Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40134
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, R. S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1VITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.contributor.advisor1IDVITAL, A. F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317087265969022pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Diogo Cabral de.-
dc.contributor.referee1IDSOUSA, D. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7606053239079122pt_BR
dc.contributor.referee2CARVALHO, Rayane Feitosa de.-
dc.contributor.referee2IDCARVALHO, R. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4729263406540228pt_BR
dc.contributor.referee3BATISTA, Regiane Farias.-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3728-4006pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8373946111492732pt_BR
dc.description.resumoApesar da importância do solo para a vida no planeta Terra como um todo, diversas pesquisas consideram que a divulgação do conhecimento sobre o solo ainda é muito limitado, indicando que a abordagem do solo no Ensino Básico carece de um enfoque mais consistente e atrativo, de maneira a sensibilizar as pessoas desde cedo para o verdadeiro valor desse recurso natural para a vida de todas as criaturas. Frequentemente, os estudantes relatam que as aulas sobre solos são monótonas e desinteressantes, o que demanda uma didática mais envolvente, capaz de incentivar a participação ativa e que gere a conscientização e a responsabilidade com o cuidado ambiental voltado para o solo. Diante desse contexto, nesta pesquisa, propomos uma abordagem pedagógica inovadora voltada para o ensino do solo, com foco em estratégias interativas e contextualizadas que tornem o aprendizado mais interessante e relevante para os alunos, para despertar a consciência ambiental-pedológica entre os estudantes. Assim, a pesquisa teve como objetivo apresentar a importância do solo para alunos do Ensino Fundamental II Anos Finais de uma escola pública no município de Prata-PB, utilizando oficinas e estratégias pedagógicas lúdicas e participativas, nas aulas de Ciências. A pesquisa, de caráter exploratório-descritivo e abordagem qualitativa, foi conduzida em parceria com o Programa de Educação em Solos nas Escolas (EDUCASOLOS) e envolveu atividades práticas, como a Trilha Pedológica, a visita ao Viveiro de Mudas e uma Oficina de Geotinta. Essas iniciativas permitiram integrar teoria e prática, promovendo um aprendizado mais significativo, contextualizado e motivador. Como resultado, observou-se que o uso de metodologias alternativas no processo de ensino- aprendizagem, despertou um maior interesse e colaboração entre os envolvidos como uma prática de ensino contextualizada para o aprimoramento do conhecimento do solo, oportunizando situações de aprendizagens envolventes, gerando espaços de diálogos, troca de experiências e a construção de conhecimento que aponta para a responsabilidade e a transformação. Espera-se contribuir com os professores, oferecendo novas estratégias pedagógicas que possam superar os desafios enfrentados em sala de aula e promover um ensino mais dinâmico e eficaz, ampliando horizontes da educação em solos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleExplorando o solo – estratégias interativas para as aulas de ciências no ensino fundamental anos finais.pt_BR
dc.date.issued2024-11-27-
dc.description.abstractDespite the importance of soil for life on Earth as a whole, various studies consider that the dissemination of knowledge about soil is still very limited, indicating that the approach to soil in primary education lacks a more consistent and attractive approach, in order to sensitise people from an early age to the true value of this natural resource for the life of all creatures. Students often report that classes about soils are monotonous and uninteresting, which demands more engaging teaching methods that encourage active participation and generate awareness and responsibility for environmental care of the soil. Given this context, in this research, we propose an innovative pedagogical approach focused on teaching about soil, focusing on interactive and contextualized strategies that make learning more interesting and relevant for students to raise environmental and pedological awareness among students. Thus, the research aimed to present the importance of soil to elementary school students from a public school in the city of Prata-PB, using workshops and playful and participatory pedagogical strategies, in Science classes. The exploratory-descriptive research with a qualitative approach was conducted in partnership with the Soil Education Program in Schools (EDUCASOLOS) and involved practical activities, such as the Pedological Trail, a visit to the Seedling Nursery and a Geotint Workshop. These initiatives allowed the integration of theory and practice, promoting more meaningful, contextualized and motivating learning. As a result, it was observed that the use of alternative methodologies in the teaching-learning process for the improvement of soil knowledge, providing engaging learning situations, generating spaces for dialogue, exchange of experiences and the construction of knowledge that points to responsibility and transformation. We hope to contribute to teachers by offering new pedagogical strategies that can overcome the challenges faced in the classroom and promote more dynamic and effective teaching, broadening the horizons of soil education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40134-
dc.date.accessioned2025-01-29T20:58:44Z-
dc.date.available2025-01-29-
dc.date.available2025-01-29T20:58:44Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação em solospt_BR
dc.subjectEnsino de solospt_BR
dc.subjectAula de ciências – ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectSolos nos livros didáticospt_BR
dc.subjectPrograma de Educação em Solos nas Escolas – EDUCASOLOSpt_BR
dc.subjectSoil educationpt_BR
dc.subjectSoil teachingpt_BR
dc.subjectScience class – elementary schoolpt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectSoils in textbookspt_BR
dc.subjectSoil Education Program in Schools – EDUCASOLOSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Raimunda Shirley Mendes dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExploring the soil – interactive strategies for science classes in the final years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Raimunda Shirley Mendes dos. Explorando o solo – estratégias interativas para as aulas de ciências no ensino fundamental anos finais. 2024. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40134pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAIMUNDA SHIRLEY MENDES DOS SANTOS - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024.pdfRaimunda Shirley Mendes dos Santos. - TCC Esp. Educação Contextualizada CDSA 20241.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.