Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40128
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ESTENDIO, E. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4980190329422319 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de | - |
dc.contributor.advisor1ID | OLIVEIRA, F. C. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | ALMEIDA, Leandro de Sousa | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-5039-523X | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 | pt_BR |
dc.description.resumo | O nosso trabalho se desenvolveu no âmbito do Curso de Especialização em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do Centro Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A pesquisa apresenta os resultados do estudo intitulado “Escola do campo em poesia: a produção do cordel para o fortalecimento das tradições culturais do município de Sumé-PB”, que teve como objetivo geral construir o cordel como recurso didático potencializador do processo de ensino- aprendizagem no ensino das Ciências Humanas e Sociais por meio da mediação realizada na Escola do Campo “José Bonifácio Barbosa de Andrade”, localizada no Município de Sumé-PB. Nessa pesquisa, tomamos como base proposições conceituais e metodológicas da pesquisa qualitativa, com ênfase para a Pesquisa-Ação. Para a realização do nosso trabalho destacamos algumas referências bibliográficas a seguir: Barbosa (2018); Barros (2010); Penteado (2008); Carvalho e Oliveira (2019); Mota, Nogueira, Farias e Oliveira (2019); Soares (2007); Nogueira (2009); Ferreira (2015); Santos (2006); Laraia (2009); Cruz (2007); Moreira (2018); Neves e Barros (2018); Ghedin e Franco (2011) e Piletti (2006). Os dados coletados mediante a realização das ações do trabalho foram analisados de forma descritiva e interpretativa, uma vez que foi caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação. Além disso, apresentamos as etapas da aplicação do estudo mediante oficinas, as quais são ilustradas através de fotos, demonstrando as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos da pesquisa. Verificamos que a pesquisa realizada foi relevante para potencializar a aprendizagem dos alunos em relação ao ensino das Ciências Humanas e Sociais, pois estes participantes adquiriram, por meio da produção do cordel em sala de aula, uma melhor compreensão sobre os temas “Identidade e Cultura”, passando a expressarem através da construção de versos e estrofes, conhecimentos imprescindíveis e significativos sobre as tradições e representações culturais do próprio contexto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Escola do campo em poesia: a produção do cordel para o fortalecimento das tradições culturais do município de Sumé-PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
dc.description.abstract | Our work was carried out as part of the Specialization Course in Contextualized Education for Coexistence with the Semi-Arid at the Centre for Sustainable Development in the Semi-Arid (CDSA) of the Federal University of Campina Grande (UFCG). The research presents the results of the study entitled “Country School in Poetry: The Production of Cordel to Strengthen Cultural Traditions in the Municipality of Sumé-PB”, the general objective of which was to construct cordel as a didactic resource to enhance the teaching-learning process in the teaching of Human and Social Sciences through mediation carried out at the “José Bonifácio Barbosa de Andrade” Country School, located in the municipality of Sumé-PB. This research was based on conceptual and methodological propositions of qualitative research, with an emphasis on Action Research. In order to carry out our work, we highlight the following bibliographical references: Barbosa (2018); Barros (2010); Penteado (2008); Carvalho and Oliveira (2019); Mota, Nogueira, Farias and Oliveira (2019); Soares (2007); Nogueira (2009); Ferreira (2015); Santos (2006); Laraia (2009); Cruz (2007); Moreira (2018); Neves and Barros (2018); Ghedin and Franco (2011) and Piletti (2006). The data collected through the work was analyzed in a descriptive and interpretive way, since it was characterized by the observation and correlation of facts, seeking to describe the characteristics or relationships existing in the actions carried out in the classroom through Action Research. In addition, we present the stages of the application of the study through workshops, which are illustrated with photos, showing the stages of the pedagogical intervention at various times during the research. We found that the research carried out was relevant to enhancing students' learning in relation to the teaching of the Humanities and Social Sciences, as these participants acquired, through the production of the cordel in the classroom, a better understanding of the themes of “Identity and Culture”, starting to express, through the construction of verses and stanzas, essential and significant knowledge about the traditions and cultural representations of their own context. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40128 | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-29T14:24:20Z | - |
dc.date.available | 2025-01-29 | - |
dc.date.available | 2025-01-29T14:24:20Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências humanas | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático - cordel | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Cultura e identidade – Sumé - PB | pt_BR |
dc.subject | Escola do Campo | pt_BR |
dc.subject | Escola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade – Sumé - PB | pt_BR |
dc.subject | Educação Contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Teaching human sciences | pt_BR |
dc.subject | Teaching resource - string | pt_BR |
dc.subject | Cordel literature | pt_BR |
dc.subject | Culture and identity – Sumé - PB | pt_BR |
dc.subject | Escola do Campo | pt_BR |
dc.subject | School Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade – Sumé - PB | pt_BR |
dc.subject | Contextualized Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ESTENDIO , Ednilton Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Country school in poetry: the production of cordel for strengthening the municipality’s cultural traditions from Sumé-PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ESTENDIO, Ednilton Silva. Escola do campo em poesia: a produção do cordel para o fortalecimento das tradições culturais do município de Sumé-PB. 2024. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40128 | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDNILTON SILVA ESTENDIO - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALZADA CDSA 2024..pdf | Ednilton Silva Estendio - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA CDSA 2024 | 2.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.