Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40140
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDANDRADE, A. M. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4179560522583407pt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, José Cezario de.-
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, J. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0014810904673841pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Aline Carla de.-
dc.contributor.referee2WANDERLEY, José Alberto Calado.-
dc.description.resumoEste trabalho discorre sobre a Educação do Campo (EC) e suas diretrizes, estabelecendo relação com o ensino de Língua Inglesa (LI) para a educação básica, analisando a presença das políticas públicas educacionais para o ensino de LI e para a EC no livro didático de LI. De cunho documental exploratório, a pesquisa recorre aos documentos oficiais para o ensino de língua inglesa: Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Estrangeira - PCN-LE e essencialmente à Base Nacional Comum Curricular – BNCC, em diálogo com os marcos normativos regulamentares da Educação do Campo, e os autores Caldart (2009), Simões e Torres (2011), e Meurer (2021), que preveem um ensino que atenda às especificidades do aluno do campo. Para tanto, analisamos a coleção didática Peacemakers (AMOS & CONDI, 2018) para o segundo ciclo do Ensino Fundamental (do 6° ao 9° ano), escolhido pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2019, considerando os pressupostos da BNCC para o ensino Intercultural, e os autores Rajagopalan (2003), Fleuri (2001) e Corbett (2003). Os resultados apontam a presença dos dispositivos da BNCC discutidos no curso do trabalho, nos livros analisados, contudo necessitando de aprofundamento, para que os alunos desenvolvam sua capacidade reflexiva acerca dos temas levantados. As contribuições deste trabalho abrem margem para novas pesquisas na área, que venham a fornecer direcionamentos para a formulação e utilização do livro didático, guiando as práticas de ensino-aprendizagem de LI nos variados contextos territoriais brasileiros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEducação do campo e a influência da língua inglesa: intersecções e análises das referências didáticas à luz das políticas públicas educacionais brasileiras.pt_BR
dc.date.issued2022-12-13-
dc.description.abstractThis work discusses Rural Education (EC) and its guidelines, establishing a relationship with the teaching of English Language (LI) for basic education, analyzing the presence of public educational policies for the teaching of LI and for EC in the textbook of LI. With an exploratory documentary nature, the research resorts to official documents for the teaching of English: National Curricular Parameters for Foreign Language Teaching - PCN-LE and essentially to the National Common Curricular Base - BNCC, in dialogue with the regulatory frameworks of Education do Campo, and the authors Caldart (2009), Simões and Torres (2011), and Meurer (2021), who predict a teaching that meets the specifics of the rural student. To this end, we analyzed the Peacemakers didactic collection (AMOS & CONDI, 2018) for the second cycle of Elementary School (from 6th to 9th grade), chosen by the National Book and Teaching Material Program of 2019, considering the assumptions of the BNCC for Intercultural Teaching, and authors as Rajagopalan (2003), Fleuri (2001) and Corbett (2003). The results point to the presence of the BNCC devices discussed in the course of this work, in the analyzed books, however, they need to be deepened, so that the students develop their reflective capacity on the topics raised. The contributions of this work open the way for new research in the area, which may provide directions for the formulation and use of the textbook, guiding the teaching-learning practices of IL in the various Brazilian territorial contexts.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40140-
dc.date.accessioned2025-01-30T18:22:05Z-
dc.date.available2025-01-30-
dc.date.available2025-01-30T18:22:05Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - ensino - educação básicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Ana Maria Lourenço de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRural education and the influence of the English language: intersections and analyses of didactic references in light of Brazilian public education policies.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Ana Maria Lourenço de. Educação do campo e a influência da língua inglesa: intersecções e análises das referências didáticas à luz das políticas públicas educacionais brasileiras. 2022. 66 f. Artigo (Mestrado em Sistemas Agroindustriais) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA MARIA LOURENÇO DE ANDRADE- ARTIGO PPGGSA 2022.pdfAna Maria Lourenço de Andrade- Artigo PPGGSA 2022.1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.