Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40169
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | GOUVEIA, P. J. M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6502053680431218 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FERREIRA, Sônia Maria Lira. | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-7388-2735 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8440115552221893 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. | - |
dc.contributor.referee1ID | CAVALCANTE NETO, F. T. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4641855432861816 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de. | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-7180-9649 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5710716878516059 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo combater discriminação, estereótipos, preconceitos e atitudes racistas e de exclusão, por meio de reflexões críticas e diálogo aberto na ECI Jairo Aires Caluête, no município de Parari -PB. Fez-se necessário realizar uma pesquisa qualitativa que se deu exatamente devido às suas características de investigação exploratória e descritiva, uma vez que associado à minha prática pedagógica, tornou-se evidente a abordagem adequada, já que permitiu o aprofundamento necessário na busca do conhecimento no que se refere à gestão do conhecimento, contudo o método dedutivo se faz o mais adequado para compreender os processos de manifestação do fenômeno estudado nesta pesquisa, A ciência não se baseia na indução, mas na dedução, que permite à pesquisa testar as hipóteses e avançar através da falsificação (POPPER, 2004, p. 89). Diante disso foi possível compreender que nossas ações são respaldadas cientificamente, quando realizamos a pratica dedutiva ao permitir verificação e a validade de teorias por meio de uma sequência lógica de pensamento, utilizamos a técnica de coleta de dados com metodologias inovadoras como a realização de rodas de conversas estruturadas e dirigidas, análises de textos bibliográficos, observações qualificadas, aulas experimentais de campo, estudo de caso, para tanto tomando por base, como sujeito da pesquisa os estudantes sendo eles o universo estudado. Portanto o centro da nossa problematização é: Como a escola pode integrar os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira para combater o racismo e promover a “Inclusão” nas práticas pedagógicas diárias? É essencial compreender que a educação em direitos humanos visa promover valores como igualdade, respeito, dignidade e justiça. Esses princípios são fundamentais para combater o racismo estrutural, que se manifesta de forma sistêmica e institucionalizada, perpetuando desigualdades e discriminações contra grupos raciais historicamente marginalizados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Um diálogo entre os direitos humanos e a educação inclusiva: uma via de conscientização contra o racismo estrutural na escola. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.description.abstract | This paper qualitatively analyzes the challenges and possibilities of implementing innovative pedagogical practices for inclusive and anti-racist education, especially in the context of the Jairo Aires Caluête Integral Citizen School, in the city of Parari-PB. Through a historical perspective on the evolution of human rights, based on theorists such as Comparato (2010), and on analyses of the impact of structural racism on education (Almeida, 2019), the study highlights the educational deformations present in the current school model and the importance of concrete actions to combat exclusion. The challenges of racial literacy, the deconstruction of stereotypes and the need for ongoing teacher training to implement inclusive practices are competitive. In addition, the implementation of public policies to combat structural racism and ensure equity is problematized, emphasizing the urgency of an educational model that not only proclaims rights, but also effective ones. Through reports of experiences with workshops, debates and pedagogical activities, the work reflects on the impacts of these practices on raising students' awareness and building a culture of respect and dignity. The text concludes that, despite the advances, inclusion and equity still face significant barriers, often fueled by cultural and structural resistance. As a proposal, the importance of a joint effort between schools, communities and public policies to promote transformative and inclusive education is reinforced. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40169 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T18:19:59Z | - |
dc.date.available | 2025-02-04 | - |
dc.date.available | 2025-02-04T18:19:59Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos e educação | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Racismo estrutural na escola | pt_BR |
dc.subject | Escola inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Letramento racial | pt_BR |
dc.subject | Human rights and education | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Structural racism in schools | pt_BR |
dc.subject | Inclusive school | pt_BR |
dc.subject | Racial literacy | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | GOUVEIA, Patrick Josland Mendes. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | A dialogue between human rights and inclusive education: a way to raise awareness against structural racism in schools. | pt_BR |
dc.identifier.citation | GOUVEIA, Patrick Josland Mendes.Um diálogo entre os direitos humanos e a educação inclusiva: uma via de conscientização contra o racismo estrutural na escola. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40169 | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PATRICK JOSLAND MENDES GOUVEIA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdf | Patrick Josland Mendes Gouveia. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 2024 | 2.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.