advances, inclusion and equity still face significant barriers, often fueled by cultural and structural resistance. As a proposal, the importance of a joint effort between schools, communities and public policies to promote transformative and inclusive education is reinforced.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40169-
dc.date.accessioned2025-02-04T18:19:59Z-
dc.date.available2025-02-04-
dc.date.available2025-02-04T18:19:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDireitos humanos e educaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectRacismo estrutural na escolapt_BR
dc.subjectEscola inclusivapt_BR
dc.subjectLetramento racialpt_BR
dc.subjectHuman rights and educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectStructural racism in schoolspt_BR
dc.subjectInclusive schoolpt_BR
dc.subjectRacial literacypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOUVEIA, Patrick Josland Mendes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA dialogue between human rights and inclusive education: a way to raise awareness against structural racism in schools.pt_BR
dc.identifier.citationGOUVEIA, Patrick Josland Mendes.Um diálogo entre os direitos humanos e a educação inclusiva: uma via de conscientização contra o racismo estrutural na escola. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40169pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRICK JOSLAND MENDES GOUVEIA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfPatrick Josland Mendes Gouveia. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 20242.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.